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Saúde e finanças lideram ranking de queixas de consumidores

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terça-feira, 15 de março de 2022

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) indica que os problemas relacionados a planos de saúde voltaram a crescer e passaram a liderar o ranking de reclamações e atendimentos em 2021. Do total de queixas registradas pelo Idec, quase um quarto delas (24,9%) refere-se a planos de saúde. Em seguida, aparecem serviços financeiros (21,5%), demais serviços (11,9%), problemas com produtos (8,7%) e telecomunicações (8%).

A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos – 27,4% das reclamações envolviam aumento. A maior parte delas dizia respeito aos planos de saúde coletivos, que não são regulados pela ANS. Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde (16,2%). Já em relação aos serviços financeiros, a maior queixa se deve à cobrança indevida, o que corresponde a 21% das reclamações, seguida por falhas de informação (15,8%) e renegociação de dívidas (13%).

Por isso, no Dia do Consumidor, celebrado internacionalmente ontem (15), o Idec dá dicas para evitar problemas com operadoras de saúde e bancos, ao orientar que o cliente prejudicado por aumento abusivo no plano de saúde pode pedir revisão das cláusulas relativas a reajustes junto à operadora, solicitando que as regras sejam mais claras. Ele pode também registrar queixa na ANS. Depois de reclamar junto à operadora, o consumidor pode ainda procurar o Procon ou registrar uma queixa no site.

No caso de serviços financeiros, a orientação é para que o cliente observe se o boleto de pagamento de contas não é falso e confira se os dados estão corretos. Também é importante manter o antivírus do computador sempre atualizado e proteger bem as suas senhas bancárias. O Idec orienta o consumidor a não utilizar celular de terceiros para realizar consultas bancárias e não deixar e-mails abertos no celular (ABr).