Negócios em Pauta 28/02/2023

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A – UE: veto a carros a gasolina a partir de 2035

O Parlamento da União Europeia aprovou de forma definitiva o acordo que proíbe a venda de novos carros movidos a diesel ou gasolina no bloco a partir de 2035. O texto recebeu 340 votos a favor e 279 contrários, além de 21 abstenções, confirmando o objetivo da UE de zerar suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em novos carros de passeio e veículos comerciais leves até 2035. Antes disso, o bloco já quer reduzir as emissões em 55% para automóveis e 50% para furgões até 2030. Até 2025, a Comissão Europeia deve apresentar uma metodologia para avaliar e comunicar os dados de emissões de veículos comercializados no mercado comum. “A proibição de carros a gasolina e diesel a partir de 2035 é uma boa notícia para a saúde de 500 milhões de pessoas, que a cada ano veem desaparecer uma cidade de 400 mil habitantes apenas na Europa por causa da poluição atmosférica”, disse o presidente da Sociedade Italiana de Medicina Ambiental, Alessandro Miani (ANSA).

B – Exportação de Açúcar

O açúcar foi o grande destaque na movimentação de cargas no Porto de Santos em janeiro, com crescimento de 37,2%, somando 1,2 milhão de toneladas, se comparado ao mesmo período de 2022. A commodity foi o destaque entre as cargas de exportação, acompanhada pelo milho, que também apresentou bom desempenho, totalizando 1,4 milhão, um crescimento de 43,2%. O movimento geral em janeiro alcançou 10,1 milhões de toneladas. Contêineres totalizaram 352.855 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma redução de 8,1% sobre janeiro do ano passado (384.073 TEU), período em que foi registrado o recorde histórico para o mês. O fluxo de navios registrou 399 embarcações, 2,8% superior a janeiro de 2022. Outras informações: (https://www.portodesantos.com.br/).

C – Evento Multiesportivo

Maior e mais completo evento multiesportivo, de nutrição, bem-estar e fitness da América do Sul, o Arnold South America 2023 acontece entre entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. A versão brasileira do evento criado por Arnold Schwarzenegger será, uma vez mais o ponto de encontro de atletas, celebridades, influenciadores, pessoas que buscam qualidade de vida e grandes marcas ligadas ao esporte e alimentação saudável. A menos de dois meses da abertura do evento, cuja expectativa de público é superior a 90 mil visitantes, é possível adquirir ingressos a preços promocionais. Os valores ainda estão ativos e é possível garantir presença pelo site: (arnoldsouthamerica.com.br).

D – Contabilidade e Tecnologia

A Conta Azul, fintech que oferece um ERP de gestão financeira para empreendedores, realiza a quinta edição da Conta Azul Con, a maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina. O evento acontece entreos dias 13 e 15 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e o tema é “Caminhos para o impossível”. Cafu, capitão do penta do Brasil, é um dos palestrantes já confirmados. Além dele, novos nomes foram confirmados: Martha Gabriel, referência mundial em estratégias digitais de negócios e o Clayton Oates, palestrante internacional e Top 25 pensadores líderes da contabilidade no mundo. A programação completa e demais informações estão disponíveis no link: (https://con.contaazul.com/).

E – Liderança em Vinhos

A Concha y Toro reporta sua liderança no mercado brasileiro, sendo a vinícola mais conhecida e de maior expressão no país. Sua principal marca, Casillero del Diablo, segundo a Kantar, é a mais lembrada entre consumidores de vinhos importados. Dados da Nielsen, por sua vez, atestam que a gigante chilena é a vinícola líder de mercado em vinhos importados, sendo quase três vezes maior em market share que o segundo colocado. O rótulo Reservado Concha Y Toro ocupa primeiro lugar em vendas no país, e Casillero del Diablo, o segundo, de acordo com a consultoria. Fonte e mais informações: (www.descorcha.com.br).

F – Reality de Inovação

O Rocket, o principal reality de inovação e empreendedorismo do Brasil — produzido pela RPC, afiliada Globo no Paraná –, divulgou as novidades da quinta temporada, que será realizada em 2023. Serão 40 startups participantes, em quatro categorias: agro e indústria, vida, gestão e varejo. Além disso, a edição traz mais novidades para o ecossistema, que inclui estudantes, startups e empresas consolidadas. O evento terá uma Academia da inovação, com aulas masterclass ministradas por grandes nomes da inovação e do empreendedorismo, que trarão conteúdos fundamentais para o sucesso dos empreendedores, em uma prova com doze horas de duração e um grande desafio, em que os participantes devem apresentar soluções que impactam a sociedade. Inscrições: (https://rocket2023.paniclobster.com/).

