Negócios em Pauta 25/05/2022

A – 400 mil unidades de Mobi produzidas em Betim

Versátil e com muita personalidade, o Mobi se tornou referência em eficiência e custo benefício, e vem se consolidando no mercado brasileiro. No acumulado do ano, o modelo está em quinto lugar no ranking nacional de veículos e fechou os dois últimos meses (abril e março) em terceiro. Todo esse sucesso se reflete também no marco que acaba de alcançar: 400 mil unidades do Fiat Mobi foram produzidas na fábrica de Betim. Vale dizer ainda que o modelo também é exportado e vendido em outros 12 países além do Brasil. Divertido para dirigir, muito econômico e com design moderno e robusto, o Fiat Mobi se tornou o queridinho das grandes cidades. Isso porque seu consumo de combustível é um dos mais baixos entre os veículos projetados e produzidos no Brasil.

B – Campanha do Agasalho


O Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, está promovendo sua Campanha do Agasalho para a arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores em todo o país. Até o próximo dia 31, todas as lojas da Companhia, em 23 Estados mais o DF, contarão com postos de doação para a entrega de peças que estejam em bom estado de conservação e que serão distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade. Os locais de coleta são sinalizados e ficam próximos às portas de entrada e saída das unidades, atrás da linha dos caixas de pagamento. Todo o volume de roupas arrecadado será entregue por meio das organizações sociais Rotary e Instituto SOS Gente, que garantirão que as roupas cheguem e aqueçam quem mais precisa.

C – Startups para Impulsionar


O Pateo76, hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), vai selecionar startups para a segunda edição do seu programa de impulsionamento, o Ac boost. “É um programa completo. Nossa missão é preparar startups para sua próxima fase possibilitando a elas estruturas mais qualificadas, conexões com empreendedores, ampla rede de consultores, mentores, investidores, parceiros corporativos e governamentais”, afirma Alessandra Andrade, vice-presidente da ACSP e coordenadora-geral do Conin e gestora do Pateo76. O programa é destinado às startups em fase de validação ou escala, que buscam o desenvolvimento para atuarem no mercado. Inscrição e mais informações, acesse:
(https://pateo76.com.br/).

D – Turismo Nacional


Em março, o turismo nacional faturou R$ 15,4 bilhões – alta de 43,5% (R$ 4,8 bilhões, em termos monetários) –, em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são do levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP. Diante deste resultado, ainda que os números permaneçam 7,1% inferiores, quando comparados ao mesmo mês de 2019, o setor se aproxima dos patamares anteriores à pandemia.
O turismo brasileiro cresceu impulsionado, principalmente, pelo setor aéreo, que faturou R$ 4,4 bilhões – aumento de 113,5% em um ano. Entretanto, na comparação com 2019, o segmento apresentou faturamento 3,8% menor (já com a atualização monetária).

E – Profissionais PcDs


A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, está com um processo seletivo aberto para contratação de pessoas com deficiência (PcDs).Oportunidades, com foco em vagas operacionais e corporativas, são para trabalhar em unidades localizadas em diversas regiões do País. Com uma política de inclusão consolidada ao longo dos anos e quase 2 mil colaboradores com este perfil, a Via se uniu ao Oportunidades Especiais, uma das maiores plataformas de empregabilidade para PcDs do País, para dialogar diretamente com o seu público-alvo. Inscrições e mais informações: (https://www.oportunidadesespeciais.com.br/via/).

F – Retorno da Mesbla


O presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, vê como promissora a volta da varejista Mesbla no momento em que o cenário nacional está mais propenso para compras online, além do saudosismo que o nome Mesbla traz para alguns brasileiros. “Não se trata de qualquer marca, mas sim de uma loja que está na memória de muitos consumidores e ex-funcionários. O elo afetivo que existe entre estes e a Mesbla, certamente, vai ditar um caminho de sucesso para quem, um dia, foi uma das gigantes do varejo”, diz. Após 23 anos do seu encerramento, a Mesbla volta às atividades. Mas, desta vez, em formato digital, tendo em sua marketplace mais de 250 mil produtos. A volta da marca se deu após filhos de ex-funcionários da varejista negociarem os direitos de uso do nome Mesbla para utilização em loja virtual (https://www.mesbla.com/).

