107 views 3 mins

Saúde financeira do casal: como organizar o planejamento

em Pessoa Física
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Além do companheirismo, para manter um relacionamento saudável e duradouro é necessário que as finanças do casal estejam bem alinhadas. Apesar da dificuldade em conversar sobre o dinheiro, é importante o casal criar esse hábito e manter um planejamento financeiro para conseguirem alcançar os objetivos juntos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil, 46% dos casais costumam brigar por questões financeiras. Entre os motivos estão: gastos além da condição financeira, não ter uma reserva financeira, discordar dos gastos da casa e o atraso no pagamento das contas.

De acordo com o assessor de investimentos, Ricardo Czapski, da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos – não falar sobre dinheiro com o parceiro pode contribuir para o descontrole financeiro. Portanto, é fundamental manter o diálogo e estabelecer metas e objetivos para o orçamento.

“É importante o casal fazer um planejamento financeiro, pontuando a renda mensal, as despesas diárias e destinando uma parte do valor para conquistar objetivos em comum, sem anular as metas pessoais. Conversar sobre o orçamento periodicamente, pode ajudar o casal a definir as prioridades para o futuro”, afirma.

Para manter o relacionamento equilibrado, o casal também precisa se planejar para os imprevistos financeiros. É necessário ter uma reserva de emergência, equivalente a seis meses de salário do casal, para cobrir os gastos em caso de desemprego ou perda de renda.

No mercado financeiro, não é uma prática comum casais investirem juntos, por uma questão operacional e também por causa do perfil de investidor, que pode variar de um para o outro. Porém, isso não impede que o casal converse sobre suas aplicações e defina estratégias para alcançar os mesmos objetivos.

“Ter transparência nas finanças é fundamental para não comprometer as contas no fim do mês e gerar algum conflito. Mesmo com contas individuais, o casal deve lidar com o dinheiro de forma responsável e com sabedoria”, finaliza Ricardo Czapski. Fonte: AI/Pilares RP.