O que precisamos entender antes de tomar decisões?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Renato Martinelli (*)

Para a gestão empresarial funcionar bem e atingir os resultados definidos, as decisões diárias funcionam como engrenagens de uma máquina, que tracionam o negócio para frente, para o crescimento e alcance de metas.

Tomar decisão pode ser entendida como um processo de identificação e da escolha de alternativas, de acordo com o cenário e os objetivos, e com base nos valores e preferências de quem toma a decisão e da organização onde atua.

Mentalidade para tomar decisões

Muitos profissionais tomam péssimas decisões de negócios todo dia. Segundo uma pesquisa da McKinsey (2017) mostrou que 72% dos executivos dizem que más decisões são muito mais frequentes que as boas. A maior causa é basear-se em suposições erradas. O que fazer?

É preciso desenvolver uma mentalidade concentrada para resolução de problemas. Esta mentalidade estimula a busca pela melhoria de suas habilidades para tomar decisões e resolver problemas.

A tomada de decisão demanda:

• abordagem analítica e fundamentada

• disposição para aceitar o risco e a capacidade de administrá-lo na tomada de decisão

Os profissionais que tomam decisões relativas aos negócios onde há vários fatores em jogo e possíveis consequências significativas enfrentam desafios consideráveis. 

Os gestores estratégicos devem priorizar as melhores decisões, e fazer suas escolhas exige um pensamento livre de preconceitos e crenças limitantes.

1) Abordagem analítica e fundamentada

Os melhores decisores se planejam, sabendo que precisam:

• elaborar planos e ações específicos de tomada de decisão

• descobrir as habilidades necessárias para realizar a decisão

• levar em consideração a estrutura e o âmbito das suas organizações

• considerar como as suas decisões afetam a empresa e os demais stakeholders, como clientes, fornecedores, mercado, imprensa, comunidades.

Cada tipo de problema requer a sua própria solução.

Os gestores que estão avaliando as suas opções devem responder às perguntas a seguir, como parte de um processo de tomada de decisão cuidadosamente planejado, concebido e executado:

• Como saber se você está trabalhando no problema certo?

• Como é possível determinar se o problema realmente precisa de uma solução?

• Como ter a certeza de que você desenvolveu a solução adequada?

• Como saber quando o problema já está resolvido?

• Quais foram as lições tiradas, caso o problema retorne?

Os profissionais que tomam decisões relativas aos negócios onde há vários fatores em jogo e possíveis consequências significativas enfrentam desafios consideráveis. O planejamento e a avaliação de alternativas são bases para lidar com os desafios sobre as decisões, das simples às complexas.

2) Disposição para aceitar o risco e a capacidade de administrá-lo na tomada de decisão

Como você lida com o incerto, o provável? Como ter o comando da situação se você não tem o controle de tudo?

Pode bater aquela insegurança em uma situação com poucos dados para decidir. Pode gerar aquela preocupação em se posicionar e recomendar uma decisão diferente de um profissional com cargo muito superior ao seu. Pode pintar aquele frio na barriga por decidir algo tão importante, mesmo que as informações e a intuição apontem para o mesmo lado.

Nada garante que as suas decisões serão as melhores, mas recomendações podem ajudar.

• Crie um sistema ou método que contenha formas de controle e acompanhamento. Processo monitorado é fundamental!

• Mantenha um registro sobre as suas tomadas de decisão e resolução de problemas. Aprenda com sua própria experiência, preste atenção nos critérios.

• Descreva os detalhes de todas as decisões importantes, incluindo o que funcionou, o que não deu certo, o que poderia ter sido feito diferente e quais áreas e habilidades precisam ser aprimoradas. Defina um plano de autodesenvolvimento e dê prioridade para melhoria contínua.

• Liste as ferramentas de tomada de decisão que resolvem problemas específicos. E saiba usá-las nos momentos críticos.

A experiência sobre decisões, devidamente registrada, é um bom ponto de partida para as próximas decisões de vida e de carreira. 

(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes.  Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.