188 views 9 mins

News@TI 15/11/2025

em News@TI
sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Empreendedorismo Público: Como Criar um Negócio do Zero para Atender o Setor Público

@O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) disponibiliza mais um curso gratuito – online e presencial – no Centro de Inovação e Valoração Profissional Técnica (INOVATEC), localizado nas dependências do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC). É o Capacita CRT: “Empreendedorismo Público: Como Criar um Negócio do Zero para Atender o Setor Público – o Maior Comprador de Inovação e Tecnologia do País”, agendado para o dia 17 de novembro de 2025, às 14 horas, a ser ministrado por Milianne Borges, sócia proprietária da PBIM Brasil Projetos e Tecnologia, empresa especializada em consultoria empresarial, comercial e técnica, que estrutura e coordena expansões de negócios e operações no Brasil e na América Latina (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAQvDNZxX6AugSYm-R5jW9gJSiTRBXuc-snw1XKf072LMmJw/viewform?usp=dialog).

Geração distribuída em debate

@ Na votação da Medida Provisória 1.304/2025, o Congresso Nacional consolidou duas decisões que impactam diretamente o futuro da geração distribuída no Brasil — sistema que permite consumidores gerar ou compartilhar sua própria energia, especialmente a solar. Editada inicialmente para conter o aumento das tarifas provocado por subsídios e pela contratação obrigatória de termelétricas, a MP foi ampliada e passou a tratar de temas estruturais do setor elétrico, como a abertura do mercado livre de energia e novas regras para micro e minigeração. Entre os pontos mais debatidos, Câmara e Senado rejeitaram a proposta de cobrança de R$ 20 a cada 100 quilowatts-hora gerados por novos projetos de energia solar. A medida havia sido incluída pelo relator como forma de desacelerar o ritmo de expansão das usinas conectadas à rede, sob o argumento de que o crescimento de pequenos geradores poderia gerar riscos à estabilidade do sistema.

Freshworks lança recursos com IA

@ A Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH) anunciou hoje, durante seu evento anual Refresh, novas funcionalidades em sua plataforma de gestão de TI com IA, o Freshservice, que tornam mais fácil para as equipes resolver problemas com mais agilidade, prevenir falhas antecipadamente e identificar proativamente os fatores que impulsionam o desempenho. As atualizações utilizam inteligência artificial e automação para enfrentar um desafio crítico enfrentado pelos times de TI: ferramentas fragmentadas e processos manuais repetitivos que alimentam a complexidade e consomem tempo, energia e oportunidades de crescimento dos negócios (https://www.freshworks.com/freshservice/).

Ecossistema biométrico do Serpro que impulsiona a segurança digital do Brasil

@ O AIBio, plataforma de automação biométrica desenvolvida pelo Serpro, vem se consolidando como uma das maiores e mais avançadas soluções de autenticação digital do mundo. Com infraestrutura de gestão 100% nacional e foco em segurança, governança e soberania tecnológica, o sistema realiza milhões de validações todos os meses, fortalecendo a confiança nos serviços públicos digitais e prevenindo fraudes em larga escala. A plataforma conta atualmente com cinco bases biométricas integradas, três modais de validação — face, voz e digitais —, mais de 284 milhões de faces e 2,8 bilhões de digitais registradas. São mais de 660 clientes ativos e cerca de 40 milhões de provas de vida e 42 milhões de validações faciais por mês.

Trilha de capacitação em tecnologia para mulheres e minorias

@ A Zup, empresa do grupo Itaú Unibanco que cria tecnologia para impulsionar grandes organizações a estarem na liderança de seus segmentos, anuncia o lançamento de uma trilha gratuita de capacitação em tecnologia com foco em mulheres e minorias da comunidade PrograMaria. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento profissional e a diversidade no setor. A jornada de aprendizado terá início no dia 24 de novembro e se estenderá por oito dias, combinando encontros síncronos e assíncronos. O conteúdo é abrangente e cobre tópicos como GenAI, criação de agentes e workflows, além da formação de toolkits e a automação de processos completos (https://vamosjuntes.programaria.org/sprint-agentes-de-ia). 

Entre tecnologia e custos crescentes

@ O setor de contact center encerra 2025 em um cenário de alta pressão competitiva, avanço tecnológico acelerado e mudanças estruturais no modelo de operação. Segundo a nova edição do estudo ISG Provider Lens® Contact Center — Customer Experience Services 2025 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT ISG, as empresas correm para modernizar suas operações, e plataformas em nuvem, análise de dados e soluções de inteligência artificial ampliam a automação e a personalização dos serviços, mas também impõem desafios de ritmo e execução. A rapidez com que surgem novas tecnologias dificulta decisões de investimento, colocando fornecedores diante de dois riscos: adotar soluções imaturas ou perder espaço para concorrentes mais ágeis. Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em (https://conteudo.aec.com.br/isg-2025-portugues).

Infios e Amazon Web Services, Inc. (AWS) unem forças

@ A Infios anunciou uma colaboração com a AWS para integrar agentes de IA generativa ao Infios Order Management (Infios OM). A parceria com o AWS Generative AI Innovation Center reforça a liderança da Infios na definição da próxima era da cadeia de suprimentos. A Infios OM serve como o cérebro da cadeia de suprimentos. Ela aborda a evolução das necessidades de velocidade e conveniência do cliente, expansão do canal viral e as mudanças de demanda, enquanto orquestra a cadeia de suprimentos para garantir que cada promessa feita seja cumprida. Juntas, a Infios e a AWS estão reprojetando essa função principal com agentes de IA incorporados para simplificar a propriedade e aumentar a precisão do gerenciamento de pedidos. Com a tecnologia da IA generativa da AWS, incluindo o Amazon Bedrock e o Strands Agents, isso trará recursos empresariais para todos (www.infios.com).

Solução de autenticação unificada com reconhecimento passivo e persistente do cliente

@ A Prove anuncia o lançamento do Unified AuthenticationSM, uma solução de autenticação moderna que reconhece clientes de forma passiva e persistente, não importa onde eles apareçam ou com que frequência seus dispositivos ou credenciais mudem. Combinada com inteligência de sinais em tempo real e gerenciamento avançado de chaves, oferece autenticação contínua e em múltiplos canais que perdura por todos os eventos do ciclo de vida (https://www.prove.com).