Pablo Lemos (*)
A Inteligência Artificial (IA) vem em constante crescimento nas diversas áreas da sociedade e dentro das empresas não tem sido diferente. Um relatório da MIT Technology Review, produzido em 2020, revela que mais de dois terços das empresas latino-americanas já estão usando a IA e a maioria têm conquistado bons resultados. Esse sistema também tem sido cada vez mais usado em estratégias de marketing.
Essa integração pode ajudar as empresas em todas as etapas de seus esforços de marketing. Muitos supermercados, por exemplo, estão usando IA para entender qual posicionamento de produtos nas gôndolas geram mais vendas. Da mesma maneira, e-commerces estudam cada clique de seus usuários para descobrir como oferecer melhor os seus serviços e aumentar as taxas de conversão.
De maneira geral, a inteligência artificial vai ajudar as empresas a encontrar padrões e “pontos de encontro” entre seus serviços e a demanda de seus consumidores, pois quanto maior a quantidade de dados organizados alimentando os algoritmos, mais aprendizado as empresas terão sobre esse funcionamento. Seu uso está cada vez mais popular e acessível. Plataformas como Google e Facebook já usam robustos algoritmos para encontrar padrões e oferecer o melhor anúncio para o usuário mais inclinado a converter.
Outro benefício é encontrar direções para estratégias que seriam impossíveis sem o uso da tecnologia. Atualmente, é impossível analisar a vasta quantidade de dados gerados na relação com os clientes, onde apenas algoritmos avançados de IA serão capazes de perceber. Normalmente, as pessoas se assustam quando dão de cara com um anúncio relacionado a um tema que tenha comentado há pouco tempo.
Geralmente, dizem que o telefone está ouvindo as conversas para ser tão preciso com a comunicação, mas isso nada mais é do que o machine learning comportamental atuando e entendendo seus padrões de consumo melhor do que você mesmo. Então, para que as empresas sejam bem sucedidas é importante começar aos poucos. Organização de dados e mapeamento de campanhas é essencial, além disso, contato com parceiros certos pode ajudar.
Desconfie de empresas que prometem a resolução de todos os seus problemas com IA. Esse é o futuro, mas precisamos de bons navegadores para explorar esse novo mundo.
(*) – É CTO do AdClub, formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense. Fundou a Cabana Criação, com a qual conquistou dois leões de Cannes, atendendo clientes como Bob’s, CCAA e Anistia Internacional.