72 views 2 mins

Câmara pode votar hoje o novo marco legal do saneamento

em Política
segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

O relator da proposta, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), espera que o texto seja aprovado hoje (3), mas a medida não tem acordo entre os líderes e deverá sofrer resistência de parte do Plenário. O tema já foi objeto de MP que perderam a vigência sem votação em razão da falta de acordo. O ponto principal do projeto é estabelecer prazo para licitação obrigatória dos serviços de saneamento, em que empresas privadas e estatais competirão.
Hoje, os prefeitos e governadores podem optar pela licitação ou por firmar termos de parceria direto com as empresas estatais. Estas poderão renovar o termo, mas novos contratos de programa serão proibidos após a publicação da lei. Zuliani disse que a intenção é dar segurança jurídica para o investimento privado.

“Falta dinheiro na saúde, na educação, e precisamos de R$ 600 bilhões de investimento em saneamento básico”, afirmou. “Temos que trazer dinheiro de fora, dos fundos internacionais, e dos fundos nacionais. E, para atrair esse investimento, precisamos ter segurança jurídica, uma boa regulação”, emendou.

Para o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), a universalização do saneamento básico depende de investimentos privados. “São 100 milhões de brasileiros que não têm o esgoto de suas casas tratado. Eles convivem diariamente com o esgoto no fundo da sua casa, no seu quintal, contraindo determinados tipos de doença, encarecendo a saúde pública”, ressaltou (Ag.Câmara).