76 views 2 mins

‘Santa Sé preocupada’, diz núncio do Papa no Irã

em Política
sexta-feira, 03 de janeiro de 2020

Aiatolá Ali Khamenei se encontra com a família do general Qassem Soleimani após a morte do militar.Foto: EPA

O núncio apostólico do Vaticano no Irã, arcebispo Leo Boccardi, disse na sexta-feira (3) que a capital Teerã vive uma situação de “incredulidade, dor e raiva” por causa da morte do general Qassem Soleimani, alvo de um ataque aéreo dos Estados Unidos. Boccardi afirmou que a tensão “chegou a um nível nunca visto antes e complica ainda mais a situação na região, que parece verdadeiramente incandescente”.

“Incredulidade, dor e raiva: essas foram as primeiras reações em Teerã à notícia da morte do general Soleimani. As grandes manifestações em muitas cidades do Irã após as orações de sexta-feira expressam muito bem esses sentimentos”, contou.

Segundo o núncio, o papa Francisco está informado sobre o assunto, e o Vaticano acompanha os acontecimentos “com preocupação”. “Apenas dois dias atrás celebramos a Jornada Mundial da Paz, e esses fatos devem nos incentivar a trabalhar com esperança pela paz. O diálogo que a Santa Sé mantém com o Islã é a principal via para a solução dos conflitos”, acrescentou.

Soleimani era comandante da Força Quds, unidade especial do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica, e o militar mais poderoso do Irã. O general estava em um carro bombardeado pelos EUA no aeroporto internacional de Bagdá. Sua morte deve provocar uma escalada da tensão no Oriente Médio, e uma retaliação por parte do Irã é dada como certa (ANSA).