95 views 2 mins

Colisão de robôs gera incêndio

em Tecnologia
quarta-feira, 21 de julho de 2021

Vivaldo José Breternitz (*)

Os robôs são ferramentas importantes para aumentar a eficiência na área de logística, especialmente na operação de grandes armazéns. Como equipamentos de alta tecnologia, quase todos julgam que eles não estão sujeitos a acidentes. Mas isso não é verdade.

A Ocado, uma grande empresa inglesa de comércio eletrônico, que atua na área de entrega de alimentos, foi forçada a cancelar pedidos de seus clientes depois que uma colisão de robôs provocou um incêndio em seu armazém no sudeste de Londres. Foi necessária a evacuação do armazém e a presença dos bombeiros para conter o fogo.

O armazém deve demorar uma semana para voltar a operar; enquanto isso, seus 3.000 robôs que se movem aproximadamente a 15 km por hora separando produtos e montando as caixas para entrega dos pedidos, permanecerão parados. Como disse recentemente a CNN em uma reportagem acerca do armazém, os robôs parecem-se com “máquinas de lavar sobre rodas”, que passam a cinco milímetros uns dos outros, mudando de direção bruscamente.

Com isso, e considerando a velocidade dos robôs, parece ser um milagre que choques não ocorram com mais frequência. A tecnologia envolvida foi desenvolvida pela Ocado, que a licencia para terceiros, dentre eles a empresa americana Kroger, que recentemente implantou o sistema em seu centro de atendimento ao cliente de 35 mil metros quadrados em Monroe, Ohio. O incidente confirma que segurança deve ser uma preocupação central no desenvolvimento de novas tecnologias.

(*) – Doutor em Ciências pela USP, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.