Negócios em Pauta 25 a 27/09/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 24 de setembro de 2021

A – Animais na Justiça como autores de ação

Em decisão inédita, o Tribunal de Justiça do Paraná reconheceu o direito de animais entrarem na Justiça como autores de uma ação. Conselheiro da PetPonto, o advogado Werner Grau explica que a decisão do TJ-PR é fundamental porque os animais deixam de ser tratados como coisa. Isso quer dizer que cães, gatos e outros animais podem defender seus próprios direitos, ainda que por representação. Para Werner, essa decisão é fundamental para a proteção animal porque a Justiça passa a tratar o animal não como coisa, mas como um ser que é titular de direitos, e também dá a ele a capacidade de ir a juízo em nome próprio, ainda que por representação por terceiros. O fato do judiciário reconhecer o direito dos animais postularem em juízo faz com que fiquem reconhecidos também os direitos fundamentais desses animais.

B – Intenção de Contratação

O 4º trimestre tem previsão de ser um dos mais positivos dos últimos oito anos em termos de contratação, segundo pesquisa do ManpowerGroup. O levantamento aponta um indicador de +14%, crescimento de 6 pontos percentuais em relação ao 3º trimestre e 18 pp melhor em relação ao mesmo período de 2020. O Brasil não apresentava uma expectativa tão otimista desde o 4º trimestre de 2013, quando teve um índice de +17%. Dos 801 empresários brasileiros entrevistados, 19% afirmam intenção de contratar, 69% não pretendem fazer alterações no quadro de funcionários, 7% sinalizam uma possível redução na força de trabalho e 5% ainda não têm uma resposta definitiva (www.manpowergroup.com.br).

C – À Base de Cannabis

A Ease Labs, primeira indústria farmacêutica especializada em toda a cadeia de produção, desenvolvimento e distribuição de produtos de cannabis do Brasil, acaba de protocolar seu primeiro produto Canabidiol Ease Labs Fitocomplexo 47,50 mg/ml na Anvisa. Segundo Gustavo de Lima Palhares, CEO da Ease Labs, o marco representa o início de uma nova fase do mercado de cannabis no país e um avanço na democratização e acessibilidade do seu uso médico. O CBD, principal ativo contido no produto, é indicado para tratar inflamações, transtorno de ansiedade, depressão, insônia, burnout, Alzheimer, Parkinson e transtorno do espectro do autista (TEA), sempre com o acompanhamento médico. Saiba mais: (https://easelabs.store/).

D – Novidade em Higienópolis

Pela primeira vez, a You,inc lança empreendimento no bairro de Higienópolis, um dos mais tradicionais e antigos da capital. A empresa anuncia o Maceió 88, projeto com VGV de R$ 127 milhões, que fica entre as avenidas Angélica e Consolação e a 450m da avenida Paulista. Com 232 unidades, o empreendimento, que está a 350m da estação Paulista, do Metrô, também possui diferenciais na região como lazer completo no rooftop, incluindo pisicna com borda infinita, fitness, salão de festas, bar lounge, solarium, espaço gourmet, salas de massagem e coworking. Além disso, conta com uma arquitetura atemporal. Outras informações em: (https://youinc.com.br/).

E – Desenvolvimento de Lideranças

O Ensina Brasil abriu inscrições para o processo seletivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças. A organização busca jovens de diversas áreas de bacharelado e licenciatura, com perfil de protagonismo, que queiram atuar, de forma remunerada, para transformar a vida de crianças e adolescentes em escolas públicas do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pernambuco. O programa, que objetiva transformar a educação no Brasil, faz parte da rede global Teach for All, presente em mais de 60 países pelo mundo, e já impactou cerca de 80 mil estudantes brasileiros. Graduados, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022 (leia mais abaixo), em qualquer área, podem se inscrever no processo seletivono site: (www.ensinabrasil.org.br).

