A – O potencial do Brasil para investimentos em Centrais e Geradoras
O Brasil tem um potencial para investimentos da ordem de R$ 131 bilhões no setor de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). A estimativa, da Abrapch (Associação Brasileira de PCHs e CGHs), foi informada em ofício ao Ministério de Minas e Energia. O tema será abordado na VI Conferência Nacional de PCHs e CGHs, que começa hoje (29) e vai até amanhã (30), em Brasília. O evento – que reune técnicos, empreendedores, autoridades do setor elétrico e especialistas – terá sessões sobre aspectos regulatórios, socioambientais, econômicos e políticos da implantação e operação de PCHs e CGHs. As PCHs e CGHs somam juntas 5.560 megawatts de energia gerada. São 1.046 usinas em operação no país (https://www.viex-americas.com/eventos/abrapch/#inscrevase).
B – Brasil e Irlanda
A Irlanda é um dos destinos mais procurado por brasileiros. Não só por suas oportunidades de intercâmbio, mas principalmente pelas portas profissionais que o país pode abrir. Para auxiliar o crescente volume de empreendimentos que estão sendo fundados por brasileiros por lá, surge a Câmara de Comércio entre o Brasil e a Irlanda – uma iniciativa desenvolvida por empresários brasileiros que almeja fortalecer as relações comerciais entre as regiões. Seu lançamento oficial ocorrerá no dia 30 de abril, cuja plataforma já está disponível no link a seguir: (https://brazilirelandchamber.com/about-us/).
C – Promoção em Cruzeiros
Como parte das comemorações de seu aniversário de 75 anos, a Costa Cruzeiros lançou uma campanha promocional: 50% de desconto na tarifa marítima nos cruzeiros da temporada 2023/2024 na América do Sul, incluindo as travessias transatlânticas Europa-Brasil e Brasil-Europa, com embarques entre novembro de 2023 e maio de 2024. Até o dia 10 de junho, a companhia marítima garante 50% de desconto na tarifa marítima para o 1º, 2º, 3º e 4º hóspedes reservados em cabines internas, externas ou com varanda nas tarifas My Cruise e All Inclusive nos cruzeiros a bordo dos navios Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Fascinosa. Saiba mais em: (https://www.costacruzeiros.com/).
D – Energia Solar
O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 27 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 11,6 % da matriz elétrica do País. O dado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Desde 2012 a fonte solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 134,5 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 41,2 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 811,4 mil empregos acumulados. Com isso, também evitou a emissão de 35,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
E – Capacitação Profissional
A Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país, acaba de anunciar o lançamento do Provider IT Academy. Trata-se de um programa inovador, desenvolvido pela companhia, com o objetivo de capacitar futuros profissionais da área de tecnologia que possam vir a fazer parte da empresa posteriormente, a fim de fortalecer, ainda mais, a sua cultura organizacional. Para isso, o público-alvo que a Provider IT busca para a realização do programa são universitários dos cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação e áreas correlatas. Mais informações e inscrições: (https://provider-it.com.br/).
F – Cultura Popular
Tornar acessíveis imagens da cultura popular dos países é o objetivo do concurso internacional Wiki Loves Folklore, feito pela Wikipédia que pela primeira vez tem uma etapa brasileira. As inscrições são gratuitas, abertas a profissionais e amadores e vão até 31 de março. O prêmio principal é de R$ 2,5 mil. Podem ser inscritos registros visuais e sonoros de manifestações culturais brasileiras como danças folclóricas, festivais, músicas, culinária, tradições, rituais, artes, pessoas, trajes típicos e fantasias. Inscrições e mais informações: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wiki_Loves_Cultura_Popular_2023/Brasil/Sobre).
G – Wine Tasting
No dia 18 de abril, a capital paulista vai sediar a segunda edição do Interbev Wine Tasting, encontro de negócios exclusivo para compradores de importadoras, distribuidoras, lojistas e restaurantes. O objetivo é promover o contato entre produtores de vinhos e profissionais qualificados que atuam na compra de rótulos em importantes canais do setor no Brasil. A expectativa é trazer viticultores de 10 países, que vão apresentar seus destaques, tendências e novidades no evento. O diferencial do evento é o foco muito claro e definido em mediar o contato entre os expositores e os visitantes visando novos negócios. É uma oportunidade única para as empresas participantes iniciarem parcerias comerciais com os principais importadores e distribuidores brasileiros, e vice-versa. Informações e inscrições:
(www.interbevstrategy.com).
H – Gestora Imobiliária
Líder no mercado americano e com presença em 227 mercados, a incorporadora e gestora imobiliária global Greystar chega ao Brasil já com 8 projetos em andamento na capital paulista, sendo um deles com lançamento previsto para junho deste ano, o Ayra Pinheiros, voltado ao público de alto padrão. Ao todo, o aporte de recursos em todos estes empreendimentos supera os R$ 1,7 bilhão. Com a operação de mais de US$ 250 bilhões no setor imobiliário e a gestão de US$ 62 bilhões de ativos, o modelo de atuação vai seguir um padrão bem difundido nos EUA, na Europa e na Ásia, que consiste na construção ou arrendamento de imóveis voltados à locação, com contratos entre 3 e 18 meses. O Brasil é o segundo país em que a companhia abre suas operações na América do Sul, depois de ingressar pelo Chile. Saiba mais em (www.greystar.com).
I – Marketing Digital
O E-Summit chega a sua quarta edição e pela primeira vez o congresso de marketing digital acontece em dois dias, no Instituto SEB – A Fábrica, em Ribeirão Preto. Um evento cheio de experiências com nomes fortes do mercado de marketing e estratégias, que vão se apresentar em quatro palcos e vão compartilhar seus cases de forma descontraída em conjunto com ativações sensoriais e instalações relacionadas ao universo digital espalhadas pelo espaço. O E-Summit 2023 acontece nos dias 1º e 2 de junho. O objetivo principal é fomentar a ideia de democratizar o marketing, mostrar o seu poder e dar acessibilidade a todos. Ou seja, fortalecer o cenário local e gerar uma experiência única, trazendo players de mercado pela primeira vez na cidade. Inscrições e mais informações: (www.esummit.show).
J – Locadoras de Automóveis
As empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do ano passado, o total de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. As unidades compradas pelas locadoras significaram o recorde de 30,1% na participação do setor de locação no total de automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano de 2022 no Brasil. Em média, o investimento das locadoras por unidade foi de R$ 93,6 mil. No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 35,8% (211,009 carros). Em seguida, aparece a Volkswagen, com 16,6% (97.974 unidades).
K – Ranking 2023
A 100 Open Startups, plataforma líder em open innovation, abriu inscrições para o 8º Ranking 100 Open Startups — que destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações que mais fazem inovação aberta com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios. O Ranking objetiva promover a prática de open innovation com startups e contribuir para que as startups e corporações que colaboram entre si tenham cada vez mais destaque em seus segmentos de atuação. Para isso, as empresas interessadas podem se inscrever até o dia 15 de junho, pelo link:
(https://www.openstartups.net/site/ranking/participe.html).