G – Elaboração do Orçamento


Em continuidade ao processo de planejamento governamental e ainda visando subsidiar a elaboração do Projeto de Lei da LOA (Lei Orçamentária Anual) do próximo ano, o Governo de São Paulo abre à participação popular a Audiência Pública Eletrônica do Orçamento de 2023. Ate o dia 15 de junho, o cidadão pode acessar os sites (https://www.audienciasdoorcamento.sp.gov.br/) e da (https://www.planejamento.sp.gov.br) e incluir as necessidades que considera mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Trata-se de uma oportunidade para a comunidade contribuir, de maneira efetiva, na construção de um orçamento mais próximo de sua realidade.

H – Navios e Cargas


A Santos Port Authority assinou dois acordos de cooperação técnica com as startups Navalport e Logshare, do sistema Cubo Itaú, maior centro de empreendedorismo da América Latina, para desenvolver sistemas tecnológicos inovadores no Porto de Santos. As soluções a serem propostas são: a otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação; e melhorias no processo de compartilhamento de carga. Os acordos integram o Programa de Inovação da Autoridade Portuária que pretende colocar o Porto de Santos em um novo patamar de inovação tecnológica. O programa intensifica a cooperação entre a SPA, terminais portuários, instituições científicas e tecnológicas, institutos de pesquisa e startups na busca por soluções compartilhadas para a atividade portuária.

I – Negócios da Limpeza


As principais inovações, equipamentos, produtos e serviços de limpeza estarão presentes na 27ª Higiexpo, a maior feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental da América Latina, a ser realizada pela Abralimp, em formato presencial, de 9 a 11 de agosto, nos pavilhões 6 e 7 do São Paulo Expo. Serão apresentados produtos e serviços que atendem as necessidades de aumento de produtividade, economia de recursos (água e energia), eficiência no processo de limpeza, e soluções de higienização para a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies, para promover saúde e bem-estar das pessoas. Em paralelo, acontece a 28ª edição do Congresso Higicon, com o tema “Limpeza Profissional é Saúde: Ressignificando nosso Papel no Mundo”. Saiba mais em: (www.higiexpo.com.br).

J – Experiência do Cliente


A Azul, a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, foi a grande vencedora na categoria “Cultura Centrada no Cliente” da Customer Centricity World Series Awards 2022, maior premiação de Experiência do Cliente do mundo. A companhia também ficou entre as três melhores empresas do mundo na categoria de “Gestão de Crise”, que destacou o uso do Tapete Azul durante a pandemia. É a maior premiação mundial dedicada a Experiência do Cliente e é promovido pela consultoria Arcet Global que, neste ano, contou com mais de 300 inscrições, de 122 empresas diferentes e 54 países, sendo a edição mais concorrida da história da premiação. O projeto vencedor mostrou como a Azul explorou diferentes estratégias para manter os 13 mil Tripulantes da companhia engajados com as iniciativas de experiência do Cliente durante a pandemia.

K – Desafios para Startups


A Petrobras lançou o 4º edital do Módulo Startups, do Programa Petrobras Conexões para Inovação. No valor total de R$ 20 milhões, o edital traz 30 desafios distribuídos em sete verticais tecnológicas: robótica, redução de carbono, tecnologias digitais, armazenamento e geração de energia, corrosão, modelagem geológica e tecnologias de inspeção. O investimento nos projetos depende do nível de complexidade dos desafios. No final da seleção, as empresas vencedoras podem receber valores até R$ 500 mil, para os desafios soft tech, ou até R$ 1,5 milhão para os deep tech. As selecionadas contam com a expertise do corpo técnico da companhia para adequação das propostas selecionadas na primeira etapa e preparação para o pitch day. Confira em: (https://tecnologia.petrobras.com.br/modulo-startups.html#edital2022).

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