F – Obra do Ano

Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, organizado e promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). Com três categorias – edificações, infraestrutura e pequenas obras -, o Prêmio terá uma novidade em sua 10ª edição: a votação on-line, aberta para o público, por meio do site oficial. O visitante poderá escolher um dos projetos inscritos, dentre as finalistas de todas as categorias, Menções Honrosas e Destaque do Júri (se houver). Para participar, basta acessar o site (https://www.abcic.org.br/premio2021), seguir o regulamento e realizar o download do formulário de inscrição. Os vencedores serão conhecidos no dia 2 de dezembro.

G – Receita Digital

Com objetivo de eliminar a necessidade do papel no fluxo de prescrições médicas, a Memed desenvolveu um Ecossistema de Prescrições 100% Digitais, que lhe conferiu o primeiro lugar no Prêmio Referência da Saúde 2021, na categoria “Tecnologia da Informação: instituição e projeto”. O intuito da empresa com o desenvolvimento do projeto é garantir maior eficiência, segurança, ética e agilidade para o setor de ponta a ponta. Todo o processo deste ecossistema que tem início na emissão de uma receita elaborada, assinada e emitida digitalmente pelo médico, recebida por meio digital pelo paciente e acessada, também, digitalmente pela drogaria que fará a dispensação do medicamento a este paciente. Desta forma, todo o fluxo existente acontece de forma integrada e digital entre todos os agentes desta cadeia. Outras informações: (https://memed.com.br/).

H – Nova Loja Online

A LG Electronics do Brasil está lançando sua loja online, oferecendo aos consumidores a possibilidade de adquirir os produtos da marca por meio de seu canal de vendas direto. O portfólio de toda a linha de produtos LG estará disponível, além de ofertas e benefícios exclusivos. O lançamento objetiva proporcionar uma nova e mais completa experiência de compra, com facilidade e comodidade. Em poucas etapas, os consumidores poderão encontrar, em um único lugar, detalhes de mais de 100 produtos das linhas de TV, áudio e vídeo, equipamentos de informática, eletrodomésticos e ar condicionado e realizar a compra com agilidade e segurança. Saiba mais em: (www.lg.com/br).

I – Concessões em Infraestrutura

Nos dias 23 e 24 de novembro será realizada a 1ª edição da Conferência P3C que contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais com o objetivo de gerar debate construtivo e de alto nível sobre os principais temas dos setores de infraestrutura. Será realizado em formato híbrido e o evento presencial será na sede da B3: a Bolsa do Brasil, localizada no centro da capital paulista. A realização é da Necta – Conexões com Propósito e Portugal Ribeiro Advogados, com correalização da B3. As plenárias da conferência serão realizadas no formato presencial somente para convidados. O P3C também será transmitido online através de plataforma exclusiva do evento. Outras informações: (https://p3c.com.br/inscricoes/).

J – Caminhoneiros em Destaque

A Mercedes-Benz dá início a mais uma etapa do projeto “Estrela das Estradas”, que busca valorizar e capacitar caminhoneiros e futuros caminhoneiros de todo o Brasil. Nesta segunda temporada, foram disponibilizados, de forma online e totalmente gratuita, cursos e treinamentos teóricos e práticos, com conteúdos para os profissionais das estradas.Além do curso, essa iniciativa traz ainda mais benefícios aos participantes. Ao final da etapa, os caminhoneiros que mais se destacarem também serão premiados com um valor de até R$ 12 mil em kits do Mercedes Club e vouchers da Alliance, e ainda um certificado de performance. A competição acontece dentro da Plataforma Estrelas das Estradas, hospedada no site (www.estrelasdasestradas.com.br/), com inscrição gratuita.

K – Certificação EcoPorts

O Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, se tornou o primeiro porto no Brasil a receber a certificação EcoPorts, principal iniciativa de certificação do setor. A chancela, obtida esta semana, incorpora as principais normas de gestão ambiental reconhecidas internacionalmente, como a ISO 14001. Um dos objetivos da rede é padronizar boas práticas de gestão ambiental do setor portuário por meio da cooperação e compartilhamento de conhecimento. A conformidade com o padrão PERS – Port Environmental Review System é avaliada de forma independente pela empresa certificadora Lloyd’s Register Quality Assurance. O certificado tem validade de 2 anos (www.portodoacu.com.br).