97 views 12 mins

Atividades virtuais nunca antes imaginadas

em Tecnologia
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Com a chegada da pandemia, as pessoas foram orientadas a evitar o contato social para prevenir a contaminação. Dessa forma, optando por não sair de casa, a forma de consumo de produtos e serviços se digitalizou e o mindset das empresas também precisou ser revisto. Segundo a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2021, realizada pela consultoria PwC, 40% das instituições entrevistadas aceleraram a digitalização de processos de março a novembro.

Assim sendo, atividades tipicamente presenciais foram adaptadas e passaram a ser oferecidas também em formato virtual. Abaixo listamos as mais inusitadas delas:

  1. Internacionalização de empresas: por conta da pandemia, as instituições realizadoras do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups, decidiram realizar uma missão virtual para continuar apoiando a inserção de empresas brasileiras em outros países, mas de forma segura. Dessa forma, entre outubro a dezembro, 40 startups participaram de uma imersão virtual no ecossistema colombiano. Durante esse período, ocorreram atividades como: mentoria tecnológica e internacionalização; reuniões com atores do mercado local; serviços de matchmaking; contato com potenciais clientes, parceiros e investidores; e Demodays.
  2. Sistemas de telefonia de maneira digital: com a chegada da pandemia e com a necessidade do trabalho remoto, que antes engatinhava aqui no Brasil, muitas empresas se viram em uma encruzilhada: como continuar realizando o atendimento aos clientes com a equipe toda em casa? Por sorte, soluções como a telefonia em nuvem (ou VoIP) oferecidas pela Nvoip – startup mineira do ramo de telecomunicação – podem ser grandes aliadas do seu negócio. Por meio das URAs (Unidades de Resposta Audível), é possível controlar os fluxos de ligação e programar atendimentos automáticos, garantindo interação e direcionamentos corretos para os usuários. Além disso, o VoIP também permite a integração com outros sistemas de comunicação.
  3. Sistema de análise preditiva: Você sabia que hoje é possível entender o comportamento do seu consumidor com base em dados, algoritmos e Machine Learning? Chamada de análise preditiva, a metodologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, uma vez que antecipa tendências e ajuda as organizações a realizarem projeções. A Simon, startup que oferece plataforma digital de Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Autonomous Business Analytics e Machine learning, é especializada em mapear, correlacionar e automatizar ações, com o intuito de otimizar a performance de sistemas online, além de ser expert em análise preditiva.
  4. Terceirização de vendas online: vender online tornou-se mais que uma tendência e virou necessidade com a chegada da pandemia. Mas, vender online demanda conhecimento e equipe especializada. Para otimizar esse serviço, a SalesFarm é a primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores e vendedores. Fundada em março de 2020, a empresa inova ao oferecer uma ferramenta completa para vendedores terem a oportunidade de garantir sua renda de forma totalmente remota, e para empreendedores que estão em busca de soluções inteligentes para capilarizar ainda mais seus negócios.
  5. Busca, pré-análise e gestão de documentos: um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é a burocracia que atrasa processos e se torna um obstáculo para a tomada de decisão. Um estudo feito pela FIESP, apontou que 90% das empresas entrevistadas enxergam a burocracia interna como um dificultador no desenvolvimento econômico e da competitividade do negócio. Essa demora se dava principalmente porque antes os trâmites obrigatoriamente eram feitos presencialmente. Hoje, é possível dar mais eficiência nos processos internos, diminuir os custos e ainda melhorar o rendimento nas operações, por meio de soluções como a da Docket. Com a ferramenta da empresa, é possível realizar a busca, pré-análise, fazer a gestão de documentos e ter visibilidade de cada etapa dessas operações, possibilitando que as empresas ganhem agilidade nas tomadas de decisões e uma redução de até 80% no tempo da obtenção dos documentos.
  6. Rastreamento de patrimônio: Nos últimos anos, a frota de veículos aumentou consideravelmente, segundo o Mapa da Motorização Individual. A frota brasileira de carros cresceu 77% em 10 anos e com esse crescimento, os casos de furtos e roubos de veículos têm se tornado corriqueiros. Para evitar maiores prejuízos, uma alternativa é apostar em dispositivos de rastreamento que podem ser monitorados em real time por meio da central de rastreamento. Uma das empresas que têm sido determinante para essa segurança digital é a Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento e IoT da América Latina, a startup oferece para o mercado a tecnologia robustas para as empresas e também uma Central de Rastreamento completa.