G – Porto de Paranaguá

O Grupo FTS Par arrematou o contrato de arrendamento da área portuária denominada PAR 50 no Porto de Paranaguá, com valor de outorga ofertado de
R$ 1 milhão. O leilão, promovido pela empresa pública Portos do Paraná, foi realizado na B3, em São Paulo, na sexta-feira (24). O contrato terá 25 anos de duração e prevê investimentos de R$338,2 milhões ao longo do período. A área, no lado oeste do cais do porto, tem 85 mil m² e é destinada à movimentação de granéis líquidos. A FTS Par atua há mais de 35 anos no setor portuário, na movimentação de granéis sólidos e carga geral. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembrou que, desde 2019, a empresa que administra os Portos de Paranaguá e Antonina trabalha no arrendamento de áreas portuárias (https://ftsgroup.com.br/).

H – Parque Eólico no Adriático

e a empresa italiana Hope, anunciaram um projeto para construir um novo parque eólico flutuante no Mar Adriático. O projeto Barium Bay prevê a elaboração de um parque eólico com uma potência de até 1.100 megawatts e ficará a mais de 40 km de distância da costa de Bari. O local deverá ter 74 aerogeradores com potência de 15 megawatts cada e poderá produzir mais de três bilhões de quilowatts-hora por ano, ou seja, uma quantidade suficiente para atender às necessidades de mais de um milhão de famílias. No momento, os responsáveis pelo Barium Bay estão concluindo os estudos ambientais e técnicos para enviar o mais breve possível aos ministérios competentes (ANSA).

I – 20 Anos Depois

O lateral-esquerdo Marcelo, que estava sem clube após rescindir com o Olympiacos, da Grécia, retornou ao Fluminense depois de 17 temporadas no futebol europeu. Aos 34 anos de idade, o brasileiro assinou um contrato válido até o fim de 2024 e se tornou o principal reforço do clube carioca para 2023. Marcelo, que também foi cogitado pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, foi revelado pelo Fluminense em 2005 e permaneceu um ano no Tricolor. O lateral se destacou e fechou no final de 2006 com o Real Madrid, onde permaneceu até 2022 e conquistou quase 25 títulos. “De volta ao lugar onde tudo começou”, escreveu Marcelo em suas redes sociais. Outro clube brasileiro que protagonizou um retorno foi o Internacional, que trouxe de volta o atacante Luiz Adriano, de 35 anos. O jogador defendeu o Milan entre 2015 e 2016 (ANSA).

J – Transporte de Carga

A DHL Global Forwarding, especialista em frete aéreo e marítimo do Grupo Deutsche Post DHL, oferece o MMEX, serviço multimodal entre Índia e Brasil, que reduz o custo logístico em até dois dígitos e o tempo de transporte de carga em 75%. Por esse serviço, a carga embarca em transporte marítimo nos portos de Mumbai e Chennai, para o hub multimodal da DHL em Dubai, onde passa por baldeação para o modal aéreo, chegando ao Brasil pelo aeroporto de Viracopos. O tempo de trânsito é de 12 dias de Mumbai até Viracopos e de 18 dias de Chennai ao aeroporto brasileiro. Se transportada por via marítima apenas, seriam de 36 dias de Mumbai e 43 dias de Chennai. A redução de custo do frete combinado rodo-aéreo para o rodo-marítimo-aéreo depende da natureza da carga e do local de origem e destino (https://www.dhl.com/br-pt/home.html).

K – Capacete de Grafeno

A Taurus Helmets, empresa brasileira pioneira na fabricação de capacetes no Brasil, traz mais uma novidade ao mercado: o primeiro capacete feito de grafeno do mundo. Após dois anos de estudos em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e UCS Graphene, conseguiu aprimorar o material para viabilizá-lo na estrutura fabril de Mandirituba/PR. O primeiro capacete de grafeno a chegar no mercado vem por meio da Urban Helmets, marca premium do grupo, responsável por toda inovação em tecnologia, materiais e canais de venda. Nomeado de Graph-X Black, o capacete será do modelo Cafe Racer e começará a ser vendido no site por R$ 989 após o lançamento oficial no 12º Salão Nacional e Internacional das Motopeças, em São Paulo, entre os dias 08 e 11 de março, no Expo Center Norte.