Negócios em Pauta 26/11/2021

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quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A – Afegã da revista é acolhida pela Itália

Sharbat Gula, a afegã de olhos verdes imortalizada em uma capa da revista National Geographic em 1985, chegou à Itália no âmbito de um programa de evacuação e acolhimento promovido pelo país europeu. A medida foi tomada após os apelos de Gula para deixar o Afeganistão em função da tomada do poder pelo grupo fundamentalista Talibã. Ela foi imortalizada pelo fotógrafo Steve McCurry em 1984, no campo de refugiados de Peshawar, no Paquistão. Na época, ela tinha apenas 12 anos, e a foto estampou a capa da National Geographic em junho de 1985. Seu olhar intenso voltado à câmera fez com que ela fosse chamada de “Mona Lisa do Terceiro Mundo”. Depois de 17 anos, em 2002, McCurry reencontrou Gula no campo de refugiados de Nasir Bagh, também no Paquistão, e a fotografou novamente (ANSA)

B – 450 mil Unidades


O Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, no estado de Pernambuco, atingiu a marca de 450 mil unidades produzidas do Jeep Renegade. Líder de vendas em seu segmento, o Renegade é o Jeep mais vendido de 2021 no Brasil, com mais de 67 mil unidades emplacadas até o momento. Ele ainda ocupa a quarta posição entre os veículos mais vendidos no país. Além do seu sucesso em território nacional, o carro é exportado para outras 12 nações da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile. Inaugurado em 2015, o Polo Automotivo da Stellantis foi responsável por estrear a plataforma de conectividade Adventure Intelligence, que proporciona várias funcionalidades de assistência, conveniência, entretenimento e segurança aos consumidores (ANSA).

C – Negócios Internacionais


A B3, bolsa do Brasil, escolheu Singapura, na Ásia, para sediar um novo escritório comercial. Com o objetivo de atender clientes da Ásia e Oceania, o local foi escolhido por ser um importante centro financeiro asiático, além de ser geograficamente bem localizado, permitindo fácil acesso a países com potenciais clientes como Índia e Austrália. Sérgio Gullo é o executivo à frente do escritório, com o cargo de diretor de desenvolvimento de Negócios Internacionais para Ásia e Oceania na B3. Antes de assumir o cargo em Singapura, o executivo liderou a operação da B3 em Londres por cerca de 10 anos, de onde cobria Europa e Asia.
A B3 já conta com outros três escritórios internacionais: em Chicago, nos Estados Unidos; em Londres, na Inglaterra; e em Xangai, na China.

D – Crédito Imobiliário


A Creditú, fintech especializada em oferecer crédito imobiliário com operações no Chile, Peru e México, anuncia sua chegada ao Brasil. Criada em 2017, a Creditú já emitiu R$1.5 bilhão nos primeiros 3 anos de operação em financiamentos imobiliários para 3.000 residências familiares, tendo alcançado 1% do mercado chileno com crescimento mensal de 20%. A fintech acredita que o país possui um potencial ainda maior de desenvolvimento, devido à baixa penetração do portfólio de empréstimos imobiliários sobre o PIB. Em 2020, o total de empréstimos imobiliários representava cerca 10% do PIB nacional, indicando que o mercado ainda é nascente em comparação a países mais desenvolvidos como Chile (26%), Estados Unidos (60%) e Holanda (90%). Saiba mais em: (www.creditu.com.br).

E – Reunião Bilateral


O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez (Marito), vão se reunir nos próximos dias para autorizar as obras da nova ponte internacional entre os dois países, conectando o município paraguaio de Carmelo Peralta a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. As obras terão recursos da Itaipu Binacional. A ligação já está 73% concluída e deve ser inaugurada em meados do ano que vem.
Essa nova ponte sobre o Rio Paraguai, faz parte de um projeto maior, que é a Rota Bioceânica, permitindo que produtos brasileiros e paraguaios sejam embarcados em portos chilenos do Oceano Pacífico, reduzindo o tempo de viagem das exportações para países do Oriente, como China, Japão e Coreia do Sul.

