61 views 2 mins

Em estudo a exportação de madeira in natura da Amazônia

em Política
quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Intenção foi confirmada por Ricardo Salles em audiência na Câmara. Foto: José Cruz/ABr

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, confirmou que o governo federal estuda liberar a exportação de madeira in natura (sem nenhum tipo de beneficiamento) de árvores nativas da Amazônia. Esse tipo de atividade, hoje, é ilegal. A autorização foi solicitada ao ministério pelo setor madeireiro, que enxerga na mudança da legislação ambiental uma forma de incrementar as exportações.

Salles disse que o assunto está sendo analisado tecnicamente. “De um lado, há os que entendem que isso poderia eventualmente estimular o mercado de desmatamento. Por outro lado, verificamos que em Belo Monte, cerca de 500 hectares [de vegetação] foram suprimidos sem nenhum aproveitamento da madeira, que continua sendo suprimida, por exemplo, na abertura de rodovias e em áreas privadas devido ao impedimento de aproveitá-las”, disse.

O ministro disse que a autorização para exportação in natura pode ser uma alternativa viável para casos específicos. “A decisão será tomada de forma equilibrada, em um momento adequado”, garantiu o ministro, ao participar, ontem (27), de uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara. Salles disse ainda que o ministério colaborará com a CPI que será instalada na Câmara para investigar o derramamento de óleo.

Também, afirmou não ver problemas na decisão do TJ-SP, que, na semana passada, autorizou a quebra de seu sigilo bancário. “Isso faz parte. Inclusive as informações já disponibilizadas foram prestadas por mim mesmo e, portanto, não há problema nenhum”, afirmou o ministro (ABr).