90 views 2 mins

Apple Watch vai detectar apneia do sono

em Tecnologia
quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Em 9 de setembro, em seu evento “It’s Glowtime”, a Apple anunciou que está adicionando uma nova funcionalidade ao Apple Watch, a detecção da apneia do sono, uma condição de saúde que faz com que uma pessoa pare de respirar enquanto dorme, e que pode, em casos extremos, levar à morte.

Vivaldo José Breternitz (*)

A Apple diz que espera receber “muito em breve” a aprovação da FDA, órgão do governo americano com funções análogas às da nossa ANVISA, para o inclusão da funcionalidade no novo Apple Watch 10, bem como nos Apple Watch 9 e Ultra 2.

Para detectar a apneia do sono, os smartwatches usam seus acelerômetros para monitorar o que a Apple vem chamando “distúrbios respiratórios” acontecidos durante o sono e notificarão os usuários se detectarem sinais de apneia.

No dia seguinte, o usuário, usando um aplicativo do relógio, poderá gerar um relatório detalhado acerca dos sinais detectados e compartilha-lo com seu médico.

“A ferramenta de detecção foi desenvolvida usando aprendizado de máquina avançado e um extenso conjunto de dados clínicos”, disse a Dra. Sumbul Desai, vice-presidente da área de saúde da Apple. A executiva disse também que a ferramenta foi validada através de um estudo clínico de profundidade sem precedente na área de apneia do sono.

Tão logo venha a aprovação da FDA, a funcionalidade estará disponível nos smartwatches que serão vendidos em mais de 150 países, incluindo Estados Unidos, Europa e Japão.

Essa funcionalidade pode trazer mais segurança para milhões de pessoas que vivem com apneia do sono não diagnosticada.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].