60 views 3 mins

Bolsonaro pede desculpas ao STF por vídeo com hienas

em Política
terça-feira, 29 de outubro de 2019

Bolsonaro pediu desculpas e admitiu que errou. Foto: JornaldeBrasília/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas e admitiu que errou ontem (29) ao publicar no Twitter um vídeo no qual se compara a um leão acossado por hienas que o atacam. Uma delas representava o Supremo Tribunal Federal (STF). Após a repercussão negativa, o conteúdo foi apagado, mas o impacto no Judiciário brasileiro permaneceu, inclusive o ministro Celso de Mello chegou a afirmar que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.

“Me desculpo publicamente ao STF a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”, afirmou Bolsonaro ao jornal “O Estado de S.Paulo” durante viagem à Arábia Saudita. No vídeo compartilhado na rede social na noite de segunda-feira (28), além do STF, as hienas também representam os partidos de oposição, como PT e PCdoB, a imprensa, a CNBB, a ONU, além do próprio PSL e da OAB.

A gravação mostra o rei da selva se aliando a outro leão, batizado de “conservador patriota”, para contra-atacar e vencer os inimigos. “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim. E não atacá-lo. Já tem a oposição para fazer isso!”, dizem os letreiros na imagem. Bolsonaro ressaltou que o vídeo foi postado por sua equipe sem o devido cuidado. “O vídeo não é meu, esse vídeo apareceu, foi dada uma olhada e ninguém percebeu com atenção que tinham alguns símbolos que apareciam por frações de segundos. Depois, percebemos que estávamos sendo injustos, retiramos e falei que o foco são as nossas viagens”.

Ao ser questionado sobre a possibilidade do autor da publicação ser seu filho, o vereador do Rio, Carlos Bolsonaro, que tem acesso às contas do presidente nas redes sociais, Bolsonaro disse que não se pode culpá-lo. “A responsabilidade final é minha. O Carlos foi um dos grandes responsáveis pela minha eleição e é comum qualquer coisa errada em mídias sociais culpá-lo diretamente. A responsabilidade é minha, tem mais gente que tem a senha e não sei por que passou despercebido essa matéria aí”, explicou (ANSA).