390 views 6 mins

O futuro da nuvem é híbrido e por que as empresas deveriam adotá-la?

em Sem categoria
quarta-feira, 13 de abril de 2022

Muito se ouviu sobre a nuvem nos últimos tempos, sobre preferir uma pública, uma privada ou uma híbrida. O que é uma nuvem híbrida senão a combinação de um ou mais ambientes de nuvens públicas e privadas, permitindo maior controle e agilidade destas? 

Mas, qual modelo de nuvem híbrida funciona para sua empresa? A determinação de como desenhar uma nuvem híbrida depende de como sua empresa utiliza a computação e as comunicações. À medida que a tecnologia muda, colocar estas novas soluções em funcionamento permite às empresas transformar a maneira que operam hoje e dar um novo impulso a seus processos. 

Segundo o mais recente estudo da IDC, FutureScape: Indústria de TI mundial 2022, Previsões – Implicações na América Latina para 2023, 80% das empresas usarão serviços ligados à nuvem. 
 
Uma infraestrutura na nuvem permite que as empresas sejam adaptáveis, escaláveis e resilientes, as aproxima das tecnologias digitais mais recentes e facilita a inovação necessária para atingir os objetivos das linhas de negócios. 

Um exemplo de nuvem híbrida é o de uma nuvem privada (em seu próprio centro de dados ou com um parceiro de hosting) contendo os dados críticos, e o restante da informação como parte de uma nuvem pública.  

É por isto que as nuvens híbridas permitem às empresas implementar cargas de trabalho em ambientes de TI privados ou em nuvens públicas e movimentar-se entre eles conforme as necessidades de computação e os custos forem mudando. 

Um relatório da Gartner prevê que a indústria de nuvem crescerá imensamente nos próximos anos e finalmente representará mais de 45% de todo o gasto corporativo em TI até 2026. As tendências (ubiquidade da nuvem, ecossistemas regionais de nuvem, sustentabilidade e infraestrutura automatizada CIPS) estão impulsionando este aumento massivo na quantidade de dinheiro gasto na nuvem pública. De fato, a consultoria prevê que a receita global ligada à nuvem atingiria 474.000 milhões de dólares em 2022.
 
Como cada empresa é diferente, não há forma correta ou incorreta de adotar esta tecnologia. Em geral, TI precisa de uma boa quantidade de capital e a empresa desejará obter um bom retorno de seu investimento. Uma implementação de nuvem híbrida trata-se de eficiência; compartilho aqui mais detalhes sobre os benefícios de adotá-la: 

Baixa Latência. Edge Computing promete revolucionar a latência, com respostas quase em tempo real. Será muito útil poder processar perto de onde ocorrem transações, por exemplo, para a Internet das Coisas (IoT), já que os dados não viajarão longas distâncias até um Data Center, uma vez que o processamento de grandes volumes de informações é feito o mais próximo possível do usuário ou da fonte no campo que os produziu. O resultado final disso é: maior velocidade na geração de informações para tomada de decisão.
 
Investimentos de TI reduzidos. Uma nuvem híbrida envolve uma combinação de investimentos em infraestrutura, com o pagamento pelo uso dos recursos da nuvem pública. É por isto que a arquitetura de uma infraestrutura híbrida fornece o melhor dos dois mundos. Além disto, a administração centralizada permite uma produtividade melhor.
 
Espaço de armazenamento. Os depósitos de dados são um dos componentes mais diversos, dinâmicos e sensíveis à localização geográfica da infraestrutura de TI e por isto é imprescindível contar com a ampla gama de soluções que o modelo de nuvem híbrida oferece para poder implementar uma solução de gestão de dados eficiente e alinhada às regras que os regem.
 
Escalabilidade e flexibilidade. A ideia de uma nuvem híbrida é que as cargas de trabalho estáticas sejam executadas dentro da infraestrutura corporativa (nuvem privada), enquanto as cargas de trabalho mais flexíveis possam ser enviadas a uma nuvem pública.
 
Por último, possuir serviços mais rápidos. A nuvem lhe ajuda a adaptar-se às necessidades de computação sob demanda. Não é necessário adquirir hardware adicional e contratar uma equipe para administrá-lo.
 
Implementar a nuvem híbrida será um passo fundamental para expandir as capacidades das empresas, aumentar a agilidade de TI com conexões sem complicações e seguras aos provedores de nuvem mais importantes, e para uma gestão flexível das nuvens públicas, das nuvens privadas e de TI, além de enfrentar os desafios impostos pela 4ª Revolução Industrial.

(Fonte: Gabriel del Campo – Vice-Presidente Regional de Serviços de Data Center, Cloud & Segurança Lumen, LATAM).