Negócios em Pauta 02 a 04/07/2016

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 01 de julho de 2016

A – (R)evolução Cenográfica

O próximo dia 7, quinta-feira, promete ficar registrado na memória de todos os amantes do mercado de eventos. Realizado no Rooftop5 – Tomie Ohtake, às 19h00, o encontro vai reunir arquitetos, designers e formadores de opinião, que estão sendo convidados para dar o pontapé no que promete ser o início de uma (R)evolução Cenográfica. A Bueno Cenografia aproveita o momento para demonstrar uma nova forma de representar perspectivas, transformando espaços em ambientes vivos e funcionais. O relançamento da marca e seu reposicionamento, também farão parte da nova cenografia no mercado corporativo e de eventos. Conhecida por realizar trabalhos para marcas como HSM, Nickelodeon, Totvs, Nestlé, F1, entre outros, a Bueno é uma empresa que se preocupa em colocar alma e demonstrar seu DNA em tudo que se propõe a fazer (www.buenobr.com.br).

B – Trainee Internacional

Estão abertas as inscrições para um dos programas de trainee mais reconhecidos do mercado: o Programa Internacional Trainee AG 2017, do Grupo Andrade Gutierrez, que está em sua sexta edição e busca jovens recém-formados e com grande potencial de crescimento profissional. Pessoas ambiciosas, criativas, ousadas e que tenham mobilidade no Brasil e no mundo que queiram construir uma trajetória profissional na empresa. O objetivo do Programa é formar jovens executivos com visão estratégica, estimulados constantemente a enfrentar os desafios que levarão a AG a assegurar seu crescimento sustentável. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto e estão disponíveis para candidatos de todas as formações acadêmicas. Os interessados devem se cadastrar pelo site (www.traineeag.com).

C – Encontro de Comunidades

A GFT Brasil, companhia de Tecnologia da Informação referência em Digital para o setor financeiro, participa do The Developer’s Conference 2016, que acontece de terça (5) a domingo (9), na Universidade Anhembi Morumbi. O evento, que é considerando um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil, conta com a GFT participando em três drivers (Xamarin, NOSQL e DevOps Java) por meio de quatro palestras: Entrega Contínua com Xamarin: Monte sua esteira; Cross-Platform Development with C#; Cassandra setup for Java Developers e CI com Jenkins na veia. A participação no evento promove o intercâmbio de experiências e networking profissional com empresas e profissionais do mercado. Outras informações no site: (www.gft.com.br).

D – Momento de Compartilhar

Em época de crise, a economia colaborativa, modalidade de relação comercial onde as pessoas trocam ou compartilham objetos e serviços, com vantagens para ambas as partes vem crescendo. Além de dividir carros e escritórios, já é possível comprar ou alugar imóveis e barcos, onde a pessoa também tem a possibilidade de se divertir e desfrutar desses bens. Impulsionado pela internet, o compartilhamento de casas na praia ou no campo é uma tendência na Europa que acaba de chegar ao Brasil através do empresário Marcos Nieto, que criou o site (www.querocompartilhar.com.br). Por meio desse sistema, as pessoas podem dividir as despesas com a compra e manutenção e compartilhar esses bens de forma programada.

E – Recorde de Geração

A Itaipu Binacional teve o melhor semestre de sua história. A usina produziu, de 1º de janeiro até a meia-noite da última quinta-feira (30), um total de 51.637.234 megawatts-hora (MWh), superando em 1,5 milhão de MWh o recorde anterior, registrado em 2012, quando a hidrelétrica produziu 50,1 milhões de MWh no período. Essa foi a terceira vez que a Itaipu ultrapassou a barreira dos 50 milhões de MWh num prazo de seis meses. O feito ocorreu também em 2013, quando a usina estabeleceu uma nova marca para o ano todo, com 98,6 milhões de MWh. Os 51,6 milhões produzidos até agora já são superiores ao total gerado pelas dez maiores usinas da bacia do Paraná (a montante de Itaipu) em todo o ano passado. Esse volume de meio ano poderia suprir o consumo do Brasil por 40 dias, do Paraguai por quatro anos e dois meses ou o consumo de todo o Estado do Rio de Janeiro por mais de um ano.

F – Grupo Global

A Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – acaba de dar o passo definitivo no processo de integração da companhia com o grupo global de origem japonesa. A companhia acaba de mudar sua razão social para Sompo Seguros S.A. e assume nome e marca alinhados com os da multinacional da qual é subsidiária. Com isso, a Sompo Seguros S.A. assume a identidade de um grupo presente nos cinco continentes, mais de 20 milhões de clientes ao redor do globo e um faturamento de mais de R$ 81 bilhões. A nova identidade faz parte dos planos de expansão da operação brasileira. Para alcançar um crescimento médio anual de 20% até o ano de 2020, a companhia já fez investimentos em tecnologia, que propiciarão ganho em termos de eficiência e economia de recursos, bem como a melhoria nos processos de subscrição implantados durante o ano de 2015.

G – Desafios e Oportunidades

Com o principal objetivo de reunir empresários brasileiros com empreendimentos de sucesso na Flórida e ouvir os desafios e lições adquiridas no processo de internacionalização das corporações, a organização Brazil-Florida Business Council e Enterprise Flórida realizam a conferência “Investindo na Flórida: Desafios e Oportunidades, na próxima quinta-feira (7), às 8h00, no Blue Tree Premium Faria Lima Hotel. Com a presença de Sueli Bonaparte, Presidente-Fundadora da Brazil-Florida Business Council, Inc. (Tampa) e Fabio Yamada, Diretor, Enterprise Florida (São Paulo), o encontro proporcionará uma oportunidade especial para conhecer os líderes brasileiros das organizaçoes que visam dar apoio aos investidores brasileiros interessados em ingressar no estado da Flórida. Programação e outras informações em (www.brazilfloridabusiness.com/events).

