Negócios em Pauta 24/01/2024

em Negócios em Pauta
terça-feira, 23 de janeiro de 2024

A – Desmatamento na Amazônia cai 62% em 2023

O desmatamento na Amazônia brasileira registrou queda de 62% em 2023 e alcançou o menor índice desde 2018, segundo levantamento do instituto Imazon. De acordo com o monitoramento por imagens de satélite, a área desmatada em 2023 foi de 4.030 km², frente aos 10.573 km² registrados em 2022. Dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, o que teve maior desmatamento foi o Pará (1.228 km²), que em 2025 receberá a cúpula climática COP30, organizada pela ONU. Já o Amazonas registrou 1.228 km² de desmatamento, seguido por Mato Grosso, com 864 km², e Acre, com 333 km². Além disso, no ano passado foram desmatados 104 km² de florestas em terras indígenas na Amazônia, queda de 52% na comparação com 2022 e menor índice desde 2017. O combate ao desmatamento é uma das prioridades defendidas pela ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (ANSA).

B – Formação de Bartenders

Para quem quer já iniciar uma mudança, a Diageo, por meio do programa Learning for Life, oferece 500 vagas no curso gratuito para formação de bartenders, com os melhores mixologistas da área, umas das profissões que mais crescem hoje no país. A líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff e Ypióca, está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação de bartenders e excelência em atendimento, com vagas em modelo online. O curso tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado e aumentar assim suas chances de empregabilidade. Mais informações: (https://www.diageobaracademy.com).

C – Setor Farmacêutico

Considerado o maior evento do setor farmacêutico do Brasil, o Conexão Farma, promovido e realizado pela Abradilan, chega em sua 18ª edição e acontece entre os dias 12 e 14 de março, no Expo Center Norte, na capital paulista. O evento proporciona diversas oportunidades aos visitantes, entre elas, criar conexões, que possibilitam maior destaque na carreira, bem como a efetivação de negócios. A expectativa é receber 25 mil visitantes, mais de 160 expositores, além das mais de 40 horas de conteúdo, que serão apresentados em quatro Arenas: Varejo em Foco, Frama Trends, Gestão 360º e Conecta Farma; sem falar na grande plenária que receberá Edu Lyra, Izabella Camargo e Edison Tamascia. Saiba mais: (https://www.abradilan.com.br/conexao-farma-24/).

D – Líder na Categoria

Pelo sétimo ano consecutivo, em 2023, o Compass se manteve líder absoluto na categoria de SUVs médios. O modelo é uma referência no mercado brasileiro desde o início de sua produção nacional. O SUV médio mais vendido do Brasil é também o mais tecnológico produzido no país e um dos únicos que oferece a tração 4×4 no segmento. O ano de 2023 terminou com 59 mil unidades vendidas do modelo e uma participação de mercado superior a 40% na sua categoria. Com mais de 425 mil unidades vendidas, o Jeep Compass é um sucesso absoluto no mercado brasileiro e fechou mais um ano na liderança dos SUVs médios, com impressionantes 17 mil unidades de vantagem em relação ao segundo colocado da categoria.

E – Layout Moderno

A tradicional Havanna, marca sinônimo de cafés, alfajores e o tradicional Dulce de Leche para os brasileiros que visitam a Argentina, inaugurou nesta semana mais uma unidade em São Paulo, principal mercado da marca no país. A rede chega ao Shopping Trimais Places, no Tucuruvi, Zona Norte. No Brasil, são mais de 200 unidades. No mundo, 2500 pontos de venda em 12 países. A unidade Havanna apresenta o layout moderno da rede e conta com equipe de profissionais preparados para atender de forma ágil os clientes que desejam a experiência de consumo em loja ou levar o pedido para viagem, com 32 assentos disponíveis. O portfólio apresenta deliciosas opções de cafés, chocolate quente, bebidas geladas, salgados e sobremesas com doce de leite.

F – Transações Internacionais

A alíquota do Imposto sobre Operações de Câmbio (IOF Câmbio), previsto no inciso III do art. 15 C do Decreto 6.306/07, será reduzida de 5,38% para 4,38%. Essa mudança promete influenciar o cenário econômico, uma vez que impactará diretamente empresas, investidores e indivíduos que lidam com transações internacionais. O IOF Câmbio é um tributo aplicado em operações que envolvem câmbio, abrangendo desde a compra de moeda estrangeira em espécie até transferências internacionais. Sua alíquota é fundamental a ser considerada por aqueles que realizam negócios ou viagens internacionais. A redução de 5,38% para 4,38% representa uma redução significativa do custo envolvido nessas operações. Saiba mais: (https://www.dascam.com.br).

G – Fachada de Inox

Maior obra arquitetônica em aço inoxidável do Brasil, a fachada do emblemático estádio Allianz Parque completa 10 anos de construção com best performance do aço inox aplicado. A conclusão é de vistoria técnica que acaba de ser realizada no empreendimento pela Engenharia de Aplicação Aperam, que avaliou sua resistência à corrosão ao longo do tempo. Caso a fachada tivesse sido construída em aço carbono, sinais de corrosão causada pela chuva e pela poluição, provavelmente já teriam exigido trabalhos de manutenção nos primeiros anos, como a troca de chapas e tubos ou mesmo uma nova pintura. A arena do Palmeiras é considerada hoje um marco da arquitetura mundial. Totalmente construída com chapas perfuradas e tubos de aço inoxidável Aperam, a obra tem assinatura do arquiteto Edo Rocha.

H – Créditos de Carbono

A certificadora amazônica de créditos de carbono Tero Carbon ficou na primeira colocação na disputa “Start.up!Germany Tour 2024”, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo). Com isso, a empresa representará o Brasil no evento, que objetiva estreitar as relações entre startups internacionais e a região alemã de North Rine-Westphalia (NWR), a mais populosa do país. Realizado desde 2017, o Start.up!Germany Tour já promoveu mais de 3500 conexões, entre empresas e startups de 45 países e tem a intenção de levar para a Alemanha iniciativas internacionais inovadoras, para que conheçam a dinâmica da região NWR e conectem-se com empreendedores, líderes e investidores alemães. Saiba mais: (https://terocarbon.com/).

I – Projeto de Retrofit

Presente no mercado de calçados e acessórios há 60 anos, a Corello dá sequência ao seu projeto de expansão, que soma inaugurações e retrofits em importantes praças. A grife está reinaugurando sua loja do Shopping ABC, em Santo André, que segue seu novo conceito de design. A reforma levará os consumidores a uma full brand experience de forma atualizada, para apresentar todos os lançamentos. Com madeira, recortes e formas geométricas, o conceito visual representa o DNA fresh e bold da marca, identidade que também está presente em suas coleções, campanhas e comunicações. A iluminação é o grande destaque do projeto, criada para colocar os sapatos, bolsas e acessórios como os grandes protagonistas (www.shop.corello.com.br).

J – Operações Suspeitas

O prazo para envio da Declaração de Não Ocorrência de operações suspeitas está acabando. Até o próximo dia 31, os profissionais e as organizações contábeis atuantes nas áreas pública e privada devem encaminhar ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a ‘Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas’ de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo relativo aos seus clientes. O procedimento é rápido e pode ser realizado diretamente no sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade (https://sistemas.cfc.org.br/Login/). O acesso acontece por meio de CPF e senha, ou com Certificação Digital. Caso ainda não tenha cadastro com senha, o usuário deverá clicar em “Recuperar Senha”, preencher as informações e seguir as orientações.

K – Transporte de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) promove, no próximo dia 22 de fevereiro, a primeira edição de 2024 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado, nas dependências da subsede da entidade em São Paulo. O evento reunirá executivos, empresários e representantes sindicais do setor de transporte de cargas do Brasil para discutir questões importantes do setor e apresentar a mais recente pesquisa sobre o Índice Nacional dos Custos de Transporte (INCT). É um evento bianual com o objetivo de divulgar pesquisas nacionais sobre tarifas, frete, legislação e políticas públicas voltadas para o Transporte Rodoviário de Cargas. Saiba mais: (https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-fevereiro-2024/).