Negócios em Pauta 28/07/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 27 de julho de 2016

A – Importância do Plástico

Uma das matérias-primas mais estudadas no mundo, o plástico, gera eficiência energética, economia, alta performance e sustentabilidade em diversos tipos de aplicação. Na saúde é usado em materiais e equipamentos que tornam os procedimentos médicos mais eficazes e seguros. Na construção, possibilita redução no custo das obras e conforto térmico e acústico em algumas instalações. Entre as inúmeras aplicações do material, o Congresso Brasileiro do Plástico traz especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar cases sobre a contribuição do plástico no desenvolvimento ambiental, social e econômico. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de outubro no Teatro da PUC (Av. Ipiranga, 6.681, Porto Alegre). Informações: (www.congressodoplastico.com.br).

B – Rentabilizar Imóvel

Em época de crise, fica mais difícil pagar as contas, principalmente as despesas para manter o apartamento na praia ou a casa de campo, que muitas vezes não é usada com a frequência desejada por conta dos compromissos da vida moderna. Para quem está disposto a dividir a conta desse segundo imóvel e ainda ganhar um dinheiro extra, o site (www. querocompartilhar.com.br) disponibiliza um novo formato de negócio, o compartilhamento. Através desse sistema, a pessoa pode vender ou alugar quotas do imóvel, dividir as despesas e compartilhar a propriedade de forma programada, sem precisar se desfazer do bem. Por meio desse serviço, o proprietário disponibiliza seu imóvel no site que se encarrega de administrar a operação.

C – Tradução e Legendagem

Em agosto o Brasillis Idiomas oferece dois cursos online: Tradução para Legendagem, dia 12 de agosto, das 10h00 às 13h00, aulas sempre às sextas-feiras e Formação de Tradutores, dia 15 de agosto, das 19h30 às 21h, sempre às segundas-feiras. Para o curso de Tradução para Legendagem é preciso ter domínio do inglês e do português, boa digitação e ser aprovado no teste de seleção que consiste em tradução/versão no computador, um teste de compreensão oral, através de transcrição de áudio e entrevista em português e inglês. Já o curso de Formação de Tradutores é destinado a quem tem domínio do inglês e do português, boa comunicação oral, idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. O curso é reconhecido pela ATA (Associação Americana dos Tradutores), ABRATES (Associação Brasileira dos Tradutores) e SINTRA (Sindicato dos Tradutores). Mais informações (www.brasillis.com.br).

D – Materiais Elétricos

Sediada em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a Tramontina Eletrik completa este ano 40 anos de atividades. A companhia, que nasceu com o objetivo de fabricar peças de alumínio para redes de transmissão de energia, cresceu e se consolidou no mercado de materiais elétricos. Hoje ocupando 40 mil m² de área construída, a unidade tem capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico. Além do carro-chefe, que são os materiais elétricos, a empresa comercializa também equipamentos para atmosferas explosivas e peças injetadas de alumínio. Saiba mais no site: (www.tramontina.com.br).

E – Exportação de Peças

A Ford vai colocar em operação, a partir de 1º de agosto, um novo centro de distribuição de peças para exportação que visa a atender 12 unidades de produção da marca em vários países. Localizado na cidade de Suzano, esse centro logístico estará instalado no entreposto aduaneiro Cragea (Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos), numa área de 1.900 m², com estrutura dentro do padrão global da Ford. Com vantagens operacionais de logística, governança e redução de complexidade, a instalação trará mais agilidade no fornecimento de peças brasileiras para a Argentina, Venezuela, México, Rússia, China, Vietnã e Tailândia, Índia e África do Sul, estas últimas com duas unidades cada. Para atender esses países, a Ford utiliza operações multimodais que envolvem transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo.

F – Marketing Veterinário

A difusão dos assuntos relacionados ao Marketing na área da Medicina Veterinária ainda é escassa no Brasil, com a realização de poucas e insuficientes palestras, cursos e workshops. A partir dessa realidade, a Marketing Vet promove o I Fórum de Marketing Veterinário, no dia 29 de setembro, das 16h00 às 21h00, na Livraria da Vila – Shopping JK Iguatemi. O encontro objetiva o aperfeiçoamento técnico dos profissionais do setor veterinário, a fim de que possam entender melhor as ferramentas de Marketing disponíveis para esse nicho e como usá-las em benefício do seu negócio. O público-alvo do encontro são médicos veterinários, autônomos, docentes do curso de Medicina Veterinária e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas afins. Informações: (www.marketingvet.com.br).

G – Desafios da Contabilidade

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP realizará no mês de setembro a 5ª Semana Paulista da Contabilidade. Entre os dias 16 e 21 serão realizadas palestras com temas atuais e importantes para os profissionais da área. Para participar, basta fazer a inscrição no site da entidade. Este ano o tema do evento será “Contabilidade: Novos Cenários, Grandes Mudanças”. O encontro reunirá renomados conferencistas brasileiros e destacará a relevância e a excelência da Contabilidade. Terá duração de seis dias e é destinado aos profissionais da Contabilidade e docentes e estudantes de Ciências Contábeis interessados em participar de palestras e painéis. Informações tel. 3224-5100.

