102 views 2 mins

Big Techs estabelecem regras para volta ao trabalho presencial

em Tecnologia
segunda-feira, 07 de março de 2022

As grandes empresas americanas de tecnologia, conhecidas como Big Techs, estão fixando normas para que seus funcionários retornem aos escritórios naquele país, após cerca de dois anos de trabalho remoto em meio à pandemia do COVID-19.

Vivaldo José Breternitz (*)

Durante a recente reunião anual de acionistas da empresa, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que os funcionários retornarão ao trabalho presencial a partir de abril, com a obrigação de trabalhar no escritório pelo menos um dia por semana a partir de 11 de abril e pelo menos três dias por semana a partir de 23 de maio.

O Google exigirá que a maioria dos funcionários venha ao escritório três dias por semana a partir de 4 de abril. Aqueles que não se sentirem prontos para retornar ao escritório nessa data podem solicitar a extensão de permissão para trabalho remoto, com a empresa analisando cada caso.

O Google já havia dito que não exigirá que os trabalhadores vacinados usem máscaras ou façam testes; já os não vacinados serão obrigados a se submeterem a rotinas de teste e a usarem máscaras.

Já o Twitter reabrirá os escritórios em 15 de março, mas deixará a critério dos funcionários escolherem de onde trabalharão.

Os escritórios da Microsoft reabriram para trabalho presencial em 28 de fevereiro, a Meta reabrirá em 28 de março e a Apple ainda não fixou prazos para retorno ao trabalho presencial.

Embora os casos de COVID estejam caindo, mais de 950 mil pessoas morreram nos Estados Unidos em função da doença, de acordo com números da Universidade John Hopkins; as vacinas estão ajudando a controlar a pandemia, tendo provado serem seguras e eficazes reduzindo hospitalizações e mortes, mas cuidados ainda seguem necessários.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor de empresas e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.