74 views 2 mins

Bill Gates fala sobre robótica

em Tecnologia
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024

Bill Gates mantém um blog pessoal, o Gates Notes, onde recentemente postou algumas ideias acerca de robótica

Vivaldo José Breternitz (*)

O cofundador da Microsoft destaca o potencial revolucionário dos robôs, inclusive lembrando sua capacidade de colaborar em situações de desastres naturais ou crises sanitárias, como evidenciado durante a pandemia de COVID-19, onde vimos robôs entregando alimentos em domicílio, higienizando quartos de hospital etc.

Gates expressa entusiasmo pelas empresas líderes em tecnologia robótica e descreve uma variedade de novos robôs, desde humanoides até aqueles com habilidades específicas, que podem transformar diversos setores, como saúde, hotelaria, agricultura, manufatura, construção e até mesmo nossas casas.

Apesar das diferenças entre esses robôs, Gates destaca um denominador comum: o potencial de “transformar a forma como vivemos e trabalhamos”. Gates reconhece que as novas tecnologias podem eliminar alguns empregos, mas sustenta que o mais provável é que elas assumam tarefas indesejadas, como a movimentação de cargas pesadas, inspeção em locais perigosos, remoção manual de ervas daninhas no campo etc.

Gates destaca também a importância da filantropia para enfrentar problemas sociais e de saúde em escala global, mencionando os esforços de sua Fundação Gates e da Breakthrough Energy em áreas como saúde, educação, meio ambiente, clima e energia – essa organização visa acelerar a inovação em energia sustentável e em outras tecnologias para reduzir as emissões de gases geradores do efeito estufa.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].