Negócios em Pauta 28/12/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

A – Picapes mais poderosas e sofisticadas

Encerrando com chave de ouro o segundo ano consecutivo de recorde de vendas, a Ram acaba de lançar nas 53 concessionárias da marca a linha 2022 das maiores, mais capazes e mais luxuosas caminhonetes do país. Entre os pontos altos, há evoluções em tecnologia e algumas mudanças visuais, além da ampliação do leque de possibilidades para o comprador da Ram 2500. Sexto veículo premium mais vendido do Brasil e carro-chefe da marca, com 2.189 emplacamentos até o fechamento de novembro, a Ram 2500 Laramie entra no ano-modelo 2022 com retoques no design, graças às novas rodas e grade dianteira, esta com ainda mais elementos cromados. A picape mais capaz (pode rebocar 7.861 kg) também recebeu upgrades na central Uconnect, com tela de 12 polegadas – a maior da categoria.

B – Certificado Vacinal

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, publicou um novo decreto em que passa a obrigar a apresentação do certificado de vacinação para funcionários e visitantes. A decisão foi tomada “considerando a duração e o agravamento da atual situação da emergência sanitária, a necessidade de adotar medidas adequadas para combatê-la e a garantia do desenvolvimento das atividades em segurança”. A nova regra é válida para “todo o pessoal dos Dicastérios, organismos e escritórios que compõem a Cúria Romana e as Instituições Coligadas com a Santa Sé, e se estende a colaboradores externos e aqueles que, a qualquer título, desenvolvem atividades nos mesmos entes, ao pessoal de empresas externas e a todos os visitantes e usuários” (Ansa).

C – Nomes do Ano

Pelo segundo ano consecutivo, Arthur, com 2.728 registros entre os homens, e Laura, com 2.044 entre as mulheres, lideram entre os nomes de bebes mais escolhidos no estado do Rio de Janeiro. Porém, os 168 Cartórios de Registro Civil fluminenses responsáveis por registrar os nascimentos dos quase 200 mil bebês neste ano apontam uma tendência por nomes simples e curtos. É o caso de Gael, que até 2019 não figurava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 5ª posição. O mesmo se aplica a Theo, 14º em 2019, segundo em 2020 e 2021. Entre as mulheres, o mesmo fenômeno com nomes curtos despontando na lista dos 50 mais. Neste cenário surgem Maite e Eloa, pela primeira vez ranqueados entre os nomes mais buscados entre as meninas.

D – Trono de Pedro

O Vaticano anunciou que o papa Francisco beatificará João Paulo I no dia 4 de setembro de 2022, em uma cerimônia na Praça São Pedro. A data foi oficialmente divulgada pela Congregação para as Causas dos Santos. No último dia 13 de outubro, o Vaticano reconheceu um milagre atribuído a Albino Luciani, que comandou a Igreja Católica entre 26 de agosto e 28 de setembro de 1978, em um dos pontificados mais breves da história. O Papa “dos 33 dias” é o sexto Papa do século 20 que será beatificado. Antes dele, foram Pio X (1903-1914), João XXIII (1958-1963), Paulo VI (1963-1978) e João Paulo II (1978-2005) – (Ansa).

E – Processo de Revisão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou tomada de subsídios para a revisão do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). Contribuições serão recebidas, por meio do Sistema de Acompanhamento de Consultas Públicas, até 7 de fevereiro. O Plano é uma das principais ferramentas da Anatel para o incentivo à competição no setor de telecomunicações. O documento reúne medidas específicas destinadas à promoção da concorrência e estabelece os marcos para futuras reavaliações sobre o desempenho da competição setorial, visando sempre equilibrar suas medidas com o princípio da intervenção mínima no setor. Confirme em: (https://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C2564&Tipo=1&Opcao=andamento).

F – Expansão no Varejo

Seguindo seu sólido plano estratégico de expansão, a Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, vem consolidando sua presença por todo território brasileiro. Acaba de bater mais um novo recorde, totalizando 56 inaugurações somente em 2021 e 468 lojas no Brasil, intensificando a capilaridade de seus produtos e serviços para estar cada vez mais presente no cotidiano das famílias brasileiras. Só em 2021, o plano de expansão da companhia contemplou 18 lojas no Rio de Janeiro, 12 em São Paulo, 6 na Bahia, 5 em Minas Gerais, 4 no Rio Grande do Sul, 2 em Pernambuco, 2 em Santa Catarina, 2 no Tocantins, 2 em Espírito Santo, uma no Sergipe, uma no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul. Com isso, gerou mais de 1.400 empregos diretos e cerca de 5.600 indiretos, colaborando com as economias locais.