F – Conteúdos On-line


Alinhada ao conceito de inclusão produtiva com ênfase no fomento na geração de trabalho e renda via empreendedorismo, a Artemisia anuncia a segunda edição do programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores. A iniciativa gratuita conta com conteúdos on-line, enviados por WhatsApp, voltados a capacitar empreendedores de diversos segmentos e setores, no processo de digitalização dos negócios e no aumento da sua produtividade. As inscrições estão abertas. A novidade da atual edição do programa é que não haverá processo seletivo, ou seja, todos os inscritos poderão participar de uma jornada de conhecimento on-line e gratuita com duração de seis semanas. Inscrições: (https://impactosocial.artemisia.org.br/jornada-empreendedora).

G – Meeting de Cibersegurança


A Ostron, primeiro centro de excelência em Confidential Computing da Intel na América Latina, apresenta a edição do 1º Meeting Cybersecurity Ostron em parceria com Intel. Com a proposta de ser um debate com troca de experiências e um game entre os profissionais da área, o evento mostra a relação da proteção de dados da sua empresa e a vantagem competitiva que ela pode apresentar, assim como os passos para sair à frente e afastar os riscos de ataques cibernéticos. O evento será realizado no próximo dia 30 (terça-feira), às 10h, e tem vagas limitadas para os profissionais de cibersegurança. As inscrições gratuitas são feitas pelo link: (https://intel.ostron.com.br/#Temas).

H – Capital dos Túneis


A capital paulista recebe, de 1 e 4 de dezembro, o 5º Congresso Brasileiro de Túneis, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento reúne empresas, acadêmicos e profissionais consagrados no trabalho de projetar e construir obras subterrâneas para cidades, rodovias e ferrovias, contribuindo assim para abreviar distâncias e deixar a superfície para o desfrute das pessoas. Este Congresso vai discutir as inovações em obras subterrâneas de modo a abrir caminho para um futuro melhor. A opção por um evento híbrido, presencial e virtual, permite a presença física dos congressistas nas palestras e na área reservada para os estandes das empresas patrocinadoras. Isso será possível graças à redução acentuada dos casos de Covid-19 em todos o país e também graças ao rigoroso cumprimento das medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades. Inscrições: (https://5cbt.tuneis.com.br/).

I – Movimentação no Porto


As operações de contêineres, soja em grãos e fertilizantes foram os destaques na pauta de mercadorias movimentadas no Porto de Santos em outubro. Somando 412,6 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), a carga conteinerizada cresceu 7,5% no mês, elevando o acumulado do ano para 4,0 milhões de TEU, mantendo um crescimento de dois dígitos (18,3%) e caracterizando-se como as melhores marcas para os dois períodos. Os embarques de soja em grãos surpreenderam e apresentaram um volume considerável para a ocasião ao atingir 218,2 mil toneladas, visto que os embarques neste mês já estariam encerrados em outubro como em 2020. As descargas de fertilizantes continuam aquecidas, somando 724,9 mil toneladas no mês, ampliando o acumulado no ano para 6,5 milhões de toneladas. Outras informações: (www.portodesantos.com.br).

J – Crédito Tributário


Fiscalização e controle do crédito tributário constituiu o ponto central dos embates entre pagadores de impostos e as autoridades fiscais do país. De acordo com o relatório Justiça em Números do CNJ, processos tributários e dentro deles os que tratam do direito de apuração e uso de crédito pelas empresas constituem a maior parte das disputas. Para avaliar qual é o momento e as tendências para os próximos anos, a APET – Associação Paulista de Estudos Tributário definiu esse tema como eixo dos debates da edição de número 19 de seu Simpósio de Direito Tributário, que acontece dias 2 (quinta) e 3 (sexta) nas formas presencial e por transmissão pela Internet. Para participar, acesse (http://www.apet.org.br/simposio-de-direito-tributario-2021/).

K – Criadores de Conteúdo


A One Big Media é uma mediatech especializada em desenvolver e impulsionar criadores de conteúdo (creators). Com modelo de negócio inovador, a startup realiza um diagnóstico completo dos conceitos e ideias dos canais, bem como a performance, e junto com um time de especialistas se dedica a ajudá-los a evoluírem em métricas, metadados e na profissionalização e co-criação dos conteúdos. Ao firmar parceria com os creators, a empresa calcula o valuation do canal, paga uma quantia inicial e passa a ser detentora (sócia) de um percentual deste ativo digital. Ao mesmo tempo em que atua na otimização dos canais, a One Big Media oportuniza espaços para campanhas e projetos especiais, sob medida, de branded content. Saiba mais em: (https://www.youtube.com/c/onebigmedia).