Negócios em Pauta

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A – Oferta global de frete aéreo neutro em CO2

A DB Schenker expande o seu portfólio de soluções logísticas sustentáveis ao oferecer, em escala global, a possibilidade de escolher transportar sua carga aérea utilizando Combustível de Aviação Sustentável (SAF). A opção independe do tipo de avião ou da companhia aérea utilizada. Por meio da alocação virtual do biocombustível, é possível evitar até 100% de emissão de CO2 na atmosfera. Para isso, a empresa acaba de adquirir 11 mil toneladas de combustível de aviação sustentável, que vão evitar a produção de mais de 33 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. O SAF é um combustível alternativo altamente testado, produzido a partir de resíduos renováveis e matérias-primas residuais, como óleo de fritura usado. A empresa usa apenas biocombustíveis certificados. Mais de 150 voos com a Lufthansa Cargo, entre a Alemanha e a China, já evitaram mais de 40 mil toneladas de CO2. Saib a mais: (https://www.dbschenker.com/br-pt).

B – Diversidade e Inclusão

No mês da Consciência Negra, a TIM reforça sua atuação para atrair novos talentos pretos e desenvolver ainda mais aqueles que já integram seu time. Além de divulgar vagas afirmativas e criar um banco de currículos exclusivo para profissionais negros e negras, a operadora lança um programa com o objetivo de desenvolver e cuidar da carreira de seus atuais colaboradores, para que eles possam chegar a cargos executivos de liderança. As iniciativas fazem parte da jornada de diversidade e inclusão da TIM, que tem a pauta racial como um dos pilares. A companhia integra a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e tem, atualmente, 37% de pessoas negras em seu quadro profissional, com meta de atingir 40% até 2023.

C – Pequenos Negócios

O Sebrae lança amanhã (23), a plataforma do ‘Observatório Data MPE Brasil’, um serviço voltado à produção, disseminação e análise de inteligência para o desenvolvimento dos pequenos negócios. A ferramenta permitirá a elaboração de múltiplas análises e obter várias visualizações a partir de bases de informações relevantes e atualizadas, além de análises de especialistas. Será possível criar recortes relacionados à inteligência territorial e setorial. Facilitará a análise de informações atualizadas e a resolução ágil de problemas. Além disso, ele possibilitará que as empresas identifiquem novas oportunidades para seus negócios e tomem decisões conscientes. O lançamento faz parte da programação da Semana Global do Empreendedorismo. Saiba mais em: (https://datampe.sebrae.com.br/).

D – Queixas na Telefonia

O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 22,5% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. Foram registradas 133.367 queixas de usuários de serviços de telecom, 38.773 a menos que as registradas em setembro do ano anterior. Os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 19,9% nas reclamações sobre telefonia móvel, registrando a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385. Já as reclamações relacionadas à TV por assinatura caíram 19% e as reclamações de usuários de banda larga fixa registraram queda de 15,9%. O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do total. Mais informações: (https://conexis.org.br)

E – Cultura Italiana

O embaixador italiano em Brasília, Francesco Azzarello, participará na noite de hoje (22) da inauguração da primeira edição do festival cultural “Itália Mia”, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. O evento é fruto de uma iniciativa do Grupo Liberal, principal empresa de mídia do estado do Pará, e é copatrocinado pela Embaixada da Itália, com patrocínio da Agência Italiana de Comércio para o Brasil. Durante três dias, a Estação das Docas oferecerá gratuitamente um conjunto de iniciativas de cultura, gastronomia, arquitetura, dança, música e cursos de iniciação a sommelier. Até sexta-feira (27), o Cine Sesc Ver-o-Peso e o Teatro Maria Sylvia Nunes receberão uma mostra de 17 filmes do Primeiro Festival de Cinema Italiano no Brasil (Ansa).

F – Agtechs & Foodtechs

A ApexBrasil, em parceria com a SVG Ventures/THRIVE, uma plataforma global líder em inovação no agtechs e foodtechs agronegócio, com sede no Vale do Silício, selecionará 20 empresas brasileiras para o Agtech Immersion Program. O programa de aceleração de negócios e atração de investimentos visa apoiar startups brasileiras para o acesso ao mercado americano. A parceria busca unir a expertise e a rede de relacionamento da aceleradora no mercado americano com o potencial do ecossistema de inovação agrícola e alimentício brasileiro. Mais informações e inscrições podem ser obtidas em: (https://airtable.com/shrvLOsw5thcgI3lq).

