Negócios em pauta 17/07/2015

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de julho de 2015

A – Democracia e Internet

No próximo dia 23 (5ª feira), às 19h00, o projeto Eu Voto, ferramenta que busca participação da sociedade em projetos de lei, da Open Knowledge Brasil (organização internacional que promove ferramentas para um governo aberto) realiza um debate sobre Democracia e Internet, no Centro Cultural São Paulo. Participam: Marina Silva (ex candidata à presidência), Santiago Siri (Partido de la Red, Argentina), Milton Jung (âncora da CBN), Ariel Kogan (Open Knowledge Brasil) e Heloisa Pait (Unesp). O evento visa estimular discussões sobre uma nova cultura de participação política que está surgindo no século XXI. Informações e inscrições pelo link (http://br.okfn.org/euvoto).

B – Língua Chinesa

O Instituto Confúcio na Unesp oferece o melhor curso de chinês do Brasil. As inscrições para as turmas do segundo semestre estão abertas. As aulas terão início no dia 4 de agosto e serão ministradas na sede no campus universitário da Unesp, no Ipiranga. O curso consiste em 3 horas de aulas por semana, organizado em módulos semestrais de 50 horas, com opções de horário, inclusive aos sábados. A ênfase é na conversação, dirigida para aspectos práticos do dia a dia. Informações ([email protected]), tel. 2066-5950 e (www.institutoconfucio.unesp.br).

C – Conquista da Longevidade

Consolidados como uma das mais destacadas iniciativas voltadas à difusão e discussão do tema em âmbito nacional, os Prêmios Longevidade Bradesco Seguros chegam à sua quinta edição, contemplando as modalidades de Jornalismo, Histórias de Vida e Pesquisa em Longevidade, voltado à comunidade acadêmica. O principal objetivo é difundir para a sociedade brasileira a importância da conquista da longevidade em seu conceito mais amplo, valorizando ações que conciliem planejamento financeiro com envelhecimento ativo e saudável, qualidade de vida, bem-estar e preparação dos mais jovens para o futuro (www.premiosdalongevidade.com.br).

D – Veleiros em Portugal

A Wind Charter, líder no mercado de aluguel de veleiros no Brasil, acaba de firmar uma parceria internacional. Todo o padrão de serviços oferecido na região de Paraty, também poderá ser desfrutado em Portugal, nas lindas paisagens do Porto. Por lá estarão disponíveis cinco barcos: dois de 33 pés e dois de 40 pés da marca Green Line, além de um catamarã Lagoon 39, que acomodam de quatro a oito pessoas no pernoite. Todos possuem aquecimento, televisão, sistema de som em todos os ambientes, além de uma cozinha super equipada. O charter no Douro é algo mais exclusivo, perfeito para curtir em família ou amigos, que queiram relaxar e curtir a vida a bordo. Saiba mais em (www.windcharter.com.br).

E – Jovens Aprendizes

O Espro – Ensino Social Profissionalizante está com inscrições abertas para o programa Jovem Aprendiz. São 38 vagas, voltadas para jovens de 16 a 20 anos, para trabalhar com rotinas administrativas na região central e zona Sul da capital. Oferecidas por uma empresa seguradora, as oportunidades tem carga horária de 6h por dia, e oferecem registro CLT, salário fixo e benefícios. O foco do curso dado na Atividade Teórica é de acordo com a vaga que o jovem ocupa. Para concorrer a uma das vagas, cadastrar o currículo na Seção do Jovem Aprendiz do Espro: (http://www.espro.org.br/aprendiz).

F – A Física e o Esporte

No próximo dia 25, o Instituto de Física da USP (IFUSP) promove “A Física e as Atividades Esportivas”, mais uma palestra do 10º Ciclo de Palestras Física para Todos. O evento aborda a questão da física aplicada aos esportes e conta com participação de Otaviano Helene, professor do IFUSP e coordenador do projeto. Será possível entender como a Física está presente nos aspectos de atividades esportivas como o lançamento do martelo, a corrida de 100 metros rasos ou o salto com vara. Para isso, são usados conceitos de Física como a força, a energia e a potência mecânica. Inscrições podem ser feitas pelo site (http://portal.if.usp.br/extensao/). A programação é gratuita e aberta ao público.

G – Cursos de Arte

O Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP abre inscrições para cursos de artes de curta duração para o segundo semestre do ano. O objetivo é tornar acessível ao público parte do conhecimento que, em geral, é oferecido exclusivamente aos alunos de graduação. O Ateliê de Artes para Crianças foi desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos. O curso Vivências com a arte é dirigido a jovens e adolescentes entre 13 e 18 anos. O curso constitui-se de experiências individuais e coletivas voltadas para desenho, gravura, pintura, escultura, modelagem, fotografia, vídeo e instalação. Mais informações tel. 3091-4430 ([email protected]), site (http://www.cap.eca.usp.br/cultextensao).

