59 views 3 mins

Laço humano pede mais prevenção ao câncer de mama

em Política
quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Um laço humano, com o símbolo do Outubro Rosa, foi formado em frente ao Congresso Nacional, na manhã de ontem (23), para chamar a atenção para a importância de investimentos públicos na prevenção e tratamento do câncer de mama. Promovido pela Recomeçar, o laço reuniu cerca de 60 pessoas, com o apoio das Procuradorias da Mulher do Senado e da Câmara.

Presidente da Recomeçar, Joana Jeker disse que a iniciativa pretendeu também mostrar à sociedade que é possível vencer a doença e recomeçar a vida com alegria e autoestima após o tratamento oncológico. É um “chamado para a vida”, afirmou, apesar dos números de pessoas que desenvolvem a doença. “Cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente por câncer de mama. De acordo com o Inca, 59 mil novos casos de câncer de mama são previstos para 2019. E o câncer geral são cerca de 600 mil novos casos. É uma demanda muito grande de pacientes”.

O diagnóstico inicial da doença evita não somente a morte, mas também a mastectomia. No entanto, cerca de 40% das mulheres diagnosticadas com câncer ainda precisam ser submetidas à retirada da mama. Dados do TCU mostram que, em 2017, 44% do diagnóstico do câncer de mama no SUS foi feito quando a doença já estava em estágio avançado. A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) parabenizou as mulheres que participaram do ato e disse que o laço humano “simboliza a união que precisamos ter”.

Relatou que, há uma semana, muitas dessas mulheres estavam com ela no Plenário, quando os senadores aprovaram o projeto que garante o direito a realizar pelo SUS, no máximo em 30 dias, o exame pedido pelo médico, no caso de suspeita de câncer. “Temos que aproveitar esse momento de conscientização para lembrar que o governo tem de oferecer os mecanismos de defesa da saúde da mulher, o que passa pela instalação de mamógrafos na rede pública, em número suficiente para que as mulheres do campo e da cidade possam ser atendidas”, afirmou (Ag.Senado).