Um bate papo com o Gênio Leonardo da Vinci

em #tenhacicatrizes
terça-feira, 19 de novembro de 2019

Pérsio Alberto Mandel (*)

No Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, foi inaugurada a exposição Leonardo da Vinci 500 anos de um gênio” ( http://bit.ly/mis_davinci ),  e recomendo que você, caro leitor, vá experimentar.

Estudiosos classificam Leonardo da Vinci, como Gênio dos Génios, já que ele foi multifacetário, pintor, arquiteto, desenhista, inventor, escultor e inovador dentre as mais reconhecidas e estudadas competências.

Perguntei a mim mesmo, durante minha visita: se tivesse a oportunidade de bater um papo com ele e com você, caro leitor, como este bate papo aconteceria.

Tomo como referência algumas citações do Leonardo da Vinci:

(Leonardo da Vinci – LDV) Existem três tipos de pessoas: as que veem, as que veem quando alguém mostra e as que não veem.

(Pérsio Alberto Mandel – PAM) Reitero o convite para que você vá à exposição. A citação acima remete às OPORTUNIDADES que aparecem em nossa vida. Algumas delas vemos claramente e a partir delas, geramos resultados favoráveis. Outras só percebemos quando outras pessoas nos avisam. Certamente todos nós já perdemos algumas oportunidades e nem percebemos. Nossa vida pode ser representada também pelas oportunidades que aparecem. Em relação aos concorrentes, o que podemos fazer é perceber as oportunidades antes deles. 

(Leitor) Qual a sua reflexão sobre a citação do Leonardo da Vinci? (em qual das categorias você se identifica?).

(LDV) O tempo permanece longo o suficiente para quem o aproveita.

(PAM) O único recurso que não se recupera é o tempo. Devemos ser eficazes e tornar o tempo nosso aliado. O tempo é escasso e caro para ser desperdiçado.

(Leitor) Qual a sua reflexão sobre a citação do Leonardo da Vinci? (como você prioriza o seu tempo?).

(LDV) Aprender nunca esgota a mente.

(PAM) O ditado popular diz que a melhor escola é a vida, e que só não aprende aquele que já morreu. A grande fonte de inspiração do Leonardo da Vinci era a natureza. Leonardo da Vinci era um eterno curioso e muito irrequieto. Ele foi muito criativo e inspirador neste aspecto. As pessoas curiosas estão sempre em busca de novos conhecimentos. A tecnologia disponível nos assegura muito mais fontes de conhecimento do que há 500 anos. Depende da nossa força de vontade de buscar sempre conhecer mais.

(Leitor) Qual a sua reflexão sobre a citação do Leonardo da Vinci? (você tem recordação da última situação que você teve curiosidade de aprender mais sobre aquele assunto?).

(LDV) O prazer mais nobre é a alegria do entendimento.

(PAM) Não existem motivos pelos quais as pessoas não possam entender das coisas. Sou bacharel em Química, e a Química me ensinou que não devemos aceitar as coisas sem entendê-las, nem simplesmente decorar. Quanto mais entendemos das coisas, mais temos vontade de saber mais.

(Leitor) Quantas vezes, caro leitor, você já se surpreendeu com o entendimento das coisas, e eu que nem sabia do quanto sabia!!!

LDV) Fico impressionado com a urgência do fazer. O saber não é suficiente; devemos aplicá-lo. Ter a disposição não é suficiente; devemos fazê-lo.

(PAM) O saber é importante, mas não ganha mais o jogo sozinho. Nos tempos atuais, com o advento da tecnologia da informação, as informações estão disponíveis a um toque nos computadores e smartphones. O diferencial nos tempos da Indústria 4.0 é a atitude de fazer as coisas. Pessoas que não inovarem e empreenderem estarão fora do mercado de trabalho.

(Leitor) Pense bem, caro leitor, quantas vezes você obteve sucesso pelo saber e em quantas ocasiões os resultados vieram por saber+fazer.

(LDV) Já há muito tempo, atentei para o fato de que pessoas de grandes realizações raramente relaxam e deixam as coisas acontecerem para elas. Elas correm atrás e fazem acontecer.

(PAM) Existe uma música brasileira (Para não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré), que diz “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Leonardo da Vinci é considerado gênio pelo que fez.

(Leitor) Você concorda com a procrastinação, caro leitor?

Proponho que os leitores reflitam sobre o que já fizeram e estão fazendo para um mundo mais social e sustentável.

Vamos em frente, pois as oportunidades estão aí e o tempo tem que ser otimizado.

Você tem o meu apoio.

Sucesso!!!

Se quiserem compartilhar suas reflexões, ou seguir o bate papo, estou à disposição ([email protected])

(*) Membro da iniciativa Empreendedores Compulsivos, Químico (UNICAMP), pós-graduação em Administração de Empresas (FGV). Sócio da AKIA Assessoria Empresarial LTDA. com foco em Inovação Estratégica. Coautor do livro “Organizações Inovadoras do Setor Financeiro”. Organizador do livro “Aqui tem Inovação”. Professor convidado no Curso Gestão da Inovação na UFABC.