H – Liderança no Agronegócio

A liderança é um dos temas centrais do 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), que ocorre no dia 8 de agosto, no Sheraton WTC São Paulo Hotel, realizado pela ABAG. A temática será abordada no painel denominado Liderança no Agronegócio, e para falar sobre o assunto foram convidados, como debatedores a Senadora da República (PP/RS), Ana Amélia Lemos, o Presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, o Presidente do Conselho Diretor da ANDEF, Eduardo Leduc, e o Economista e Sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros. Como moderador do painel, o Colunista de Economia do Estadão Celso Ming.As Inscrições e mais informações: (www.abag.com.br/cba).

I – Cinema e Audiovisual

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, acontece o XII Congresso do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, na FAAP. Professores, estudantes, profissionais do audiovisual, gestores públicos e pesquisadores discutirão as novas demandas do ensino e oportunidades para o setor, refletindo, ainda, sobre quais são os melhores caminhos e os desafios para formar essa nova geração que está chegando ao mercado em meio a tantas transformações. A temática dará continuidade às discussões do 1º Seminário Paulista de Ensino e Mercado de Trabalho em Audiovisual. Inscrições são gratuitas e já estão abertas. Vide programação em: (http://forcine.org.br/site/2016/07/programacao/). Inscrições em: (http://migre.me/unPuf).

J – Direito Autoral

A música faz toda a diferença na hora de ir às compras e pode até manter os clientes por mais tempo dentro de lojas e mercados. Por isso, investir na trilha sonora certa deve ser prioridade para empresários e gestores. Operando no Brasil desde o ano passado, a RadioSparx (www.radiosparx.com.br) é uma novidade desse segmento: por meio de licenciamento musical feito diretamente com artistas independentes, a plataforma barateia os gastos com direitos autorais em até 90% para os estabelecimentos comerciais. Hoje, já são mais de 400 mil músicas disponíveis em cerca de mais de 160 estações de streaming.

K – Jogos do Conhecimento

O maior site de matemática do mundo, a Khan Academy, entra no clima de competição com os Jogos do Conhecimento, para celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Por meio da plataforma, alunos podem se tornar atletas da matemática e ganhar medalhas a partir do uso de vídeos, conteúdos e exercícios disponíveis. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, a Khan Academy oferece videoaulas e exercícios gratuitos que podem ser acessados em qualquer lugar. Além de auxiliar estudantes por meio do ensino personalizado, que reconhece quais habilidades eles dominam e quais ainda precisam praticar, o site permite que o professor tenha acesso ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Para participar, basta acessar o site (https://pt.khanacademy.org/partner-content/jogosdoconhecimento).

L – Semana da Computação

Estão abertas as inscrições para a 19ª Semana da Computação (SemComp19), promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento será realizado entre os dias 12 e 19 de agosto e tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes por meio de atividades ligadas à tecnologia. A programação inclui palestras e mesas-redondas com diversos temas, além de minicursos, atividades culturais, competições e feira de recrutamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de agosto. Para participação nos minicursos, há uma taxa no valor de R$ 30,00, que dá direito a participar de dois deles. Outras informações no site: (www.semcomp.icmc.usp.br).

M – Evento para Startups

Estão abertas as inscrições para o IBM SmartCamp Brasil 2016, competição global que visa desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e as startups de diversas formas, ajudando-as cada vez mais a ganhar visibilidade no mercado. A etapa brasileira acontece entre os dias 23 e 24 de novembro. As startups ficarão imersas durante dois dias no mundo do empreendedorismo, participando de atividades que ajudarão no seu modelo de negócios, como dicas de como melhorar o pitch, mentorias, acesso a especialistas, investidores, parceiros e influenciadores do mercado, entre outros. A startup vencedora terá a chance de participar do Launch Festival, no Vale do Silício, onde será realizada a final do IBM SmartCamp Global. Inscrições e informações: (www.ibmsmartcampbrasil.com.br).

N – Trainee AG 2017

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o Programa Internacional de Trainee AG 2017, para candidatos de todas as formações acadêmicas, graduados entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016. Os interessados devem se cadastrar pelo site (www.agjovem.com.br). Na página, os candidatos encontram todas as informações sobre o programa. Nas cinco edições anteriores, o Programa somou mais de 138 mil inscrições, registrando um dos maiores volumes de candidatos no mercado. A experiência internacional é um dos grandes atrativos do programa. Os jovens selecionados visitam obras da multinacional brasileira em diversas regiões do País e no exterior. A Andrade Gutierrez tem 67 anos de história, com mais de 900 projetos de engenharia realizados em mais de 20 países.