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Relatório aponta má conservação das rodovias brasileiras

em Política
quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A Comissão de Infraestrutura da Câmara promoveu o lançamento do relatório da Pesquisa 2019 de Rodovias realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O levantamento traz um raio-x do estado das estradas brasileiras incluindo, por exemplo, o custo dos acidentes automobilísticos na economia nacional.

Segundo Bruno Batista Martins, diretor-executivo da CNT, o Brasil possui mais de 1,7 milhão de km de rodovias, 213 mil deles pavimentados, 1,3 milhão não-pavimentados e 157 mil planejados. O exame de campo do pavimento, da sinalização e da geometria das vias aponta que as rodovias brasileiras estão sobrecarregadas e necessitadas de manutenção.

Como o Brasil tem diminuído o uso de sua malha ferroviária desde 1996, quando ocorreram as concessões das ferrovias antes geridas pela antiga Rede Ferroviária Federal, o transporte de cargas por caminhões em estradas se consolidou como principal forma de escoamento da produção. Dos 30 mil km de ferrovias, apenas 12 mil estão operacionais e transportam apenas seis grandes mercadorias: ferro, carvão, milho, soja, açúcar/álcool e combustíveis.

Já as rodovias respondem por mais de 63% do transporte de cargas no país, por onde passa uma frota de mais 1,7 milhão de caminhões e um total de 102 milhões de veículos (incluindo carros, ônibus e motocicletas). A sobrecarga no sistema rodoviário se reflete no alto número de acidentes. Em 2018, 69,2 mil acidentes foram registrados. Mais de 81,7 mil pessoas (motoristas, passageiros e pedestres) foram vitimadas, das quais 5,27 mil morreram e 76,5 mil ficaram feridas (Ag.Senado).