Negócios em Pauta 24/02/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A – Avança a exportação de ônibus e caminhões

A Mercedes-Benz do Brasil registrou 77% de crescimento nas exportações de caminhões em 2021, em relação ao ano anterior. Nos doze meses do ano passado, enviou 8.026 unidades para países da América Latina e de mercados Overseas, como o MENA (Oriente Médio e Norte da África), frente a 4.530 caminhões em 2020. Também exportou 3.129 chassis de ônibus para esses mercados, o que representa mais de 13% de crescimento na comparação com as 2.761 unidades de 2020. No total, exportou 11.155 veículos comerciais em 2021, com incremento de 53% nas vendas sobre o ano anterior. “Esses números consolidam a empresa como uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do País, reafirmando uma tradição de mais de 60 anos de vendas de seus ônibus e caminhões para o mercado internacional”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

B – Food To Save

Com proposta inovadora de resgatar alimentos excedentes de produção e/ou produtos próximos à data de vencimento que estão em perfeitas condições, a Food To Save já registra crescimento de 300% em 2021, com mais de 100 mil downloads do aplicativo, mais de 300 estabelecimentos parceiros nas regiões em que opera, além de mais de 45 toneladas de alimentos salvas. Os pedidos podem ser feitos no site (www.foodtosave.com.br). Basta inserir o CEP da residência em que deseja receber os produtos ou retirá-los, e visualizar os estabelecimentos mais próximos que possuem sacolas disponíveis no momento. De acordo com o que estiver disponível, a plataforma mostra o valor que deverá ser pago e o tipo de produto que irá na sacola surpresa, podendo o cliente escolher entre doce, salgada ou mista.

C – Moda Sustentável

O Portal Cate, plataforma de ensino à distância da Prefeitura de São Paulo, oferece um novo curso gratuito e on-line sobre Moda Sustentável. Durante o curso, o aluno aprende a ver peças usadas como matéria-prima e transformá-las e permite que os alunos escolham os cursos em áreas de maior empregabilidade, além de poder contar com certificado emitido pela própria ferramenta. Auxilia na recolocação no mercado de trabalho, tendo muitos cursos que estão em ascensão dentro do mercado de trabalho. A área da moda é uma delas e a capital paulista se destaca nesse cenário com um dos eventos mais importantes do mundo, a São Paulo Fashion Week. Então poder se preparar para esse segmento, já tendo um olhar diferenciado para as questões ambientais, coloca esse profissional com diferencial para conquistar uma recolocação. Saiba mais: (https://cate.prefeitura.sp.gov.br/).

D – Veículo Elétrico

O desejo de ter um veículo elétrico tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. A tendência foi apontada em pesquisa realizada pelo iCarros, marketplace automotivo do Itaú Unibanco, com pessoas interessadas na compra de um veículo. Mais de 62% dos respondentes afirmaram ter a intenção adquirir um modelo eletrificado no futuro. Dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostram o crescimento de 93% de emplacamentos em relação a janeiro de 2021. Somente no primeiro mês do ano, mais de 2.500 veículos elétricos foram emplacados. Atualmente, a frota de autos e comerciais leves eletrificados em circulação no país é de quase 80 mil unidades, devendo ultrapassar a marca de 100 mil no início do segundo semestre. Fonte: (www.icarros.com.br).

E – Produção de Espumantes

Os espumantes brasileiros alcançaram impressionantes 30,3 milhões de litros comercializados no País entre os meses de janeiro e dezembro de 2021, cerca de 40% a mais que o mesmo período do ano anterior. Já as exportações atingiram cerca de 935 mil litros no mesmo período, aumento de 21% em relação a 2020, segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). Por trás desse sucesso, está a ciência. A pesquisa agropecuária ajudou a impulsionar essa importante cadeia ao desenvolver cultivares, técnicas de manejo e de processamento e ao atuar na caracterização das regiões produtoras para a obtenção de selos de procedência. Devido à parceria do setor produtivo com a pesquisa, o Brasil é hoje referência no Cone Sul na elaboração da bebida. Saiba mais: (www.uvibra.com.br).

F – Rede de Talentos

O Tetrix, desafio universitário, acaba de ser reconhecido como o maior concurso de estudos de negócios pelo Guinness World Records por atingir recorde de participação em 2021. Entre 1 abril e 31 outubro de 2021, contou com mais de 154 mil inscritos de 84 países e 67.972 participantes completaram a primeira etapa de provas. Promovido pela Vtex, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, e com o patrocínio da ACCT, AWS, Ecomsur, Elo, FGV-EAESP e Vinneren, o desafio fomenta o ecossistema digital construindo uma valiosa rede de talentos preparados para o futuro. Essas companhias também têm acesso aos participantes que mais se destacaram, visando futuras contratações. As pré-inscrições para a competição em 2022 já estão abertas e podem ser realizadas pelo site (tetrixchallenge.com).

G – Favela & Asfalto

Celso Athayde, CEO da Favela Holding – conjunto de empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e de seus moradores; lança a primeira edição da Expo Favela – evento que será a ponte de oportunidades entre empreendedores das favelas e investidores. O encontro acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no World Trade Center, com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muito mais. O evento objetiva promover uma feira de negócios, em que os empreendedores e startups tenham oportunidades de parcerias com empreendedores e entusiastas como: captação de investimento, expansão e novas oportunidades para empreendimentos. Saiba mais: (https://expofavela.com.br/).

H – Eventos sobre Contabilidade

Tendo como propósito o desenvolvimento constante de pessoas, a KPMG Business School anuncia o lançamento de um projeto inovador. A Accounting Journey, uma maratona de super eventos sobre contabilidade. O primeiro dia, nomeado Cyber Summit, acontece em 17 de março, das 9h às 18h. O evento reune especialistas para falar sobre as principais atualizações e novidades do mundo contábil em palestras com uma super tecnologia pensada para engajar os participantes. Teremos oito horas de conhecimento com temas considerados Hot Topics do ano como: cibersegurança na contabilidade, riscos cibernéticos, proteção de dados, entre outros. A maratona Accounting Journey promete agitar o mercado de educação contábil (https://materiais.kpmgbrasil.com.br/accountingjourney).

I – Pequenos Negócios

Destinado a nano e microempreendedores, o ‘JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores’ oferece suporte a empreendedores individuais e pequenos negócios que precisam aumentar sua produtividade, digitalizar seus processos internos, ampliar as vendas no contexto digital e melhorar sua gestão financeira. A iniciativa é gratuita, tem duração de quatro semanas e acontece enviados por WhatsApp. Cada empreendedor pode seguir a jornada online no horário, local e ritmo que melhor se encaixe em sua rotina. Entre os módulos abordados, destacam-se “Como entender o cliente e o contexto atual de mercado”, “Como trabalhar os canais de venda no digital”, “Como sua empresa pode reduzir despesas e ter uma boa rentabilidade”, “Boas práticas de gestão financeira”, e muito mais. Saiba mais em: (https://impactosocial.artemisia.org.br/jornada-empreendedora).

J – Celulose e Papel

O ano de 2021 demonstrou que a indústria de base florestal está pronta para atender às demandas dos consumidores por seus bioprodutos. O setor ultrapassou suas marcas históricas para abastecer a sociedade com itens como embalagens de papel, papel higiênico, fraldas, cadernos e painéis de madeira para móveis. De acordo com o Boletim Cenários Ibá, produzido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a celulose atingiu sua maior produção em 2021, com 22,5 milhões de toneladas; a fabricação de papel registrou sua maior alta em um ano, com 10,7 milhões de toneladas; a venda doméstica de painéis de madeira chegou ao seu nível mais elevado na série histórica, com 8,2 milhões de m³ negociados dentro do país.

K – Aviões e Aves

As empresas pertencentes à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) registraram perdas de cerca de R$ 110 milhões em 2021, com a colisão de aeronaves com aves, ou “bird strike” no jargão do setor aéreo. Este fenômeno, um problema antigo para a aviação, se intensificou durante a pandemia. Isso ocorreu, entre outros motivos, porque a redução drástica do movimento favoreceu a proliferação de muitas espécies dentro dos sítios aeroportuários em todo o país. “Da metade de 2021 até agora, a situação piorou em quantidade, perdas materiais e severidade do dano às aeronaves”, diz o diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação, Ruy Amparo.