A – MSC e Lufthansa querem comprar ITA Airways
O Grupo MSC e a Lufthansa manifestaram o interesse em comprar uma participação majoritária na companhia aérea ITA Airways, substituta da Alitalia e controlada pelo governo italiano. De acordo com comunicado, o interesse deriva da “possibilidade de ativar sinergias positivas tanto no setor de cargas quanto no de passageiros”. A Italia Trasporto Aereo (ITA) é uma companhia aérea estatal criada pelo governo italiano para superar de forma definitiva a crônica crise na agora extinta Alitalia, que deixou de operar em outubro de 2021. De acordo com uma nota da companhia aérea italiana, a manifestação de interesse será analisada na próxima reunião de seu conselho de administração. A Lufthansa chegou a negociar a compra da antiga Alitalia, mas sempre impôs como condição uma profunda reestruturação na companhia aérea italiana, o que só aconteceu com o surgimento da ITA (ANSA).
B – Produtos Sustentáveis
Uma tendência impulsionada pela transformação digital nos negócios é o surgimento de marketplaces dedicados à venda exclusiva de produtos sustentáveis. Com o propósito de facilitar o consumo consciente no Brasil, um projeto ambicioso está sendo desenvolvido pela Pangeia, a loja oficial e exclusiva da WWF-Brasil. A empresa redesenhou sua plataforma para ser um dos grandes players do mercado de produtos sustentáveis e alimentos orgânicos. Sua nova versão, já no ar (https://shop.pangeia.eco.br/), traz cerca de 50 marcas e 800 produtos. A meta é aumentar, até o final de 2022, em 600% o número de marcas qualificadas (isto é, que atendem aos vários requisitos de sustentabilidade) para comercializar seus produtos em todas as regiões do Brasil.
C – Engenharia no Google
O Google anunciou planos para dobrar sua força de Engenharia no Brasil, passando dos atuais cerca de 200 engenheiros para 400 até o fim de 2023. Hoje, a empresa possui um Centro de Engenharia em Belo Horizonte e, ao longo dos próximos dois anos, irá aumentar o número de profissionais atuando na capital mineira e investirá no desenvolvimento de uma força de Engenharia na cidade de São Paulo. As novas contratações são um passo importante para manter o protagonismo do Brasil na pesquisa e desenvolvimento de produtos Google, que são usados no mundo inteiro. Algumas dessas novas vagas já estão abertas e atendem áreas consideradas essenciais pela empresa, como privacidade e segurança de dados, entre outras. Além disso, serão oferecidos canais dedicados para incentivar inscrições de pessoas negras. Confira em: (https://careers.google.com/jobs/results/?distance=50&hl=pt_BR&jlo=pt_BR&location=Brazil&q=).
D – Energia de Biomassa
A cidade de Lençóis Paulista, na região central do estado, passará a abrigar uma nova usina para a geração de energia limpa e sustentável a partir de biomassa. Ela será construída pelo grupo IBS Energy, que venceu o 1º leilão de reserva de capacidade e potência realizado no Brasil, coordenado pela Aneel, e fechou um contrato de 15 anos. Trata-se do único empreendimento de “energia verde” entre os vencedores do leilão. O investimento previsto é de mais de meio bilhão de reais e deve criar cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, quando se considera as etapas de construção e operação, e contribuir para a geração de renda na região. O projeto conta com assessoria da InvestSP nas áreas ambiental, com suporte no processo junto à Cetesb, e de infraestrutura, no relacionamento e nos trâmites junto à CPFL Energia e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
E – Brasileiro é Prioridade
“O Brasil é um mercado prioritário para nós. Nos anos prévios à pandemia, estávamos recebendo a visita de 590 mil turistas brasileiros, com uma expectativa de crescimento muito importante. No ano passado, os brasileiros somaram 70 mil em nosso país. Neste momento, estamos começando a recuperar e temos boas expectativas já para esta temporada de inverno”. A afirmação é de Andrea Wolleter, diretora Nacional do Sernatur – Serviço Nacional de Turismo do Chile. Destacando ainda mais a importância do turista brasileiro para o destino, o Sernatur confirma outro indicador: o segundo maior GPDI (gasto médio diário individual) do Chile é do brasileiro e soma US$ 95,30, perdendo apenas para o turista chinês que tem um GPDI de US$ 107 (https://www.sernatur.cl/).
F – Chips Sociais
Na semana em que a cidade de São Paulo completa 468 anos, a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) está oferecendo chips de telefones com internet grátis por seis meses para pessoas em situação de vulnerabilidade social da capital paulista. Essa iniciativa faz parte do projeto Inclui SP e foi desenvolvido em parceria com a Surf Telecom, que oferece soluções de telefonia móvel, banda larga e conexão por voz. Toda a operação de telefonia será operada pela Surf e a Cruz Vermelha-SP fará sua distribuição para os atendidos pelo programa Além do Básico, que oferece cestas básicas, oficinas e kits de higiene por seis meses para famílias cadastradas nas ONGs do projeto.
G – Multipropriedade Imobiliária
Sancionada em 2018, a Lei 13.777 promoveu uma mudança no mercado imobiliário brasileiro ao instituir o conceito de multipropriedade – ou seja, um mesmo imóvel pode ter até 26 proprietários e cada um pode usufruir dele por um período anual compatível com seu investimento. Três anos depois, o modelo é considerado um sucesso e deve fechar o ano com saldo positivo. No ano de 2018, foram 80 projetos de multipropriedade no Brasil. Em 2021, foram 128. Em 2020, mesmo com a crise econômica gerada pela pandemia, o setor movimentou R$ 24,1 bilhões. Já no ano passado, foram R$ 28,3 bilhões, segundo estudo feito pela Caio Calfat Consultoria, um crescimento de 17,4%. Um dos destaques deste mercado imobiliário é a VCI S.A., responsável por trazer a marca Hard Rock Hotel para o Brasil. Com o conceito de “férias de rock star”, já atingiu R$ 1 bilhão em vendas somente nos dois primeiros projetos lançados. Saiba mais: (https://vcisa.com/pt/).
H – Encontro de Negócios
Dando continuidade ao plano de expansão, o Bob’s, promove até o dia 15 de fevereiro, encontros de negócios para executivos que desejam abrir uma franquia em São Paulo e região. Através de reuniões on-line individuais, os interessados terão a oportunidade de conversar com executivos da marca e da área de expansão da rede, para entender os diferenciais e oportunidades de novos negócios. O Bob’s conta com diversos modelos de negócios que incluem restaurantes de rua, shopping e drive thru, entre outros, para atender aos diferentes perfis de consumidores e empreendedores. Atualmente a rede possui 70 unidades entre lojas e quiosques que abrangem o ABC Paulista e o Interior de São Paulo e está focada em ampliar sua presença localmente. Saiba mais em: (https://trisqi.com.br/bobs-sao-paulo/).
I – Vagas para Médicos
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) — gestora de serviços de diagnóstico por imagem da rede pública –busca médicos ecocardiografistas pediátricos e ultrassonografistas para atuarem em suas unidades da rede pública da cidade de São Paulo. As oportunidades são para início imediato e os interessados devem enviar currículo para ([email protected]). O regime de contratação é por pessoa jurídica, sendo necessário ter CNPJ. A FIDI é referência no setor de diagnóstico por imagem e foi fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Unifesp. Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas no site (https://fidi.org.br/).
J – Formatos Adequados
Considerando o desafiador 2021 como um período de adaptação e transição para a retomada após a recessão do ano anterior, e enfrentando os desdobramentos da pandemia e a alta da inflação, o Giraffas toma fôlego e vê perspectivas positivas para 2022, com a previsão inicial de 30 inaugurações ao longo do ano. Com foco na consolidação de sua malha logística e na expansão para cidades de menor porte, a rede irá investir em unidades em shoppings em regiões metropolitanas e em formatos como contêineres e drive trhu, além de reforçar o sistema de delivery, com aplicativo próprio e de terceiros. O Giraffas trabalha com modelos de lojas de shopping e hipermercado com investimento a partir de R$690 mil, restaurantes de rua a partir de R$880 mil e container a partir de R$900 mil.
K – Outlet Imobiliário
A Resale é um outlet de imóveis que desenvolve soluções para gestão e venda de ativos que retornam ao mercado provenientes das instituições financeiras ou Governos. A plataforma oferta 2.900 propriedades como casas, apartamentos, salas comerciais, lotes, entre outros, em várias regiões do país com descontos que vão até 73%, predominantemente nos estados de GO, PB e PI. Estas oportunidades têm como valor mínimo R$13.493,00 e máximo de R$26.000.000,00. E os imóveis correspondem às bases de instituições como Banco do Brasil, EMGEA, Consórcio Embracon, Santander e Banco BTG-Pactual. O interessado deve acessar o site (https://resale.com.br/) e aplicar os filtros de acordo com o seu interesse: por região, tipo do imóvel, valor ou situação (ocupado ou desocupado).