G – Setor Elétrico

Acostumados com a experiência já existente no setor de telecomunicações, onde o direito de trocar de fornecedor rende ao consumidor melhores ofertas, 8 entre cada 10 brasileiros querem ter o direito de escolher o fornecedor de energia elétrica. Os números fazem parte da pesquisa anual “Opinião sobre o Setor Elétrico”, realizada pelo Datafolha para a Abraceel após ouvir 2.088 pessoas em 130 municípios. No geral, oito em cada 10 brasileiros gostariam de poder escolher a empresa que oferece energia elétrica, tendo direito a fazer a portabilidade da conta de luz, assim como já acontece com a operadora de telefone celular. O desejo segue em patamar elevado em todas as segmentações de renda, escolaridade e classe social, até mesmo entre os mais idosos e menos favorecidos. Mais informações: (https://abraceel.com.br/).

H – Turismo de Eventos

No setor de viagens corporativas cresce a prática do MICE, do inglês Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions, em tradução livre, “Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições”. Na VOLL, traveltech protagonista do setor de viagens corporativas, a demanda por eventos corporativos e viagens de premiação e incentivo cresceu 87% de junho a agosto. Os destinos mais buscados são Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e, no exterior, Buenos Aires, Cancún e região do Caribe, Barcelona e Lisboa. Entre elas estão companhias do porte de Cargill, Itaú, Petrobras, McDonald’s, PepsiCo, Heineken, Vivo, Claro, Roche, Solinftec e Startse. Outras informações, acesse: (www.govoll.com).

I – Venda de Carros

O mercado automotivo brasileiro registrou um crescimento nos indicadores de produção e exportação em outubro na comparação com o mesmo mês de 2021. De acordo com a Anfavea, houve uma estabilidade nesses números em relação a setembro último. Foram licenciados 180,9 mil veículos em outubro, cerca de 11,4% a mais que no mesmo mês do ano passado e 6,7% a menos que o volume de setembro. No acumulado de 2022, o mercado ainda está 3,2% abaixo do montante de 2021, mas a Anfavea estima que o mercado conseguirá superar o desempenho do ano passado neste último bimestre – com alta de 1% e 2,140 milhões de unidades comercializadas. As vans de pequeno e médio portes tiveram a maior valorização em outubro entre os 0km (0,61%) e os usados (2,00%). Os modelos do segmento Coupe tiveram a maior alta entre os seminovos (2,69%). Saiba mais em (www.coxautomotive.com.br).

J – Energia Solar

Autoridades, especialistas e cientistas do Brasil se reúnem em um dos maiores eventos sobre energia solar, para um debate sobre o futuro da tecnologia fotovoltaica. Trata-se do ‘360 Solar’, que acontece em Florianópolis, nos próximos dias 24 e 25, com uma série de discussões sobre casa inteligente, veículos elétricos, armazenamento por baterias e redes inteligentes de distribuição de eletricidade, entre outros, devendo reunir mais de 50 empresas da cadeia de valor do setor solar no Costão do Santinho. O encontro terá área de exposições para dezenas de empresas apresentarem produtos, serviços e inovações na área de energia solar, além de um congresso com cerca de 60 palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros. Inscrições e mais informações sobre o evento: (https://360solar.com.br/).

K – Mais Admiradas

O Grupo Bandeirantes, notório pela sua independência, qualidade e credibilidade de informação, em parceria com Atlasintel e auditoria do Instituto Àquila, realizou, entre junho e julho, uma pesquisa de posicionamento competitivo “As Marcas Mais Admiradas no Brasil em 2022”. A pesquisa contou com uma metodologia transparente e amostra representativa da população nacional. Foram mais de 3 mil entrevistados, com margem de erro de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Os vencedores deste ano foram: Pix, WhatsApp, Samsung, Banco do Brasil, Pfizer, Uber, YouTube, Coca-Cola, Nestlé, Vivo, Azul e Gol, Burger King, Havaianas, Mercado Livre, 123 Milhas, Drogasil, Brahma, Colgate, Electrolux, DASA, Atacadão, Cargill, Volks, Whirlpool, Gerdau e Ipiranga.