Negócios em Pauta 22/08/2019

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A – Feira do Empreendedor

Os visitantes já podem se inscrever e garantir a presença na Feira do Empreendedor 2019, do Sebrae-SP. Considerada o maior evento de empreendedorismo do País, a feira será realizada de 5 a 8 de outubro, das 10h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no endereço (feiradoempreendedor.sebraesp.com.br). São esperadas 140 mil pessoas nos quatro dias de evento. Ainda estão abertas as últimas vagas para as empresas interessadas em expor na feira. O cadastro também pode ser feito no site do evento e a proposta será analisada pelo Sebrae-SP.

B – Processos Industriais

No dia 3 de setembro, no Hotel Transamerica, a Câmara Brasil Alemanha promove a Conferência Brasil-Alemanha: Tecnologias e Soluções de Processos Industriais. O evento reune experts das indústrias brasileira e alemã para apresentar tecnologias e inovações para as indústrias química, sucroalcooleira, de celulose e para refinarias. Uma delegação de nove fornecedores alemães de tecnologias e soluções virá ao Brasil exclusivamente para participar da Conferência, criando um ambiente repleto de oportunidades para networking de qualidade com empresas inovadoras. Para ter acesso a mais informações sobre o evento e se inscrever, acesse: (https://www.sympla.com.br/conferencia-brasil-alemanha-de-tecnologias-e-solucoes-de-processos-industriais__591698).

C – Empreendedorismo Jovem

Entre os dias 4 e 7 de setembro, mais de 5 mil estudantes universitários de todo o Brasil estarão em Gramado para o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo. A 26ª edição do ENEJ (Encontro Nacional de Empresários Juniores), que contará com workshops, cases, rodas de discussão, minicursos com grandes nomes do mercado e mais de 60 palestrantes. Realizado anualmente pela Brasil Júnior – que representa as empresas juniores nacionalmente-, simboliza o impacto do movimento empresa júnior no País. As empresas juniores são empresas formadas pelos estudantes para aplicarem, na prática, o que estão estudando nas salas de aula. Saiba mais em: (www.brasiljunior.org.br).

D – Programa de Trainees

Estão abertas as inscrições para o Programa Trainees da Alpargatas, que conta com 16 vagas para a cidade de São Paulo. O processo selecionará pessoas que tenham concluído o curso a partir de dezembro de 2016 ou universitários que se formem até dezembro de 2019, dos cursos de Humanas ou Exatas. Possuir inglês fluente e alguma experiência profissional serão diferenciais, assim como outras línguas como o espanhol. O processo seletivo começa com entrevista virtual; em um segundo momento, dinâmicas de grupo online. Na sequência, os candidatos selecionados participarão do Hackaton Alpargatas e, por fim, serão entrevistados presencialmente. Inscrições: (http://www.alpargatas.grupociadetalentos.com.br/).

E – Change The World

A operação brasileira do Santander recebeu um dos maiores reconhecimentos corporativos globais. O banco foi selecionado para o top 10 do ranking Change The World 2019 da revista americana Fortune, que aponta as empresas que colaboram para tornar o mundo um lugar melhor por meio de seus próprios negócios. O Prospera Santander Microfinanças, maior operação privada de microcrédito orientado do Brasil, foi a iniciativa destacada na disputa deste ano. Ao lado do Santander Brasil, figuram nas dez primeiras posições do ranking Qualcomm, Mastercard, BYD, TE Connectivity, Walmart, Centene, Bank of America, Schneider Electric e Terra Cycle. A lista completa é formada por 52 empresas selecionadas.

F – Projetos Inovadores

O mercado de startups cresce progressivamente e quase triplicou de 2017 para cá, passando de 5.147 para 13.008 empresas tecnológicas, segundo a ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Muitos querem diversificar investimentos e participar desse rentável movimento de inovação, mas não têm acesso ao ecossistema restrito, conhecimento necessário ou capital suficiente para aportes de valor elevado, o que torna a oportunidade muito desafiadora para investidores individuais. A Wiztartup democratiza esse universo, ao selecionar projetos de alto potencial e permitir que brasileiros se tornem investidores-anjo com valores mais acessíveis, a partir de R$ 1 mil. Mais informações em (www.wiztartup.com).

G – Programa de Aceleração

A Bauducco, marca do Grupo Pandurata, além de biscoitos e outros produtos forneados, promove a primeira edição de seu programa de aceleração de startups. A empresa traz para dentro de casa empreendedores que desejam desenvolver soluções inovadoras para os desafios da companhia. A iniciativa, realizada em parceria com a Liga Ventures, tem inscrições abertas até 22 de setembro, e busca por iniciativas que trabalham em frentes, como: Supply Chain e Industria, Tecnologia de Alimentos e Embalagens, Inteligência de Mercado, Marketing e Marcas, Excelência em Vendas e Trade Marketing, além de iniciativas voltadas ao negócio de franquias. Para se inscrever acesse o site: (https://bauduccoblab.liga.ventures).

H – Salão Náutico

De 19 a 24 de setembro, São Paulo será a capital náutica da América Latina com a 22ª edição do São Paulo Boat Show. O evento, que será realizado no São Paulo Expo, proporcionará aos visitantes a chance de conhecer de perto os principais lançamentos do setor – como iates, lanchas, motos aquáticas, infláveis, caiaques, motores e equipamentos. Com 8500 km de costa atlântica navegável e mais de 45 mil km de rios, baías e lagos, o Brasil é um dos maiores mercados náuticos do mundo e atrai a atenção das principais marcas internacionais. Por isso, o evento espera superar 30 mil visitantes e a marca de 250 embarcações comercializadas da edição anterior que juntas somaram valor aproximado de R$ 155 milhões. Saiba mais: (http://saopauloboatshow.com.br/).

I – Bússola do Futuro

Voltar para o passado com um bilhete premiado, apostar na loteria, ganhar uma bolada e nunca mais se preocupar com dinheiro na vida (em qualquer lugar do espaço-tempo): ficção científica pura. Não quer dizer, entretanto, que não seja possível “enxergar” o futuro e – por que não? – empreender com base nas tendências. Com base em pesquisas, números e vertentes, o Sebrae/PR lançou o Guia de Tendências para Pequenos Negócios – 2020/2021. São 35 páginas com as apostas de especialistas para os próximos anos, pautadas pela análise de diversos relatórios de empresas internacionais especializadas em estudos de tendências. É gratuito e está disponível para download em (https://app2hml.pr.sebrae.com.br/caderno-tendencias-ngx/home).

J – Realidade Aumentada

Imagine um engenheiro num canteiro de obra fazendo a inspeção da construção e, utilizando óculos de realidade aumentada, ele poder ter acesso a qualquer informação pertinente àquele projeto apenas olhando para a área que precisa obter dados. Parece ficção, mas a solução da Augmensys, empresa austríaca de software, já está disponível no Brasil por meio do Construtivo, companhia de TI com DNA em engenharia. A Voith Digital Ventures, nova divisão da Voith que oferece soluções para a Indústria 4.0, é a parceira para o fornecimento de consultoria para a implementação do sistema. A solução Ubik também permite que o usuário agregue dados ao sistema por meio de comando de voz. Saiba mais em: (www.construtivo.com).