Negócios em Pauta 26/04/2019

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 25 de abril de 2019

A – Talentos Acadêmicos

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) identifica jovens talentos de baixa renda com alto potencial acadêmico, entre 12 e 15 anos de idade, e concede bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional – do ensino fundamental à universidade. Conta ainda com a plataforma online de estudos disponível aos candidatos que foram selecionados no processo seletivo. Os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional. Em 2019, o Instituto completa 20 anos de trajetória e já teve 120 mil inscrições para o processo seletivo – dentre eles, 2. 866 estudantes tornaram-se bolsistas neste período. Saiba mais em (www.ismart.org.br).

B – Seminário Jurídico

A primeira edição do Seminário Jurídico do Secovi-SP 2019 trata da Lei dos Distratos, e acontece entre os dias 13 e 20 de maio, das 19 às 21h, em sua sede (Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana). Advogados, profissionais do mercado imobiliário e demais interessados no tema de distratos, terão a oportunidade única de entender os aspectos contratuais e práticos da Lei nº 13.786/2018, explicados por especialistas no assunto. Entre os temas, “Questões contratuais da nova Lei do Distrato – Incorporação e Loteamento”; e “Aplicabilidade e perspectivas no Poder Judiciário frente à lei dos distratos”. Inscrições e mais informações: tel. (11) 5591-1306 (www.secovi.com.br).

C – Contribuição da Zootecnia

O 2º Encontro de Zootecnistas do Estado, realizado pelo CRMV-SP, que acontece no dia 14 de maio na FZEA-USP, em Pirassununga, trará palestras sobre assuntos que envolvem diretamente a mesa das famílias brasileiras, a diversificação dos produtos de origem animal para atender a crescente demanda por alimentos da população humana global. A proposta do encontro é contextualizar a Zootecnia nas práticas que resultam em alimentos mais tecnológicos e contribuem para o desenvolvimento de melhores soluções para a saúde alimentar dos cidadãos. Inscrição e mais informações: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetGMpjQAbWCOvF52T7UM5JrNNnOjtFlkGCtBlgY6fbqAr6IA/viewform).

D – Resíduos Sólidos

No dia 7 de maio, das 08:30 às 12:30, será realizado o Workshop Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento acontece no hotel Transamerica Berrini e terá como foco a logística reversa, abordando temas como obrigações dos fabricantes e acordos setoriais de embalagens. Realizado pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado, terá a participação de Francisco de Godoy Bueno, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, que comentará aspectos jurídicos acerca do tema: responsabilidade compartilhada; tipos de resíduos e obrigação de gerenciamento; ações civis públicas; participação dos Estados e municípios, entre outros diversos. Mais informações: (11) 3538-2276 ou ([email protected]).

E – Arte no Papel

Com o intuito de trazer à tona a importância da arte no papel, a Associação Paulista de Medicina promove a exposição intitulada “Papéis da APM”, até o dia 31 de maio, em sua sede na Av. Brig. Luís Antônio, 278, das 10h às 19h, com entrada gratuita. O público tem acesso gratuito ao trabalho de diversos artistas prestigiados no cenário artístico nacional e internacional. Trabalhos de nomes como Rubem Valentim, Niobe Xandó, Maria Bonomi e León Ferrari estarão sendo expostos. As obras exploram as mais variadas técnicas sobre o papel como a xilogravura, serigrafia, aquarela e nanquim. Mais informações: (11) 3188.4304 ([email protected]).

F – Aviões de Papel

A Universidade São Judas será palco de uma das fases classificatórias para a quinta edição do RedBull Paper Wings, campeonato mundial de pilotos de aviões de papel. A qualificatória acontece amanhã (27), sábado, a partir das 14h, na unidade Mooca. São duas categorias: maior distância e maior tempo de voo. Este ano, são 64 países participantes e mais de 380 universidades. A escolha da São Judas para uma das fases vai ao encontro da política da instituição de manter as portas abertas à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo site (https://paperwings.redbull.com/br-pt/).

G – Setor de Nãotecidos

Entre os dias 7 e 9 de maio, no Sheraton WTC Hotel, acontece a 3ª edição da conferência OUTLOOK™ Plus Latin America, principal encontro do setor de Nãotecidos e Tecidos Técnicos da América Latina, que vai reunir os mais recentes produtos e tecnologias para o segmento de higiene, cuidados pessoais, médico e filtração. O evento contará com 300 profissionais e especialistas com o intuito de analisar as perspectivas econômicas, estatísticas de mercado e os mais recentes produtos e tendências para o setor. A cerimônia de abertura versará sobre “A Perspectiva da Economia Brasileira”; e “Tendências e Oportunidades no Mercado da Higiene Descartável”. Mais informações: ([email protected]) ou tel. (11) 3032.3015.

H – Fake e Eleições

Entre os dias 16 e 17 de maio, acontece o Seminário Internacional Fake News e Eleições. É uma realização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o apoio da União Europeia, e tem o objetivo de debater as implicações da disseminação de notícias falsas e seus efeitos no processo eleitoral e na sociedade. A ideia é discutir formas de impedir ou minimizar a divulgação de fake news nas Eleições Municipais de 2020, levando em conta a experiência adquirida durante o último pleito, em 2018. A programação e as inscrições já podem ser acessadas em (http://www.tse.jus.br/hotsites/seminario-internacional-fake-news-eleicoes/).

I – Negócios Inovadores

Terminam no próximo dia 30, as inscrições para as empresas brasileiras participarem do Brazil Accelerate 2030, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Impact Hub. O objetivo é identificar negócios inovadores que atendam pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Cerca de 30 negócios em operação serão selecionados para participar da fase nacional do projeto e, após seis meses de programa, as três com melhor desempenho serão indicadas para a etapa global. Dez empresas estarão na fase final. As inscrições podem ser feitas pelo site (http://brazil.accelerate2030.net/).

J – Desenvolvimento Sustentável

A competição Green Talents, realizada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, busca jovens talentos da pesquisa em todo o mundo e está com inscrições abertas. O programa homenageia 25 jovens pesquisadores todos os anos e incentiva o intercâmbio global de ideias inovadoras na área de sustentabilidade. O tema da competição: “Smart Green Planet – Solutions for a Sustainable Future”, aborda como a digitalização pode promover mais sustentabilidade na ciência e nas sociedades. Podem participar estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de jovens profissionais com até três anos de experiência profissional e com forte foco em desenvolvimento sustentável. Inscrições e mais informações: (https://ptoutline.eu/app/greentalents2019).