Negócios em Pauta 30/06/2015

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 29 de junho de 2015

A – SBPC na UFScar

Com dez sessões trazendo pesquisadores internacionais, a 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os próximos dias 12 e 18, ressalta o apoio da SBPC à internacionalização da pesquisa brasileira. No total, 16 cientistas de países como Estados Unidos, Alemanha, Chile, Portugal, Reino Unido e Dinamarca participarão das discussões ou ministrarão palestras dentro da programação científica da reunião. Dessas atividades, três serão ministradas na língua inglesa. A programação completa e outras informações em (www.sbpc.ufscar.br).

B – Cursos Profissionalizantes

Estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Ampliar, programa de formação de jovens e adolescentes em situação de risco social, que conta com o apoio logístico do Secovi-SP. São 290 vagas distribuídas em cursos nas áreas administrativa e de beleza, com aulas em duas unidades: (Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2.344 – 8º andar – Bela Vista) e (Travessa Maria Terezinha de Albuquerque, 30, Jardim São Bernardo – Grajaú). O interessado deve possuir renda familiar de até três salários mínimos e estar cursando ou ter concluído o ensino regular. Acesse o site (www.ampliar.org.br) e mantenha-se informado sobre as turmas.

C – Renegociação de Dívidas

O Banco do Brasil chegou nesta semana à marca de R$ 920 milhões em contratos de negociação de dívidas via internet. Lançado há nove meses, o Portal de Negociação de Dívidas inovou ao permitir que 93,3 mil clientes do BB renegociassem suas dívidas sem a necessidade de se deslocar até uma agência. O Portal registra média de 600 operações de regularização de dívidas, com saldo também diário de R$ 10 milhões repactuados. A solução oferece aos clientes ambiente exclusivo no autoatendimento pela internet, onde é possível consultar o saldo devedor e o número de parcelas em atraso. Tudo em tempo real, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

D – Pierre Cardin

A famosa marca francesa fundada pelo criador do “Prêt-à-Porter” nos anos 50 e implantada no Brasil em 1969, Pierre Cardin, inaugura sua plataforma e-commerce. Agora será possível comprar todos os produtos da marca com mais facilidade, diretamente pelo site (www.pierrecardin.com.br/store), por meio de desktops, tablets e celulares. Os consumidores brasileiros terão um contato direto com todas as linhas da família Pierre Cardin, com acesso a lançamentos exclusivos, numerações completas, e uma grande variedade de cores e modelos. Poderão também salvar e compartilhar seus modelos favoritos através das redes sociais. O objetivo da iniciativa é tornar a marca ainda mais próxima do público nacional.

E – Consórcios de Tuk-Tuks

O Embracon fechou parceria com a Motocar para a comercialização de consórcios de triciclos brasileiros. Criados na Ásia e muito comuns na Índia, os veículos Motocar, popularmente conhecidos como Tuk-Tuks com baixos custos de manutenção e consumo de combustíveis, chegam ao Brasil em dois modelos: transporte de cargas, com compartimentos abertos ou fechados, e o de passageiros, com capacidade de transporte de até três pessoas. O uso dos triciclos abrangem desde serviços de mototáxis, de transporte de cargas, e vai até serviços nas áreas gastronômicas, com os ‘Food Trucks’, de lavanderias, de pet-shops e diversas outras ideias. Mais informações (www.consorciomotocar.com.br).

F – Espaço Gourmet

Entre os dias 15 e 18 de agosto, no Expo Center Norte, acontece a 51ª House & Gift Fair, a maior feira profissional de artigos para casa da América Latina. No evento, o Espaço Gourmet vai reunir em um só local todas as novidades e tendências de expositores que se dedicam a este nicho de mercado, exposição de eletroportáteis profissionais e semi-profissionais, além de utensílios diversos para a mesa posta. Entre os produtos estão batedeiras, liquidificadores, fornos, cooktops, panelas e artigos de cutelaria, entre outros. Outras informações no site (www.grafitefeiras.com.br).

G – Relações Públicas

O Conrerp 2ª Região abriu as inscrições para a 34ª Edição do Prêmio Nacional de Relações Públicas – POP 2015. Com 35 anos de existência, o prêmio tem como objetivo premiar projetos de excelência em relações públicas desenvolvidos por profissionais de comunicação de todo o país. As inscriçãos são realizadas por sistema online – procedimento lançado no ano passado – no site (www.premioopiniaopublica.com.br) até o dia 21 de setembro. Neste site, todo dedicado ao prêmio, se encontra o regulamento, passo a passo do processo de inscrição, bem como informações como histórico e curiosidades.

