Carol Olival (*)
Se você tem uma empresa – ou se você é a sua própria empresa, como acontece com todos os profissionais liberais – você com certeza já percebeu que nesse universo digital que estamos construindo marketing e vendas se integraram, virando uma só área. E essa aliança só se fortalece com o auxílio da tecnologia, que criou o conceito MarTech com todas as possibilidades que o rastreamento digital possibilita às peças digitais de nossas campanhas de marketing e comunicação.
Mas tudo isso só funciona se a sua audiência entender e conseguir utilizar suas peças como você planejou. Se seu site, seu anúncio, seu banner, não forem claros e precisos no que você espera que seu cliente faça, que ação você poderá acompanhar, rastrear e compreender? As vezes nos perdemos na produção de peças e campanhas, e esquecemos de perguntar para quem está do outro lado, nossa audiência, se eles estão entendendo a mensagem que estamos passando. E é aí que entra o teste de usabilidade.
Sim, você contratar uma empresa para fazer um teste de usabilidade para você. Dependendo do tamanho da sua empresa você realmente pode precisar de um teste profissional. Mas nada te impede de fazer um teste pequeno, com uma audiência pequena, e dar um primeiro passo para adotar essa postura de perguntar, sempre, se sua audiência está realmente com você, compreendendo o que você verdadeiramente quer comunicar com suas peças.
Fazer um teste de usabilidade pode ser tão simples – ou tão complexo – quanto você quiser. Se você for um profissional liberal, experimente convidar 3 clientes, em momentos separados, para navegar no seu site ou no seu perfil nas redes sociais, e aprender com o feedback que eles gratuitamente te oferecerão. Seu cliente é sábio, basta você saber perguntar.
Comece pensando quais são as 3 coisas mais importantes que você gostaria que seu cliente fizesse com o material digital que você vai pedir para ele utilizar. Suponha que você tenha um site e que o objetivo do seu site seja vender uma consultoria sua. Talvez as 3 ações mais importantes que você tenha no site sejam: 1. Que o cliente possa entender como funciona sua consultoria; 2. Que o cliente possa ver o preço da sua consultoria; 3. Que o cliente possa agendar um horário para uma primeira consultoria.
Pois bem, tendo estabelecido essas 3 tarefas que você gostaria que todos os clientes que visitassem seu site fizessem, prepare um script da sua entrevista com os 3 clientes que você escolheu para fazer o teste de usabilidade com você e mãos à obra. Peça para cada um dos clientes executarem essas tarefas no seu site e explique que não há certo ou errado, você só precisa que cada um deles navegue pelo site dizendo alto o que está pensando ao navegar pelo seu site. Se puder, grave a tela de navegação do seu convidado, para poder estudar onde eles estão clicando, o que estão pensando.
Terminadas as entrevistas, é será o seu momento de sentar e analisar os dados. Com certeza você encontrará erros no seu site, botões que não foram vistos e cliques que não foram feitos porque seu cliente não entendeu a mensagem ou simplesmente não viu a chamada para o clique. Delicie-se com esse feedback todo e apresse-se em consertar o que pode ser consertado para que no seu próximo teste de usabilidade essas tarefas possam ser facilmente executadas pelos seus próximos convidados.
Separar um dia por mês para fazer um teste de usabilidade e confirmar que sua audiência entende sua mensagem é um hábito que não custa nada e que traz benefícios enormes para sua audiência. Crie esse hábito e aproveite os benefícios que ele trará para o seu negócio!
(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival tem perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento.