Negócios em Pauta 26/02 a 02/03/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A – Uefa tira final da Champions da Rússia

A Uefa anunciou que a cidade de São Petersburgo, na Rússia, não vai mais sediar a final da atual edição da Liga dos Campeões. O decisivo confronto foi realocado para Paris. A decisão da entidade, que foi tomada em uma reunião extraordinária em Nyon, na Suíça, acontece em virtude da invasão da Rússia à Ucrânia. O jogo estava marcado para ser disputado no Estádio Krestovsky em 28 de maio. A nova sede da final da Champions League é o Stade de France, que recebeu pela última vez uma decisão da principal competição de clubes da Europa na temporada 2005/2006. Na cúpula, a Uefa decidiu que os times russos e ucranianos, bem como as seleções envolvidas em competições, deverão entrar em campo em estádios neutros “até segunda ordem”. O Kremlin afirmou que é uma “vergonha” a decisão da Uefa de retirar a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo (ANSA).

B – PIB Paulista

Segundo os dados do PIB do 4º trimestre no Estado de São Paulo, apurados pela Fundação Seade, a economia paulista avançou 5,7% em 2021. Os setores que mais apresentaram taxas positivas foram o de serviços (6,2%) e indústria (5,6%). A agropecuária teve decréscimo de 5,2. Na comparação com o trimestre anterior, houve queda de 0,5%. O resultado foi influenciado pelo desempenho da indústria, com retração de 1,5%. A agropecuária e os serviços registraram expansão de 4,2% e 0,3%, respectivamente. Impactadas positivamente pelo crescimento da economia no Estado de São Paulo nos meses de novembro e dezembro, as projeções para 2022 apontam para mínima de 0,8%, média de 1,0% e máxima de 1,3%.

C – Estratégia de Comunicação

Com o objetivo de construir uma estratégia de comunicação que dialogue com o público periférico, pressione ações do poder público e insira a problemática dos bicicletários para o público em geral, o Instituto Aromeiazero, organização que promove ações para reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais verdes e resilientes, está com inscrições abertas para o Edital de Chamamento para produção de conteúdo digital. A ONG busca um grupo, coletivo ou associação atuante em áreas com médio/alto índice de vulnerabilidade da região metropolitana de São Paulo. A proposta selecionada receberá um valor de R$8.000,00 para desenvolver as atividades. Saiba mais: (https://www.aromeiazero.org.br/
bicicletariomodelo
).

D – Direito Internacional

A Comissão de Direito e Relações Internacionais da OAB Santos realiza, entre os dias 7 e 10 de março, a partir das 9h30, o “Congresso Internacional África e Américas”, que vai abordar os pontos mais relevantes sobre como estreitar as relações entre os continentes. A transmissão acontecerá através do canal do Youtube da Comissão. O debate vai trazer 18 painéis e diversas palestras sobre o assunto. O Advogado Richard Geraldo Dias de Oliveira, participará da palestra sobre “Política e conflitos na África”, ao lado de Daniel Toledo. O apresentador do quadro em questão será Rogerio Anitablian, bacharel em direito que tem vasta experiência sobre o assunto. Inscrições: (https://toledoeassociados.com.br/).

E – Cerâmica & Louças

A Expo Revestir completa 20 anos de história com uma edição híbrida exclusiva, de 8 a 11 de março: presencial, no Transamerica Expo Center, e digital, no site oficial do evento. Enquanto a feira física contará com estandes marcantes de cerca de 200 expositores, com as inovações mais recentes do setor de revestimentos e acabamentos, a versão digital concentrará os conteúdos de conhecimento: o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção e a Maratona de Conteúdos. O evento é promovido pela ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres). Inscrições e mais informações: (www.exporevestir.com.br).

F – Setor Metroferroviário

Entre os dias 15 a 17 de março, no São Paulo Expo, acontece a 22.ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América Latina, seminário organizado pelo Ministério da Infraestrutura e pela Valec Engenharia, com o apoio institucional da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Muito mais do que um evento, uma plataforma de negócios completa para o setor ferroviário, gerando oportunidades, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes – digital e físico, simultaneamente. Para ter acesso ao evento, os profissionais do setor deverão apresentar comprovante de vacinação (físico ou virtual) com, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19 e serão submetidos a controle de temperatura. Outras informações: (https://www.ntexpo.com.br/).

G – Residências e Coworking

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo turismo no ano passado, setor muito impactado pela pandemia, a Accor encerrou 2021 na América do Sul com um volume de negócios de 400 milhões de Euros e um RevPAR de (-42%) like for like comparado a 2019. “Em 2021 foram abertos 22 novos hotéis na região, oferecendo ao mercado mais 3.737 quartos, além da assinatura de 14 contratos (2.100 quartos) mesmo diante do contexto delicado da crise de saúde global, o que demonstra a confiança dos investidores na nossa capacidade de gestão”, declara Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul. A empresa possui hoje 65 mil quartos, um crescimento de 4,8% em relação a 2020, sendo 53 mil apenas no Brasil. “A previsão é chegar a 700 hotéis em operação e pipeline até 2025”, completa o CEO da Accor.

H – Varejo e Logística

O comércio nacional e internacional no pós-pandemia, a desburocratização e ganho de eficiência do setor logístico e os desafios para torná-lo um mercado cada vez mais sustentável são temas que norteiam o futuro do segmento. Para debater essa e outras questões que ditam o cotidiano das cadeias de suprimentos, produção e distribuição, autoridades, especialistas e empresas do setor se reúnem na XXV Conferência Nacional de Logística, de 15 a 17 de março, no São Paulo Expo. Entre eles, estão executivos reconhecidos do segmento, como o líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, e o vice-presidente de operações logísticas da empresa, Leandro Bassoi. Mais informações: (https://www.intermodal.com.br/).

I – Smart City

Nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba, acontece o Smart City Expo Curitiba 2022, que deve reunir 10 mil pessoas de todo o mundo. O evento vai atuar novamente como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. O congresso terá cinco temáticas que dialogam com o tema “Society Leading the Urban Future” (O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade, em livre tradução), com palestrantes de países como Itália, Portugal, Colômbia, Uruguai e Canadá. Inscrição e mais informações: (https://smartcityexpocuritiba.com/).

J – Alibaba Masterclass

O Alibaba Global Initiatives, braço de treinamento e educação do Grupo Alibaba, oferece o primeiro programa Alibaba Netpreneur Masterclass no Brasil. O treinamento, direcionado a empreendedores e C-lvls de qualquer setor, será totalmente gratuito e online, mas com vagas limitadas. O evento dura 4 semanas e um processo seletivo seguirá após o registro e os participantes qualificados poderão participar do programa sem nenhum custo. Ministrado por líderes do Alibaba, executivos de negócios e especialistas em economia digital de toda a China, o programa aborda aspectos cruciais para fazer negócios na era digital. As aulas, todas em inglês, serão focadas em lições, práticas e insights da economia na China. Inscrições e mais informações: (https://agi.alibaba.com/antmasterclassbrazil).

K – Maiores Varejistas

No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de junho de 2021, a pandemia impulsionou o crescimento das 250 principais varejistas do mundo em um ritmo mais rápido do que no ano anterior, revela a pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2022”, realizada pela Deloitte. O relatório, que chega a sua 25ª edição, identifica as 250 maiores varejistas do mundo com base em dados públicos disponíveis e analisa o desempenho em diferentes regiões e setores de produtos. No Brasil, quatro redes varejistas ficaram entre as 250 maiores do mundo: Magazine Luiza (195ª posição), Via Varejo (196ª), Lojas Americanas (247ª) e Raia Drogasil (249ª). A receita gerada pelas empresas brasileiras, juntas, foi de US$ 19,5 bilhões no ano fiscal de 2020; nesse quesito, a Magazine Luiza registrou um crescimento de 46,2% e um aumento de 122,6% das vendas pela internet.