Anúncio ou Conteúdo Digital?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Carol Olival (*)

Estamos vivendo um momento de transformação da sociedade, e como sempre acontece na história, essa transformação acontece cada vez com maior profundidade e num período mais curto de tempo. A revolução digital está mudando nossa forma de pensar, de interagir e de viver. Com certeza está mudando também nossa forma de comprar e de vender.

Eu tenho visto muitas empresas tentando encontrar um caminho no marketing digital e buscando uma solução no anúncio digital, aqueles que acontecem pelas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e até mesmo pelo Google, mas esquecendo-se de que esses anúncios dependem de um outro componente para trazer a tão sonhada conversão. Esse componente, muitas vezes esquecido ou até mesmo desconhecido das empresas, é o conteúdo. O conteúdo é o que faz a uma empresa ser especial, ter alma, ter propósito. O conteúdo é o que cria a relação do cliente com a empresa, o que cria fidelização, o que cria elos.  

Uma analogia boa para entender a função do anúncio digital é o “boneco de posto”. Todos já vimos como funciona: a loja coloca um boneco de ar na sua fachada, o boneco se mexe e chama a atenção de quem está passando. Mas essa pessoa entra e compra alguma coisa na loja? Com certeza simplesmente por conta do boneco, não! O boneco desvia a atenção, aguça a curiosidade, mas cabe à loja ter “conteúdo” atrativo para reter a atenção do cliente, para que ele se sinta de alguma forma conectado e dê o próximo passo no sentido da conversão, da compra. O conteúdo é o que vai manter o cliente dentro da loja, interessado em ver os produtos, conhecer a empresa e, eventualmente, comprar. Um dá suporte ao outro, e nenhum funciona sozinho. 

O mundo do marketing e das vendas digitais tem 2 pilares: anúncios e conteúdo. A conversão vai acontecer dentro desses 2 pilares, quando seu cliente tiver entendido o seu negócio e quando você, ou o porta-voz da sua empresa, tiver se posicionado como uma autoridade em termos de conhecimento, dentro do mercado em que sua empresa está inserida. 

A beleza do mundo digital é que tudo fica muito mais ao alcance de todos. Todos podemos ser não somente consumidores, mas também criadores de conteúdo. E para as empresas, vamos sempre nos lembrar de que nós, que somos empreendedores, precisamos nos tornar fonte de informação e de conhecimento, referências dentro de nossas áreas. 

(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing. Desde 2016 é Community Outreach Director da Full Sail University. Com três livros publicados sobre treinamento e sobre o processo de ensino-aprendizagem, Carol integra conhecimentos fundamentais para o momento atual, em que a experiência pessoal precisa ser urgentemente replicada num mundo que se tornou fundamentalmente digital.