H – Escola e Música

Entre os dias 16 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, acontece a 32ª Expomusic – Feira Internacional da Música, a maior feira do gênero da América Latina. Como parte da campanha “A música quer você”, a entidade está abrindo espaço para a visitação de escolas. Para participar (www.expomusic.com.br), nos dias 19 (das 11h às 21h) e 20 (das 11h às 19h) de setembro, um final de semana, as escolas interessadas ou já cadastradas na Abemúsica devem se manifestar impreterivelmente até 28 de agosto, com Bianca, pelo e-mail ([email protected]) ou pelo tel. 3238-1960.

I – Biodiversidade e Evolução

O Museu Paraense Emílio Goeldi lançou editais de seleção de vagas para mestrado e doutorado no recém-criado curso de pós-graduação “Biodiversidade e Evolução”. São dez vagas para mestrado e dez para doutorado. Os candidatos devem ser graduados nas áreas de Ciências Biológicas, como Biologia, Agronomia, Ciências Ambientais, Zootecnia ou afins, e ter uma proposta de pesquisa para tese ou dissertação relacionada à biodiversidade. A duração máxima para mestrado é de dois e quatro anos para doutorado. Inscrições até o dia 31 de julho pelo e-mail ([email protected]). Os editais estão disponíveis no site (www.museu-goeldi.br/portal).

J – Nova Marcenaria

Nesta sexta-feira (3) e no sábado (4), será possível se inscrever em um dos 16 minicursos periódicos ou dos 13 cursos práticos da Nova Marcenaria do Sesc Pompeia. Os cursos oferecidos priorizam as habilidades manuais e o conceito de faça-você-mesmo, desenvolvendo o contato com a cultura digital e técnicas milenares. Abertos a qualquer pessoa maior de 16 anos, os cursos têm preços acessíveis e diversos espaços das Oficinas de Criativade e Internet Livre disponíveis, constituindo para o paulistano uma oportunidade única de aprendizado e vivência da arte. Informações sobre cada oficina, preços e prazos de inscrições podem ser conferidas no site (http://oficinas.sescsp.org.br/).

K – Calçados e Acessórios

Na próxima semana, entre os dias 6 a 9, no Anhembi, acontece a Francal 2015 – 47ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios. O evento é aguardada com grande expectativa pela indústria e varejo do setor para dar início à retomada dos negócios do ano, tendo em vista a retração das vendas do primeiro semestre tanto nos mercados interno quanto externo. A presença de importadores no evento será determinante, tendo em vista os mais de mil compradores de cerca de 70 países esperados para a esta edição. A recuperação dos negócios para o segundo semestre passa principalmente pelas exportações e pela na busca de mercados novos e qualificados (www.feirafrancal.com.br).

L – Homenagem à Herzog

Em 1975, oito mil pessoas se reuniram na Catedral da Sé, e bradaram sua indignação pelo assassinato de Vladimir Herzog. 40 anos depois, os músicos da Bachiana Filarmônica SESI-SP e o maestro João Carlos Martins, convidam a população para um concerto em homenagem à sua memória e para celebrar aquela data que assinalou o início da derrocada da ditadura e da construção da democracia brasileira. Dessa forma, a memória de Vladimir Herzog continua representando a liberdade de expressão, único caminho para o desenvolvimento de uma nação. Será no dia 15 de agosto, na Sala São Paulo. Mais informações no site (www.vladimirherzog.org).

M – Sustentabilidade Industrial

Entre os dias 11 e 13 de novembro, no Expo Center Norte, acontece a Ecomondo – Feira Internacional de Recuperação de Matéria e Energia e de Desenvolvimento Sustentável. Em paralelo, a realização dos eventos: XVII Simai – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade; a 2ª OilSpillBrazil; o 2º Seminário Brasil e Termelétricas – “Essa Energia é Nossa!”; e a primeira edição do Seminário Construção Sustentável. É considerado o maior evento anual do setor ambiental na América Latina. Concentra mais de 400 expositores, recebendo visitantes do mundo todo, com circulação média de 18 mil profissionais, em três dias de feira. Outras informações no site (www.fimai.com.br).

N – Economia Vitivinícola

A programação do XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, que ocorre de 3 a 7 de novembro, em Bento Gonçalves, está sendo desenhada para contemplar as principais áreas da viticultura e da enologia. Palestras, painéis, degustações e visitas técnicas estão previstas na vasta programação, que ocorre no Dall’Onder Grande Hotel. O roteiro também inclui degustações de vinhos e espumantes, imergindo os participantes no mundo vitivinícola. Para tornar a experiência de quatro dias de programação ainda mais rica, palestrantes de onze nacionalidades dividirão seus conhecimentos com o público durante os dias de Congresso. Mais informações em (www.clavecongres.com).