221 views 2 mins

A rede X, antigo Twitter, vai incorporar identificação biométrica ao seu serviço de assinatura

em Tecnologia
terça-feira, 05 de setembro de 2023

Com o anúncio de que a rede social X, anteriormente conhecido como Twitter, coletará dados biométricos de seus usuários, tal como uma fotografia de rosto, como parte de sua atualização de política de privacidade, Andrew Bud, fundador e CEO da iProov, líder mundial em tecnologia de autenticação biométrica facial, afirma que a medida é um passo importante que certamente será replicado em outras plataformas e que resultará em mais segurança para os usuários e para a sociedade em geral.

“A adição da verificação biométrica deve ser vista como um movimento inteligente da X e sugere um exemplo de tendência que deve seguida por outras plataformas de mídia social rapidamente. O uso da mídia social é tão difundido que essas plataformas têm a responsabilidade de identificar conteúdos e dados falsos, proteger a reputação da sua marca e garantir que sejam plataformas confiáveis para trocas comerciais e sociais”, acrescenta o CEO da iProov. Este é um aspecto que se torna especialmente relevante em tempos eleitorais, devido ao papel das redes sociais e da desinformação.

De acordo com reportagem da BBC, pessoas cadastradas no serviço de assinatura X Premium podem optar por fornecer uma selfie e identificação com foto para verificação. Os termos de uso também afirmam que a X pode coletar histórico profissional e educacional.

A nova política de privacidade entrará em vigor a partir de 29 de setembro e, de acordo com um porta-voz da empresa, a X poderá coletar e usar suas informações pessoais (como seu histórico profissional, histórico educacional, preferências profissionais, competências e habilidades, atividade e participação na procura de emprego etc.) para lhe recomendar potenciais empregos, partilhá-las com potenciais empregadores quando a pessoa se candidata a uma vaga a fim de lhes permitir encontrar candidatos potenciais e para exibir publicidade mais relevante.