  7. Produtividade de processos: A tecnologia tem ajudado o mercado siderúrgico e mineração a reduzirem até 8% em manutenção corretiva de máquinas pesadas, e ainda, realizar todo controle da temperatura do líquido de arrefecimento das máquinas de forma automática, por exemplo. Além de permitir o envio de informação direto da operação para o centro de controle, com os motivos de manutenção que interromperam a operação. Informações que antes eram passadas com atrasos de semanas, ou mesmo se perdiam, agora são visualizadas quando acontecem. Por meio das soluções da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas, é possível realizar manutenção preventiva e corretiva de máquinas móveis dentro de minas e usinas de forma online sem a necessidade de ter uma mão de obra alocada.
  8. Investimento alternativo: Investir em uma modalidade altamente lucrativa é o melhor caminho. Geralmente, eles estão ligados a projetos específicos da economia real, onde o investidor pode financiar ou se tornar sócio de empreendimentos em diversas áreas, de forma rentável e segura. Para quem deseja realizar investir nessa modalidade, a Bloxs Investimentos, é uma ótima opção, a plataforma é pioneira em investimentos alternativos no Brasil, e tem como missão democratizar o acesso dos investidores individuais a projetos da economia real de alta qualidade e a partir de operações 100% online e com a regulamentação da CVM.
  9. Crédito educacional: A Provi, fintech que tem como objetivo de revolucionar a educação por meio de crédito descomplicado, financia o curso desejado com os parceiros selecionados e em até 24x sem juros no boleto.O grande diferencial deles é que o histórico de crédito de uma pessoa não pode servir como barreira na hora de estudar e, por isso, a famosa análise no SPC/Serasa não é o único fator levada em consideração na hora de aprovar um financiamento.
  10. Flexibilização curricular: Fundado em 2017 por Bruno Berchielli, o Blox tem o propósito de revolucionar a educação formal oferecendo autonomia ao estudante em criar suas trilhas de aprendizado, escolhendo os temas mais relevantes para a própria formação. A EdTech especialista em flexibilização curricular para Ensino Médio e Ensino Superior é uma alternativa ao tradicional “Sistema Seriado” de ensino, uma proposta única e interativa, que inverte a lógica da educação. Com o Blox, o aluno realiza suas escolhas de disciplinas, acompanha seu desenvolvimento de áreas e competências e a instituição gere facilmente currículos flexíveis.
  11. Gestão de pessoas: O trabalho remoto se tornou uma prática comum entre empresas de todos os portes, mas, gestores e profissionais de RH encontraram grandes dificuldades em gerir pessoas com o sistema implantado. Como saber se um colaborador está tendo um bom desempenho? Como medir suas dificuldades e acertos? Pensando nisso, a Sólides, plataforma completa de gestão comportamental e People Analytics, possibilita medir o clima organizacional, conhecer o perfil de cada funcionário, realizar planejamentos, entre outras funcionalidades para aumentar a produtividade dos colaboradores, mesmo à distância.
  12. Autenticação por biometria facial: Garantir a presença de um funcionário que está em home office, ou até mesmo autenticar um aluno que irá participar da aula online virou um grande desafio para empresas e instituições de ensino. Por conta disso, algumas medidas precisaram ser implementadas por essas instituições. A FullFace, empresa brasileira de biometria facial, é um exemplo de solução que contribui empresários e professores a identificarem por meio do reconhecimento facial, se é mesmo a pessoa quem está no local e momento necessário, garantindo a segurança de todos que não precisam sair de suas casas.
  13. Organização de dados para alavancar um negócio: Com a crise atual, muitas empresas tiveram que rever seus orçamentos, diminuir gastos e readequar processos para continuar operando, mesmo que à distância. Para alcançar esses objetivos, a tecnologia em nuvem tem sido uma boa alternativa para os empresários e gestores, pois, ao aplicá-la nos departamentos, é possível obter maior produtividade, eficiência operacional, redução de custos e riscos. A SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios é um exemplo de companhia que oferece esses benefícios e contribui para gerar agilidade, escalabilidade, segurança e melhor tempo de resposta entre as operações.