100 views 6 mins

Cuidados que todas PMEs precisam ter ao abrir um negócio físico

em Sem categoria
domingo, 17 de março de 2024

Os estudos indicam: as estimativas para o mercado imobiliário são positivas para 2024. Muito disso, porque o valor aluguel está estabilizado, assim como há uma evidente redução da vacância em imóveis comerciais. Diante deste cenário, o volume de investimentos é maior, já que empreendedores têm embasamento suficiente para se sentirem seguros em abrir lojas e outros comércios físicos.

No entanto, vale lembrar que o Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal, mostrou que no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas mais de 700 mil empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022. Conforme Pedro Donato, CEO da SuaQuadra, plataforma de locação de imóveis, uma das maiores causas para negócios não prosperarem é a escolha errada da localização do ponto.

Pequenos e médios empresários apostaram no digital por muito tempo. E, pela facilidade do mundo online, ainda há quem prefira se manter apenas por e-commerce ou marketplaces. Mas, ter um ponto de rua no comércio pode ser uma grande virada de chave para o sucesso.

Afinal, na equação entra o fluxo de pessoas, a atratividade da vitrine e a oportunidade de se alinhar a negócios complementares, fechando, quem sabe parcerias estratégicas que aumentam o faturamento. Acredite, visibilidade e acessibilidade podem fazer toda a diferença neste sentido. Diante desse cenário, Pedro Donato separou pontos de atenção que podem ser decisivos para fazer um negócio prosperar. Confira:

  1. – Entenda o público-alvo e suas principais dores – Conheça para quem vai vender o produto ou serviço. Além de ajudar a definir o posicionamento de marca, slogan e até o tipo de marketing a ser aplicado, é fundamental para escolher a melhor localização – que precisa estar alinhada com o comportamento e a rotina de quem vai consumir.

Se é um negócio voltado para pais e mães, por exemplo, estudar a faixa etária dos filhos é estratégico para montar vitrines atraentes e escolher pontos perto de escolas ou outros estabelecimentos que atraiam atenção, como parques de diversão. Assim, quando o responsável estiver levando o filho em algum compromisso, se depara com soluções de dores que, muitas vezes, ele sequer sabia que existiam.

  1. – Qual é o tipo de estabelecimento que você procura? – Hoje, existem muitas possibilidades para abrir um negócio físico. Shoppings, metrôs, supermercados, quiosques… cada um oferece uma vantagem diferente. No caso de abrir um quiosque no metrô, por exemplo, podemos supor que o público é composto por pessoas que estão se deslocando diariamente para o trabalho. Essas pessoas passam por esse ponto, geralmente, todos os dias. essa ideia impacta na infraestrutura, no tipo de produto e até como a prospecção será feita.
  2. – Muita atenção com a geolocalização – Embora brevemente explicado no tópico anterior, quando falamos em escolher o local perfeito para abrir um negócio, precisamos ter em mente que é uma atividade que exige se debruçar em dados. Existem bairros queridinhos, isso é um fato. Mas há outras regiões com potencial e, se examinado com cuidado, o empreendedor pode faturar muito pagando um aluguel mais baixo.

Obviamente, as primeiras análises a serem feitas são sobre segurança e conveniência. Mas deve-se considerar também o zoneamento, fluxo de pessoas e demografia da região – que precisam estar alinhados com o tipo de negócio e público-alvo. Considerar idade média, renda e as principais necessidades são fundamentais. Hoje, já existem plataformas que oferecem esses dados de maneira simples e, inclusive, elencam outros comércios próximos – atribuindo uma nota de sucesso para o negócio sustentado ali.

  • Faça uma análise de concorrência – Muitos estabelecimentos oferecendo os mesmos produtos e serviços na região têm pontos negativos e positivos. Se por um lado indica a demanda, por outro mostra o quanto o negócio deve ter um diferencial para se destacar dos demais . Realizar uma pesquisa de concorrência e apostar em estratégias inovadoras constantemente farão PMEs e franqueados irem mais longe.
  • Achou o local ideal? Não deixe de fazer a vistoria – Encontrar o imóvel comercial perfeito pode deixar o empreendedor emocionado e, com isso, tomar atitudes sem o cuidado necessário. Realizar uma vistoria detalhada do imóvel antes de assinar o contrato de locação pode evitar problemas futuros para definir a responsabilidade por danos existentes.

Fotografe e filme o ambiente com o máximo de detalhes e compartilhe formalmente o estado do imóvel com o proprietário, para que ambas as partes tenham ciência e ninguém seja cobrado indevidamente. – Fonte e outras informações: (https://www.suaquadra.com.br).