88 views 33 secs

Ministro da Educação poderá depor sobre falha no Enem

em Política
sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou dois requerimentos para convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que preste esclarecimentos sobre os problemas ocorridos na correção e na atribuição de notas do Enem, realizado entre os dias 3 e 10 de novembro do ano passado.

O resultado do Enem foi divulgado no dia 17 de janeiro. Logo em seguida, porém, candidatos e meios de comunicação denunciaram inconsistências na correção das provas. “Os relatos mostravam avaliações diferentes entre candidatos”, lembra Randolfe. Após uma mobilização dos estudantes por meio de redes sociais, o Inep abriu prazo para receber reclamações e pedidos de revisão de notas. Mais de 172 mil mensagens foram encaminhadas, e o MEC admitiu erros na correção de 6 mil provas.

“Não foram apresentadas justificativas sobre as outras 166 mil mensagens”, adverte o senador. “Diante dos questionamentos quanto à credibilidade do exame, somente uma auditoria minuciosa poderá evitar os riscos de judicialização. As explicações dadas pelo titular do ministério e pelo presidente do Inep não esclareceram diversos pontos levantados pelos especialistas”, afirma o parlamentar (Ag.Senado).