H – Estágios no IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) abriu um novo processo de seleção para 65 vagas de estágio remunerado a estudantes de cursos de nível superior e técnico de diversas áreas profissionais. As vagas fazem parte do programa de estágios do IPT, que busca criar oportunidades para os estudantes terem contato com situações profissionais reais. Serão realizados na sede do IPT/SP (no campus da Cidade Universitária) e na filial de São José dos Campos. O processo seletivo será realizado em duas etapas: Conhecimentos Específicos e Entrevista Técnica. O conteúdo programático das avaliações obedecerá ao estabelecido nas diretrizes curriculares determinadas pelo MEC para cada curso. Mais informações podem ser encontradas em (www.ipt.br/trabalhe/programa_de_estagio/vagas).

I – Para Atuar na Europa

Uma das estratégias de internacionalização do Küster Machado Advogados Associados é a abertura de representações no exterior. Com o intuito de dar continuidade a esse processo, que teve início há três anos, o escritório – uma das maiores bancas full service do sul do país – busca um profissional para atuar como desk de representação na Alemanha. A oportunidade é destinada aos candidatos interessados em Relações Internacionais, residentes na Europa e familiarizados com o conceito de ‘cadeias globais de valor’. Entre as atribuições do cargo está a facilitação de novos negócios entre o continente e a América Latina. Os currículos deverão ser enviados para ([email protected]).

J – Business in Brazil

O Departamento de Internacionalização da FAAP realiza, a partir desta segunda-feira (4), o curso ‘Doing Business in Brazil’. Ministrado em língua inglesa, o curso busca promover uma integração entre brasileiros e estrangeiros no sentido de compartilhar experiências sobre a atividade empresarial no Brasil. “Vamos apresentar como funciona a operação comercial no Brasil, a partir de uma clara compreensão sobre questões relacionadas com a legislação societária e práticas de negócios”, explica o professor do curso, Marcus Vinicius de Freitas, destacando que pretende explicar os inúmeros aspectos – legais e empresariais – sobre o tema, além de traçar comparativos com outros países no sentido de permitir uma visão global dos negócios. “Queremos que o participante tenha um conhecimento profundo sobre os desafios e oportunidades comerciais no Brasil”, assegura. Saiba mais em (www.faap.br).

K – Pneus Agrícolas

A Michelin acredita e investe no Brasil. Atenta às necessidades do mercado nacional e às demandas dos clientes dos diversos ramos de atividades do agronegócio, a empresa reforça a sua presença no país, onde está presente industrialmente há mais de 30 anos, e anuncia a produção de pneus agrícolas em sua unidade fabril de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Liderada pela Michelin, a radialização dos pneus agrícolas é uma das principais alavancas de desenvolvimento do setor, oferecendo ao agricultor um produto de alta durabilidade, capaz de reduzir a compactação do solo e economizar combustível. Outras informações em (www.michelin.com).

L – Prêmio SAE Estudantil

Estudantes do ensino técnico e superior podem concorrer ao Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI, organizado pelo Comitê Tecnologia da Informação (TI) do 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade (25 a 27 de outubro, Expo Center Norte. Os resumos devem ser enviados até 15 de agosto, nos formatos PDF ou ZIP. Desenvolvido como incentivo aos alunos de universidades e faculdades brasileiras de Tecnologia de Informação, o prêmio abrange a aplicação da Tecnologia da Informação nas várias áreas dos segmentos automobilístico, aeroespacial, ferroviário e naval, bem como de infraestrutura para esse ambiente, como a área de transportes, intermodalidade e sua otimização. Outras informações em (http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso/trabalhos-estudantis/ti).

M – De Olho no Imposto

O IBPT a fim de atender às exigências da Lei 12.741/12, desenvolveu uma solução gratuita e de fácil acesso para possibilitar que todos os estabelecimentos informem a carga tributária em documento fiscal ao consumidor final. A nova versão 16.2.a da tabela, pode ser baixada no site: (https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/), e contém a atualização das alíquotas de todos os produtos, serviços já com as novas regras de ICMS, adequação legal da Nomenclatura Comum do Mercosul, Nomenclatura Brasileira de Serviços e a Lei complementar 116, garantindo que a sua empresa esteja em conformidade com a lei. Para fazer o download basta que o comerciante solicite a atualização de seu sistema ao seu fornecedor de software. Empresários e contadores serão isentos de qualquer responsabilidade sobre o cálculo do tributo de produtos e serviços, desde que a fonte seja citada no cupom e notas fiscais.

N – Cultura das Oliveiras

O Instituto Biológico realiza o ‘I Curso sobre Doenças e Pragas em Oliveiras’, no próximo dia 5. O evento orienta o produtor de oliveiras no manuseio correto das doenças e pragas da cultura. O objetivo é abordar as principais doenças e pragas que ocorrem no Brasil e as boas práticas de manejo e dar um panorama da cultura da oliveira no País. O produtor será orientado em relação ao manejo correto das pragas e doenças da cultura. Serão descritos os principais sintomas, danos, formas de disseminação, importância econômica e métodos de controle de cada praga e doença que afeta a produção. A expectativa é que o evento seja anual e atraia produtores, agrônomos, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e empresários do setor de oliveiras e azeites. Inscrições (https://eventos2.fundepag.br/Pragas2016).