A – Foco no Consumidor
A Nielsen Brasil trouxe ao país a SmartStore, solução criativa voltada para varejistas e fabricantes com o objetivo de compreender melhor o comportamento dos consumidores no ponto de venda. A ferramenta garante uma avaliação de como os consumidores veem a loja e se a forma como ela está disposta na tecnologia tem gerado uma atração efetiva que leva à compra. Com a proposta de transformar a maneira como se faz pesquisas, SmartStore chega no mesmo patamar de outros 23 países, onde a solução já está sendo usada. Outras informações: (www.nielsen.com/br).
B – Consultas Gratuitas
Os médicos criadores do Médico do Futuro, Leandro Rubio (cardiologista) e Raphael Brandão (oncologista), e Cristiano Kanashiro, da consultoria de inovação digital GO.K, trabalharam a todo vapor para colocar no ar a plataforma digital Missão Covid (www.missaocovid.com.br). A iniciativa 100% digital conecta gratuitamente médicos voluntários a pessoas com dúvidas sobre o coronavírus ou que apresentem alguns sintomas e não sabem se devem ou não se dirigir ao hospital. É possível ver um exemplo de atendimento no Instagram @missaocovid. A plataforma já reúne mais de 200 médicos cadastrados, e dezenas de atendimentos por hora.
C – Sobre Orgânicos
A Organis – entidade representativa do setor orgânico, anuncia que o primeiro trimestre foi estável para o setor de orgânicos, apesar do cancelamento de algumas feiras internacionais, a produção e as exportações se mantiveram nos prazos, apesar da pandemia do Covid-19. A entidade está lançando um ebook com todas as informações sobre o produto. Com o ebook “O que é produto orgânico?”, as pessoas poderão valorizar toda cadeia, da semente ao cliente; entender a legislação e o processo de rastreabilidade que garante o produto orgânico além do selo oficial. O ebook foi elaborado pela Organis e patrocinado por parceiros e empresas associadas. Veja em: (www.organis.org.br).
D – Artistas Visuais
Foi lançado no Instagram, o Projeto ‘arteemtempodecoronavirus’ (https://www.instagram.com/arteemtempodecoronavirus/). O objetivo é que artistas visuais, de qualquer nacionalidade ou local de residência, encaminhem imagens de sua autoria, com um breve comentário de 3 linhas, sobre os temas Coronavírus e/ou COVID-19, para o e-mail ([email protected]). A ideia é que @s artistas plástic@s reflitam, de maneira visual, sobre o difícil e complexo momento atual que vivemos. O projeto, de participação livre e gratuita, é idealizado por Oscar D’Ambrosio, pós-doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP. Informações pelo WhatsApp: (11) 982624592.
E – Seguro Educacional
Ainda é cedo para saber o que essa crise sem precedentes do Covid-19 causará em nossa economia. O colégio Via Sapiens de Cotia (SP), que tem como característica o acolhimento aos alunos e familiares, realizou importante parceria com uma seguradora, a fim de garantir, que na hipótese de qualquer impossibilidade de pagamento das mensalidades escolares por motivo de desemprego ou incapacidade temporária, o seguro irá arcar com 3 meses da mensalidade bem como em caso de morte ou invalidez garantirá o pagamento total do ciclo, três meses de mensalidades pagas sem qualquer custo adicional aos pais, ou seja, 100% custeado pelo colégio (www.viasapiens.com.br).
F – Acesso à Informação
A Audima – startup com tecnologia que converte textos de sites para áudio – dá mais um importante passo para ampliar o acesso à informação. A empresa passa a oferecer gratuitamente sua tecnologia assistiva de áudio para todo o conteúdo publicado em sites sobre o coronavírus e seus desdobramentos. Dessa forma, quem tem dificuldades de visão ou leitura já pode ouvir informações em portais de notícias apenas clicando o player logo abaixo do título da matéria. A empresa também informa, no próprio site (www.audima.co), sobre artigos publicados por seus clientes sobre o coronavirus com suas respectivas versões em áudio para incluir a população com dificuldades de leitura ou visão.
G – Conteúdos Culturais
O Projeto Guri suspendeu as aulas presenciais. Entretanto, para quem gosta de cultura, a boa notícia é que é possível acompanhar diferentes ações em casa. Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, disponibiliza conteúdos culturais em diferentes plataformas. Para quem deseja acessar livros didáticos produzidos, a organização oferece materiais exclusivos para alunos e educadores. Download gratuito dos materiais didáticos (inclusive os livros em Braille) por meio do site do Projeto Guri (http://www.projetoguri.org.br/livros-didaticos/). Existem vários títulos disponíveis para baixar e aprender ou aprimorar o conhecimento em determinado instrumento.
H – Pequeno Empreendedor
A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura SP, iniciou parceira com o Banco do Povo, programa de microcrédito do Governo do Estado, para realizar o teleatendimento a empreendedores na divulgação da nova linha de crédito de R$ 25 milhões para micro e pequenas empresas enfrentarem os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus. Com taxa de juros de 0,35% ao mês, carência de até 90 dias para o primeiro pagamento e prazo de até 36 meses para quitação, a nova linha estará disponível até 30 de abril, podendo ser prorrogada em virtude do impacto do coronavírus nos pequenos negócios. Saiba mais em: (www.bpp.sp.gov.br).
I – Mestrado e Doutorado
Com a implantação do Modelo de Distribuição de Bolsas, a Capes aumentou o número de bolsas em 42,1% dos cursos de mestrado e doutorado. O aumento foi possível devido à inclusão de 3.386 bolsas ao sistema brasileiro de pós-graduação stricto sensu. Com a incorporação desses benefícios, os cursos de mestrados e dourado passaram a contar com cerca de 84,7 mil bolsas financiadas pela Capes. O Modelo de Distribuição de Bolsas valoriza os cursos com bons desempenhos e investe na formação de pessoal e na pesquisa científica em todo o país. Dessa forma, outros 37,7% do total dos cursos mantiveram o número de bolsas que tinham antes da implantação do modelo.
J – Alimentação para Caminhoneiros
Para garantir que os caminhoneiros e condutores que trabalham nos serviços essenciais possam se manter na atividade de trabalho, o Grupo CCR iniciou, em algumas concessionárias, a distribuição diária de mais de 1 mil kits de alimentação e higiene, composto por garrafas d’água e sucos, barras de cereal, leite em pó, biscoitos, torradas, paçocas, doce de banana e amendoim. Além disso, o estojo também contará com escova e pasta de dente, papel higiênico e sabonete/xampu. A distribuição ocorre em postos de serviços, postos gerais de fiscalização, Bases de Sistema de atendimento ao usuário e unidades do programa Estrada para a Saúde.
K – Pequenos Reparos
O GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, acaba de anunciar o serviço Ninja Remoto, para ajudar clientes a fazerem pequenos reparos em casa por meio de um atendimento remoto com profissionais cadastrados no app. Para ter acesso ao serviço remoto, basta acessar o portal (www.getninjas.com.br/ninja-remoto) e preencher a solicitação. Disponíveis: instalação/conserto de chuveiro, instalação de cortina/persiana, instalação/troca de torneira, instalação de quadro, instalação de suporte para TV, instalação/conserto de tomada e instalação/reparo de iluminação.