79 views 3 mins

Aço verde – uma ótima notícia para o meio ambiente

em Tecnologia
quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Uma ótima notícia para o meio ambiente chega da Suécia: foi entregue o primeiro lote de “aço verde”, aço produzido sem o uso de carvão.

Vivaldo José Breternitz (*)

O material, cuja produção em escala industrial deve começar em 2026, foi entregue à Volvo, que vai testar o produto na construção de seus veículos.

A Hybrit, fabricante do material, vem desenvolvendo o processo produtivo há um ano, em sua planta piloto de Lulea, norte da Suécia. Tem como objetivo substituir o carvão coque, tradicionalmente utilizado na produção de aço, por eletricidade renovável e hidrogênio.

O uso do hidrogênio é uma parte fundamental dos planos da União Europeia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa – o uso de carvão na produção de aço é responsável por cerca de 8% das emissões globais desses gases. A Hybrit faz parte do grupo siderúrgico SSAB, que é responsável por 10% das emissões da Suécia e 7% da Finlândia.

Iniciativa similar vem sendo desenvolvida pela H2 Green Steel, empresa fundada em 2020, que está planejando construir uma usina de aço que não queimará combustíveis fósseis no norte da Suécia, incluindo a maior fábrica de hidrogênio verde do mundo, com entrada em produção prevista para 2024.

Quem se lembra de Cubatão no início dos anos 1980, quando o ar era denso e tinha cheiro e cor, recebe notícias como essa com esperança.

Segundo dados da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo), naquela época 30 mil toneladas de poluentes eram lançadas por mês no ar da cidade, boa parte dos quais vinham de uma grande usina siderúrgica, que queimava carvão coque.

Peixes e pássaros desapareceram da região, pois não havia condições para sobreviverem e nem para se reproduzirem; quando os danos à saúde da população se tornaram alarmantes, o estado interveio e a situação melhorou muito, o que se espera possa acontecer com a chegada do “aço verde” ao mercado.

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.