102 views 2 mins

Área de tecnologia é desigual entre gêneros no quesito salarial

em Tecnologia
quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A Pesquisa de Remuneração Total (TRS, na sigla em inglês) da Mercer, publicada em 2021, traz indicativos de como será a dinâmica do mercado de trabalho no pós-pandemia e detecta algumas discrepâncias de gênero ainda existentes no mundo corporativo. A consultoria analisou 30 mil empresas, dentre as quais 759 no Brasil.

De acordo com o levantamento, no nível de executivos a disparidade salarial chega a 36%, índice atingido pela indústria de alta tecnologia. Em segundo lugar no ranking das indústrias que possuem maior diferença entre salários de homens e mulheres, está a indústria de energia (29%) e depois a de Life Sciences (28%). No nível de gerentes a disparidade é menor, sendo liderada pela indústria de energia (11%), seguida pelo segmento de agronegócios (7%) e alta tecnologia (7%).

Esse patamar se mantém quando analisados os cargos de base — profissionais e operacionais. Nos postos de liderança executiva, as mulheres ocupam 2 entre 8 “cadeiras” disponíveis, sendo que as áreas mais desiguais são: atendimento, estratégia digital e finanças. As menos desiguais são as de RH, jurídico e marketing. A pesquisa objetiva ajudar as empresas a definir a melhor estratégia de remuneração e das políticas de RH em geral e, assim, se adaptar com agilidade e embasamento confiável às novas realidades.

Realizada anualmente, abrange indústrias com significativa representatividade global e local, tais quais Manufatura, Bens de Consumo, Alta Tecnologia, Life Sciences, Varejo e Atacado. Este ano, o número de organizações brasileiras participantes foi 5% maior do que no ano anterior, abrangendo mais de 900 mil profissionais de todos os setores econômicos. – Fonte: (www.mercer.com.br).