Com tantas informações chegando com uma velocidade tão alta, estamos cada vez mais atentos em aprender incessantemente novos conteúdos, nos atualizar através de cursos, especializações, MBA’s, entre outros mais
Não é de hoje que estas competências estão sendo reconhecidas no mesmo patamar das competências técnicas, e até acima. Já ouviu falar naquela frase? As pessoas são contratadas pelo técnico e desligadas pela empresa pelo comportamental.
Creio que está frase tem muito significado, pois a meu ver retrata que em um primeiro momento o conhecimento técnico, pode até se sobressair, mas no dia a dia o que fará a diferença são as habilidades comportamentais.
Diretora da Lótus Talentos, Consultora e Coach certificada internacionalmente pelo IBC. Psicóloga, Pós Graduada em Psicodrama – PUC
Você deve estar pensando que habilidades são essas?
Pode ser, por exemplo, as relacionadas a capacidade de negociação, comunicação, relacionamento interpessoal, organização, planejamento, gestão de pessoas, entre outros.
Você já deve ter visto ótimos profissionais que tem domínio do que fazem, tem mil e uma ideias, mas que no final não conseguem vender uma delas e mostrar realmente tudo o que sabem e o que podem.
Outro exemplo do dia a dia são de líderes que são diferenciados pelo perfil técnico, ótimos especialistas, mas que possuem uma relação com sua equipe distante, cheia de travas na comunicação e atritos que acabam dificultando com que a equipe renda o que necessita, impactando negativamente na produtividade da área e consequentemente da organização.
Em alguns momentos os gaps comportamentais são silenciosos, e em outros momentos são gritantes, mas independente do tamanho, se eles não forem reconhecidos e trabalhados eles continuarão lá, impedindo que o profissional possa ter mais sucesso em sua carreira e até mesmo em sua vida, pois muitas vezes as frustrações e entraves do trabalhado são levadas para as outras esferas da vida.
Deixo portanto, o convite para refletir o quanto está aprimorando, cuidando e desenvolvendo suas habilidades comportamentais…
Creio que deixamos nossas marcas através das nossas atitudes, pois são elas que nos diferenciarão, e darão o tom de como aplicamos todos os nossos conhecimentos.
Um texto simples falando o óbvio, porém, aquele tipo de simplicidade que por vezes é complexa, todavia, importante e essencial. Compartilhe conosco suas reflexões sobre como você está transformando seus conhecimentos em atitudes: [email protected].
Rebeca Toyama
Colabore com nossa coluna: [email protected]
Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso