Negócios em Pauta 28 a 30/07/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 27 de julho de 2018

A – Mulheres Empreendedoras

A empresária mineira Rosana Marques, fundadora da Ouseuse, é finalista do Empretec Women in Business Awards 2018, prêmio conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad), um reconhecimento às mulheres empreendedoras, que tenham participado do Empretec e que transformaram as comunidades onde atuam. O programa Empretec teve início em 1988 e já capacitou 400 mil pessoas em mais de 40 países, com o apoio da Unctad. Rosana criou a confecção de moda íntima Ouseuse há 24 anos e teve grande participação no desenvolvimento produtivo e econômico da pequena cidade de Juruaia, no Sul de Minas, tornando-a um polo da confecção de lingeries. Saiba mais em (www.ouseuse.com.br).

B – Decoração e Presentes

Entre os dias 16 e 18 agosto acontece, no Centro de Convenções Frei Caneca, a 32ª edição da Craft Design, uma das principais feiras de negócios, tendências, decoração, design, artes e presentes. A feira tem como premissa repensar e renovar, e por isso, nesta edição, foi repaginada e com novo formato. 70% dos expositores são formados por novos nomes com diferentes ideias e soluções que trazem fôlego a um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Utilitários, presentes, soluções para bem servir, moda, acessórios, papelaria, artigos infantis e têxteis, formam o mix de produtos que a feira oferece. Os expositores são escolhidos com critério na seleção e apresentados como uma vitrine para canais de distribuição de todo o País com a visita de lojistas, arquitetos, decoradores e empresários (www.craftdesign.com.br).

C – Educadores e Estudantes

O concurso cultural ‘Prêmio Instituto Criativo de Educação, Criatividade e Inovação’, a maior premiação educacional do Brasil, apresenta projetos criativos e inovadores de educadores e estudantes, é gratuito e está com as inscrições abertas até o dia 22 de setembro. Além das categorias de Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, que são tradicionais da educação formal, o evento traz a novidade das categorias Xadrez e Hipnoterapia. A ideia é a de apresentar os projetos de educadores e estudantes capazes de solucionar problemas do dia a dia, de forma autêntica, criativa e inovadora. Mais informações: (http://institutocriativo.org.br/concurso).

D – Canudos Plásticos

A Walt Disney Company anunciou ontem (26) que eliminará os canudos, mexedores e palitos de sorvete plásticos de todos seus parques temáticos do mundo até a primeira metade de 2019, alegando motivos de sustentabilidade ambiental. Com exceção do parque de Tóquio, que não está incluso no plano, essa medida eliminará mais de 175 milhões de canudos e 13 milhões de mexedores plásticos/ano. O comunicado veio logo depois que a rede norte-americana de cafeterias Starbucks anunciou que eliminará os canudos plásticos de todas as suas 28 mil lojas em todo o mundo, até 2020. O McDonald’s também revelou que substituirá o uso de canudos plásticos por canudos de papel em seus restaurantes do Reino Unido e da Irlanda.

E – Tecnologia de Alimentos

A 26ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos ocorre de 13 a 16 de agosto, em Belém. O tema: “O Uso Consciente da Biodiversidade: Perspectivas para o Avanço da Ciência e Tecnologia de Alimentos”. Serão discutidos os principais aspectos que visam à utilização plena da biodiversidade por meio de processos e/ou tecnologias limpas e com baixo impacto ambiental com o intuito de desenvolver inovação e sustentabilidade na produção de alimentos seguros e de qualidade. Terá programação científica com a participação de representantes dos mais diversos setores da área de alimentos e oferecerá minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Mais informações: (http://cbcta2018.com.br).

F – Máquinas e Equipamentos

Conhecer os desafios do setor diante das novas tecnologias disruptivas e como eles poderão evoluir com a digitalização nos próximos anos, será o foco do evento ‘Indústria 2027: riscos e oportunidades do Brasil diante de inovações disruptivas‘, que será realizado no dia 2 de agosto, das 13h30 às 17h, na sede da ABIMAQ. Os professores Luciano Coutinho (Unicamp), João Carlos Ferraz (UFRJ) e Rodrigo Sabbatini (Facamp) farão apresentação do estudo Indústria 2027, que foi desenvolvido para a CNI, por iniciativa da MEI – Mobilização Empresarial para Inovação.

G – Startups e o Varejo

Acelerar o desenvolvimento do ecossistema de startups, trazer soluções mais inovadoras para o varejo, aproximar e gerar networking entre startups e investidores, fomentar o empreendedorismo, estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo e incentivar o surgimento de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador. Esses são os objetivos do “Start me up”, concurso que irá premiar as melhores startups com negócios voltados ao varejo e consumo do país e que acontece dentro do Latam Retail Show, o mais completo evento para o mercado varejista da América Latina, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no Expo Center Norte. Saiba mais em (www.latamretailshow.com.br).

H – Exportar para Sustentar

O Congresso Brasileiro do Agronegócio, que será promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio e B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, no dia 6 de agosto, no Sheraton WTC São Paulo Hotel, das 8h às 19h, terá o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral como principal palestrante. Em sua fala, o diplomata abordará o tema ‘Geopolítica e Mercado Internacional: Impactos para o Brasil’, que está alinhado com a temática central do evento que é ‘Exportar para Sustentar’. Outros temas: Fontes de Financiamento para o Agronegócio; Comércio Exterior: Limites e Oportunidades; e Novo Governo e Prioridades. Mais informações: (www.cbaabagb3.com.br).

I – Marcas e Clientes

Provocar uma grande conversa sobre Experiência e compartilhar conteúdo relevante para profissionais interessados pela constante transformação da relação entre marcas e clientes. Esses são os objetivos do Adobe Experience House – evento que acontece entre 31 de julho a 2 de agosto, na Escola Britânica de Artes Criativas (R. Mourato Coelho, 1404 – Pinheiros), e que receberá importantes nomes do marketing digital, além de grandes empresas e escolas de tecnologia e negócios. O evento também trará o premiado infografista Luiz Iria, que falará sobre ‘os segredos de uma comunicação eficaz’, além de outros diversos workshops e briefing sessions, com a participação de clientes, parceiros e grandes empresas. Saiba mais: (www.adobe.com.br).

J – Morte Digital

Lançado oficialmente pela startup WebTech Brasil em 2015, o site Morte Digital foi criado para auxiliar quem deseja pôr fim à presença digital de usuários falecidos e pessoas que queiram planejar a sua própria morte digital (herdeiro digital). De posse do Atestado de Óbito e devidamente autorizados, o site efetua o contato com as empresas provedoras dos serviços de contas e efetiva o encerramento das mesmas, ou, ainda, converte as contas em um memorial, caso seja a decisão do solicitante. Outro serviços é a Nota de Falecimento, que permite às pessoas publicarem uma comunicação de falecimento de um parente ou amigo. Além de ser replicado nas redes sociais, fica registrado em um banco de dados público. Saiba mais em: (www.mortedigital.com.br).