62 views 2 mins

Aprovadas regras de inquérito de impeachment contra Trump

em Política
quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, durante votação de resolução de impeachment. Foto: EPA

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou ontem (31) uma resolução que fixa as regras do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. O texto é o primeiro ligado ao inquérito a passar pela Câmara e recebeu 232 votos a favor e 196 contra. Apenas dois representantes democratas ficaram contra a resolução, enquanto um ex-republicano, Justin Amash, apoiou a medida.

A votação marca o fim da etapa a portas fechadas da investigação e dá início à parte pública do inquérito. Diversos comitês da Câmara já investigam o presidente, mas as audiências públicas ficarão a cargo da Comissão de Inteligência, chefiada por Adam Schiff. O comitê já tomou depoimentos a portas fechadas de membros do governo nas últimas semanas e ficará a cargo de preparar um relatório com suas recomendações.

O documento será encaminhado à Comissão de Justiça, que enviará o parecer para voto em plenário. Uma eventual recomendação pelo impeachment de Trump precisará de maioria simples na Câmara para ser aprovada. Caso isso aconteça, o processo segue para o Senado, controlado pelo Partido Republicano e a quem cabe fazer o julgamento final.

Em seu perfil no Twitter, Trump voltou a dizer que é alvo “da maior caça às bruxas na história americana” e afirmou que a “fraude do impeachment” prejudica o mercado financeiro. Já a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, declarou que a resolução aprovada é “injusta, inconstitucional e antiamericana” (ANSA).