Negócios em Pauta 24/06/2020

em Negócios em Pauta
terça-feira, 23 de junho de 2020

A – Supercomputador da Petrobras

Cerca de 1,5 milhão de smartphones ou de 40 mil laptops de última geração. A capacidade de processamento do supercomputador Atlas equivale a desses aparelhos somados. Em operação desde abril, no Centro de Processamento e Tratamento de Informação (CPTI), no Rio de Janeiro, o Atlas ocupa a 57ª posição em capacidade de processamento da lista da Top500.org, divulgada última na segunda-feira (22). O supercomputador é o mais bem colocado de toda a América Latina no ranking mundial de computadores de alto desempenho.

B – Imposto Solidário

O prazo para a declaração do IR vai até terça-feira (3), mas mesmo na reta final mais de 10 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração. O compromisso, que pode ser visto por muitos brasileiros como burocracia, também é uma oportunidade de praticar a solidariedade. Por meio da declaração, os contribuintes podem destinar até 3% do imposto para instituições e projetos de alto impacto social. O Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens, preparou um site detalhando todas as etapas. Ao acessar (www.impostosolidario.org.br), o contribuinte pode entender todos os processos e conhecer instituições que poderão ser beneficiadas.

C – Ambiental e Logística

A DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, e a GLP, líder em gestão de investimentos em real estate, logística e tecnologias relacionadas, se uniram para transformar o Centro de Distribuição da Nike em uma das instalações de armazenagem mais sustentáveis do Brasil. Localizado em Louveira/SP e com 26.700 m² de área construída, agrega boas práticas sustentáveis e uma usina de energia solar na cobertura do armazém que produz 80% da demanda de energia da operação. A potência da usina é de 785 kWp, com uma geração média mensal de, aproximadamente, 100 mil kWh. Este potencial é o maior em um empreendimento logístico no País. Saiba mais em: (http://www.dpdhl.
com/pressreleases
).

D – Simplificação Regulatória

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de lançar nova página em seu portal na internet, com informações sobre as diversas ações relacionadas à simplificação regulatória dos últimos anos: (https://www.anatel.gov.br/setorregulado/simplificacao-regulatoria). Esse esforço busca dar mais consistência e qualidade às normas que regem o mercado de telecomunicações, facilitando o entendimento da regulamentação por toda a sociedade com iniciativas como, por exemplo, a revogação de regras que não se justifiquem mais atualmente.
A simplificação das regras também torna o ambiente mais propício a investimentos.

E – Volta dos Colaboradores

Uma das maiores preocupações das empresas com o fim da quarentena é garantir a saúde e bem-estar dos seus colaboradores no retorno ao ambiente corporativo. É necessário realizar ajustes para monitorar a população, repensar a utilização dos espaços e as interações, t ais como novas rotinas, procedimentos e mudanças comportamentais. Com tudo isso ainda, é preciso lembrar que muitas escolas e creches estarão fechadas. Diante deste cenário, a Theia, plataforma que dá suporte emocional, de carreira e de saúde a pais e mães que trabalham, em parceria com a Cia de Talentos, criou um guia gratuito, para ajudar os RHs a planejarem este retorno. Verifique em: (https://theia.com.br/conteudo/guia-rh.pdf).

F – Negócios no Pós-coronavírus

No mundo dos negócios, terão melhor performance aqueles que já estão pensando e se preparando em resposta aos desafios da nova época que vivenciaremos, pós-Covid-19. Para capacitar profissionais de pequenas e médias empresas a superar os obstáculos e terem desempenho bem sucedido, a Verde Ghaia, empresa líder no Brasil em atividades de monitoramento de conformidades legais, gestão de riscos e compliance pela sustentabilidade, desenvolveu o curso Gestão Acelerada PME, que será lançado durante MasterClass, online e gratuita, nesta quinta-feira (25), às 17h. Totalmente online, o curso utiliza metodologias e práticas usadas pelas startups mais valiosas do mundo. Inscrições em:
(verdeghaia.com.br/pre-venda-gestao-acelerada-pme).

G – Prescrição Digital

Mais de 22 mil farmácias já aderiram à plataforma de prescrição digital da Memed desde o início da pandemia. O volume de prescrição também cresceu com um aumento de 60% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. A pandemia provocou uma série de mudanças, entre elas, a forma como os médicos fazem as prescrições e também como as pessoas compram seus medicamentos de uso contínuo ou que são receitados após uma teleconsulta, modalidade que emergiu nesse cenário. As farmácias também tiveram que se adaptar para receberem a receita digital e dispensarem os medicamentos usando o novo formato do documento. Mais informações: (www.memed.com.br).

H – Rede de Lavanderias

OMO Lavanderia™ marca a grande entrada da Unilever no mercado de serviços com a aquisição das operações do Grupo Acerte, uma rede de franquias de sucesso, premiada no mercado de limpeza e conservação, com mais de 20 anos de atuação e forte presença nacional. O ojetivo da marca é investir em tecnologia para revolucionar o contato com os clientes e o serviço de cuidados com as roupas, com a ambição se tornar a maior e melhor rede de lavanderias do Brasil nos próximos 5 anos. A nova rede conta com modelos de franquias variados para atrair parceiros de negócios de diferentes perfis de investimento. Mais informações: (www.omolavanderiaespecializada.com.br).

I – O Novo Normal

Sociedade e consumo em tempos de pandemia. Com esse enfoque o Sebrae/PR lançou o ‘Guia de Tendências 2020/21’. O panorama sobre os rumos das tendências, exercícios de análise e aplicação nos negócios são algumas das possibilidades disponíveis na publicação online e gratuita. O Guia, que está na sua quarta edição, faz uma revisão das tendências no período pré-pandemia e uma perspectiva para as mudanças no futuro, dentro do “novo normal”. O objetivo foi traduzir para uma linguagem e formato voltados para micro e pequenas empresas, uma forma prática de olhar o cenário atual e as tendências. Verifique em (www.pr.agenciasebrae.com.br).

J – Conheça a Jordânia

O Escritório de Turismo da Jordânia criou uma plataforma repleta de tours virtuais para que as pessoas conheçam algumas de suas principais atrações sem sair do sofá e aprendam mais sobre um país tão rico culturalmente. Acessando o link (visitjordanfromhome.com) você pode conferir mais de uma dezena de tours virtuais de diversos estabelecimentos, como museus de diferentes assuntos, um castelo, a icônica Petra e um panorama do lado jordaniano do Mar Morto, uma igreja e um espaço cultural.

K – Estratégia no Agronegócio

Ministrado a distância, de 17 a 20 de agosto, das 19h30 às 20h30, pela ESPM, o curso ‘O Pensamento Estratégico no Agronegócio’ tem por foco habilitar os profissionais a pensar e atuar, em um futuro próximo, no desenvolvimento de projetos de forma sistemática e interdependente por diferentes áreas da empresa; auxiliá-los na construção de marca – pautada por relações duradoras e sustentáveis entre o mercado e a sociedade. Objetiva capacitar engenheiros agrônomos; gerentes e diretores de operação das áreas industrial, comercial, marketing, recursos humanos e desenvolvimento de produtos; acionistas do setor do agronegócio; e interessados. Informações: (https://www.espm.br/educacao_continuada/o-pensamento-estrategico-no-agronegocio/).