No mundo dos negócios, a arte de encantar clientes revela-se crucial para o êxito de qualquer empreendimento. Em meio à complexidade desse desafio, surge a “Estratégia da Magia”, uma abordagem que coloca o coração dos negócios nas relações humanas, destacando-se ao elevar o foco não apenas nos produtos e serviços, mas na criação de experiências memoráveis.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços, a mágica acontece quando empreendedores passam a compreender que estão lidando com pessoas. “Todos os clientes e funcionários são seres humanos, e a estratégia da magia surge, justamente, como uma abordagem centrada em reconhecer a singularidade de cada indivíduo, entendendo a importância de estabelecer conexões verdadeiras”, revela.
. Propósito e cultura são a base para resultados de longo prazo – O propósito e a cultura são as fundações sobre a qual toda a estratégia da magia se sustenta. “Não se trata apenas do que uma empresa faz, mas sim do impacto que suas ações têm na vida das pessoas. O propósito vai além do empreendedor e sua marca, envolvendo a transformação gerada pelos produtos, o legado deixado e o impacto positivo na sociedade”, pontua.
. Gestão de pessoas – A gestão de pessoas é a estrutura que protege a organização, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento humano. Contratar bem, treinar adequadamente e tratar com respeito são pilares fundamentais dessa gestão. Contratar atitudes em vez de apenas competências técnicas é o primeiro passo.
Observar comportamentos alinhados à cultura estabelecida, além de buscar colaboradores com brilho nos olhos e sede de aprendizado são movimentos essenciais. No mundo dos negócios, muitas vezes, a disposição para aprender supera o conhecimento prévio. O treinamento, por sua vez, vai além da transmissão de habilidades técnicas.
É uma oportunidade de integrar os colaboradores à cultura da empresa, proporcionando compreensão sobre o DNA organizacional. No entanto, esse processo contínuo deve incluir tanto abordagens formais, quanto informais, tornando o momento de aprendizado mais descontraído em alguns casos.
. Transformando processos em experiências memoráveis – O encantamento vai além do simples atendimento. Fidelizar clientes é importante, mas gerar lealdade é ainda mais significativo. Avaliar constantemente, investir em engajamento, transformar problemas em oportunidades, praticar a empatia e estabelecer uma conexão emocional são os pilares fundamentais do processo de encantamento.
Slivnik vê a Estratégia da Magia como um convite para que as empresas transcendam o ordinário e se destaquem na criação de experiências excepcionais. “Ao entender e valorizar as pessoas, estabelecer propósitos e cultivar uma cultura positiva, as organizações estão se aproximando dos clientes e pavimentando o caminho para o sucesso”, finaliza. – Fonte e mais informações: (https://alexandreslivnik.com.br/).