G – Serviços Tecnológicos

Sediado no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) festeja seu centenário nesta terça-feira (28). Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, esse instituto de pesquisa tem uma história marcada pelo pioneirismo e contribuições estratégicas para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Fundado em 1921, como Estação Experimental de Combustíveis e Minérios, ainda nesse período inicial o INT inaugura no Brasil pesquisas de novos processos industriais para aproveitamento das matérias-primas nacionais, o desenvolvimento da primeira liga ferro-manganês brasileira, testes com o primeiro carro movido a álcool e desenvolvimento de biocombustíveis. O INT também deu origem a outras instituições essenciais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, como a ABNT, o Inmetro e, mais recentemente, o Centro de Tecnologias do Nordeste (Cetene).

H – Vidros Sustentáveis

A Ambev anunciou que vai construir uma nova fábrica de vidros sustentáveis. Muito além de abastecer todo o país, a unidade representa a aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular. Com previsão de começar a operar em 2025, a unidade ficará no Paraná e vai ter um investimento de R$ 870 milhões. Toda a produção estará alinhada à meta da companhia de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. Produzirá garrafas a partir da reciclagem de cacos, recolhidos em parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas. A nova planta terá capacidade de produzir garrafas long neck, 300ml, 600ml e 1L para diversos rótulos, como Stella Artois, Becks e Spaten, e abastecerá suas cervejarias em diversos estados, além do próprio Paraná.

I – Programa de Aceleração

Estão abertas as inscrições para o Scale-Up Endeavor, jornada para acelerar as empresas que mais crescem e que, a partir de 2022, será o único programa de aceleração desenvolvido pela organização no país, consolidando as edições regionais àquelas voltadas para verticais de mercado. Contando com patrocínio gold da EY e acontece entre os meses de março a julho, selecionando scale-ups dos setores de serviços para grandes empresas, fintech, healthtech, agrotech e serviços para PMEs. O Scale-Up Endeavor tem expectativa de ampliação para demais regiões do país nas próximas edições e também no crescimento da diversidade racial e de gênero em sua rede, contando com uma busca ativa por empresas fundadas ou co-fundadas por mulheres e pessoas negras. Inscrições e mais informações: (https://endeavor.org.br/scaleup).

J – Energia Solar

A Swift, referência em qualidade de produtos alimentícios congelados, está dando um passo muito importante para a preservação do meio ambiente: a adoção de energia solar em 100% da sua rede de lojas no Brasil. O projeto é uma parceria com a Âmbar Energia, empresa do grupo J&F que atua desde a geração até a comercialização de energia. A iniciativa já está em fase de implementação, com painéis fotovoltaicos funcionando em diversas lojas. Até o segundo semestre de 2023, toda a rede será abastecida com energia solar. Nesta fase, o programa envolve um investimento de R$ 150 milhões pela Âmbar Energia, responsável por operar o sistema. O acordo também contempla o plano de expansão da Swift, garantindo o abastecimento por energia solar em todas as lojas inauguradas até 2025.

K – Estilo Vegano

A marca de lifestyle sustentável Linus, criadora da primeira sandália de plástico vegana nacional, caminha para a entrada no mercado de vestuário com uma edição limitada de uma camisa feita de linho com algodão cru, composta de fibra 100% natural. O lançamento marcou a expansão no portfólio de produtos da empresa, que cresceu 700% na pandemia e esteve presente na última edição da New York Fashion Week. Com a sustentabilidade diretamente atrelada ao negócio, para além dos produtos, a Linus compensa a emissão de carbono e 200% de todo o plástico que produz, possui os selos Eu Reciclo e Carbon Free, além de ser certificada pela organização internacional de direitos dos animais Peta. O objetivo é se tornar carbono negativa até 2026. Saiba mais: (https://uselinus.com.br/).