H – Terceiro Setor

Na próxima terça-feira (21), às 14h00, acontece na sede do CRCSP (Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis), o lançamento do ‘Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor – Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social’. O Manual contribui para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e prestações de contas necessárias para o atendimento do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que entra em vigor no próximo dia 27. Com o Marco, as OSCS passam a cumprir procedimentos mais rígidos, o que reforça a importância da participação do profissional da Contabilidade na transparência das prestações de contas e gestão.

I – Projeto Golfe

A Federação Paulista de Golfe, por meio do projeto Golfe de Ana a Zé, dará aulas gratuitas de golfe em dois finais de semanas aos frequentadores do Shopping D (Av.Cruzeiro do Sul,1.100, Canindé). As clínicas acontece nos neste sábado (18) e domingo (19), e 1º e 2 de agosto, das 15h30 às 20h00, e são abertas a pessoas de todas as idades. Não é necessário ter experiência prévia na modalidade. Patrocinado pela TNT Mercúrio, o projeto tem a missão de divulgar o golfe para a comunidade por meio de aulas gratuitas ministradas em espaços públicos. Outras informações em (www.fpgolfe.com.br).

J – Caçador de Tendências

Coolhunter é uma profissão ainda pouco conhecida. O que faz exatamente este profissional? E qual seu mercado de trabalho? Essas e outras questões serão apresentadas e respondidas no curso de férias Coolhunting, que está sendo lançado pela Faculdade Santa Marcelina. Entre os próximos dias 20 e 31, a doutora em artes Patrícia Sant’Anna e a coolhunter e mestre em design de, Moda Layla Mendes, apresentam de forma prática a arte de descobrir e ditar novas tendências de estilo e comportamento, através da observação. Mais informações tel. 3824-5800 ou (www.fasm.edu.br).

K – Desenho é Panc

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, realiza no dia 25, sábado às 14h30, o programa educativo Uma Tarde no Museu com a Oficina “Desenho é Panc”. Voltada às famílias e ao público em geral, a atividade tem vagas limitadas, com inscrições gratuitas pelos contatos ([email protected]) ou tel. 3026-3913. A indicação etária é a partir de 5 anos. Os participantes serão convidados a fazer uma expedição pelo jardim do MCB para identificar plantas alimentícias não convencionais (Panc) que crescem espontaneamente entre a vegetação do Museu. Após a identificação, serão confeccionados pincéis, com gravetos, para desenho e pintura do material coletado no jardim.

L – Crédito Para a Micros

O Governo do Estado colocou à disposição das empresas uma linha de financiamento para capital de giro com objetivo de apoiar a recomposição de estoques e a compra de insumos e matéria-prima, necessários para atividades do dia a dia do negócio. Para acessar o financiamento as empresas interessadas devem estar enquadradas nas regras na linha e nos critérios de análise da Desenvolve SP. Os interessados podem entrar no site (www.desenvolvesp.com.br) e solicitar o financiamento diretamente na ferramenta Negócios Online e acompanhar todas as etapas e o andamento do pedido.

M – Controle de Temperatura

Em frigoríficos, supermercados, avícolas e indústrias alimentícias, a temperatura do ambiente e dos alimentos é fator crucial para a qualidade dos produtos. Por isso, o monitoramento e controle são fundamentais. E é para atender as necessidades dessas atividades que a Instrutherm lança o TI-445, um modelo de termômetro que engloba num único aparelho o sensor infravermelho – para medição à distância – e o sensor tipo espeto – para ser introduzido no alimento. A empresa está há mais de 30 anos no mercado e dispõe de produtos utilizados em setores como segurança e medicina do trabalho, laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros. Mais informaçõs (www.instrutherm.com.br).

N – Casamento Sustentável

Para atender com requinte todos os requisitos de um casamento “verde”, o Eco House é um espaço de eventos com estrutura 100% ecológica, ambientação e decoração rústica, porém sofisticada. Possui diversos certificados e selos, sendo o primeiro na América Latina a receber o AQUA (Alta Qualidade Ambiental). O piso da pista possui a tecnologia “Sustainable Dance Floor”, onde placas acumulam energia quando as pessoas dançam, gerando eletricidade para o uso da própria casa. A água de reuso é armazenada em uma cisterna, podendo ser vista pelos convidados. Ao final do casamento, um Econômetro informa o cálculo do que os convidados deixaram de consumir, em termos de energia (www.ecohouseeventos.com.br).