81 views 39 secs

Diretrizes para reúso de água em lugares de pouca chuva

em Política
quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou ontem (5) o projeto que estabelece como diretriz dos planos diretores municipais a racionalização do uso e reúso de água em edificações destinadas a plantas industriais e prédios comerciais. De autoria do senador Vital do Rêgo (PSB-PB), aprovado na forma de um substitutivo elaborado pela Comissão de Meio Ambiente.

O relator do projeto na CDR, senador Plínio Valério (PSDB-AM), destacou que, ao incluir o reúso de água entre os temas a serem tratados no plano diretor, o substitutivo da CMA obrigou os municípios de clima mais seco a verificarem a conveniência e a oportunidade de tornar obrigatória essa técnica, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida de seus habitantes.

“A maior parte dos municípios omite-se na exigência desse tipo de tecnologia, o que acaba por aumentar as situações críticas, em que as empresas de saneamento são levadas a adotar medidas de racionamento de água, que atingem toda a população da cidade — afirmou o senador. O projeto segue para a Câmara (Ag.Senado).