A – Sustentabilidade: fator estratégico aos negócios
Das 213 empresas participantes da edição 2020 da Pesquisa FIA Employee Experience, 75% têm a sustentabilidade como parte estratégica de seus negócios, 47% estabelecem diretrizes, metas e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade a longo prazo e 48% recebem suporte da área de recursos humanos para que os princípios de sustentabilidade sejam difundidos aos empregados. Além disso, 27% têm estruturas e processos produtivos sustentáveis, que estão em conformidade com as normas e padrões de certificações internacionais. Do total de entrevistadas, 36% selecionam seus parceiros a partir dos princípios da sustentabilidade já predefinidos. A sustentabilidade tem sido cada vez mais adotada pelas empresas brasileiras e utilizam os valores como referencial de gestão de seus recursos e pessoas.
B – Contratações à Vista
Empregadores brasileiros relatam planos de contratação moderados para os próximos três meses. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup, a expectativa de contratação para o 3º trimestre de 2021 é de +7%, com redução de 2 pontos percentuais no comparativo trimestral e crescimento de 21 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Dos 750 empresários brasileiros entrevistados, 15% afirmam intenção de contratar, 74% não pretendem alterar o quadro de funcionários, enquanto 8% esperam reduzir e 3% ainda não têm uma resposta definida. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 27 de abril (https://blog.manpowergroup.com.br/).
C – Pequenos Negócios
Pensando em auxiliar os pequenos negócios a impulsionarem seus negócios e venderem mais, o Sebrae/SC, com apoio da RD Station, promove o “Impulso Sebrae”, que será realizado entre os dias 6 e 8 de julho. O evento, totalmente online e gratuito, reunirá palestrantes referências no assunto, cursos, materiais e conteúdos exclusivos aos empresários. Nos três dias de evento, serão abordados assuntos divididos em pilares de embasamento criativo, como posicionamento, estratégia, inovação e criatividade. O formato dos conteúdos será distribuído entre palestras, talks, workshops e painéis. A expectativa é que cerca de 20 mil empresários de pequenos negócios participem do evento. Inscrições e informações: (www.impulsosebrae.com.br).
D – Lojas Virtuais
A Loja Integrada, plataforma de lojas virtuais com mais de 1,95 milhão de lojas já criadas, está de cara nova. A empresa que acaba de apresentar o seu novo posicionamento e identidade visual – mais humana, diversa e brasileira – segue os seus planos de democratização das vendas on-line no Brasil, com investimentos focados na experiência e segurança do usuário. O objetivo do novo recurso é ajudar as lojas a aumentarem a presença das suas marcas no Google e ampliar as vendas por meio da Campanha Inteligente, tecnologia que automatiza os investimentos visando a melhor conversão para o e-commerce. No primeiro trimestre deste ano foram 97.979 lojas criadas na Loja Integrada, uma média de 1.088 por dia. Outras informações: (www.lojaintegrada.com.br).
E – Curso em Ohio
Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas do Latin America Institute of Business, que levará profissionais para uma imersão de duas semanas na Ohio University, uma das mais importantes instituições de ensino de negócios dos Estados Unidos. A formação ocorrerá em julho de 2022 e incluirá certificações internacionais em cursos rápidos ofertados pela universidade. Serão oferecidas bolsas de 30%, 50%, 70% e 100% em cursos como Gestão Estratégica de Marketing, Administração e Liderança, Finanças Corporativas e Gestão de Projetos. Os aprovados participarão de um programa executivo de 64 horas, com aulas de aperfeiçoamento de Inglês para Negócios aperfeiçoando o domínio do idioma a nível profissional e visitas a grandes empresas da região. Mais informações: (https://bit.ly/nLAIOB_OhioUniversity).
F – Seguro de Pessoas
O cenário desafiador diante dos efeitos da pandemia, o avanço do desemprego e a necessidade de acelerar o programa de imunização da população tem despertado no brasileiro a conscientização sobre a necessidade de buscar proteção para si e para a família. Somente em abril, os contratos de planos de seguro de pessoas cresceram 24,3%, chegando a cerca de R$ 4,1 bilhões e superando o alcançado no mesmo mês de 2020, de acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – FenaPrevi. Já o impacto da pandemia resultou em um volume pago de sinistros 116% maior em relação a abril do ano passado, totalizando R$ 1,8 bilhão em indenizações no mês. É mais uma demonstração inequívoca de que a pandemia potencializou a busca por maior proteção”, diz o diretor executivo da FenaPrevi, Carlos De Paula.
G – Comércio Exterior
A Comexport e a Cisa Trading, as duas maiores companhias de importação indireta do Brasil, fecharam um acordo de cooperação estratégica para combinar suas capacidades, gerar sinergias e expandir a oferta de soluções tecnológicas, logísticas, financeiras, operacionais e fiscais para os seus mais de 200 clientes. Em 2021, a estimativa das empresas é movimentar cerca de R$ 18 bilhões em importações. As duas empresas contam com 540 funcionários, sendo mais de 220 da Cisa e cerca de 320 da Comexport. Atualmente, as companhias atendem clientes que atuam em diversos setores da economia, entre eles, o automotivo e transportes em geral, eletroeletrônico, têxtil, farmacêutico, químico, siderúrgico e alimentício. A consolidação deste setor deve-se à tendência para que se ofereçam serviços cada vez mais tecnológicos e que requerem capital intenso.
H – Mulheres Universitárias
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do programa ‘Dn’A Women – Develop and Achieve’, curso gratuito de desenvolvimento pessoal e profissional à estudantes universitárias cisgênero e transgênero. São 80 vagas para mulheres de qualquer lugar do país. O projeto, que teve início em 2019, foi criado em parceria entre os bancos Goldman Sachs, BNP Paribas, Deutsche Bank e Grupo UBS no Brasil com o objetivo de incentivar a diversidade, equidade e liderança das mulheres no mercado financeiro. Para participar do processo seletivo é necessário ter nível intermediário de inglês e estar cursando qualquer universidade, com a graduação prevista entre o final de 2023 e 2024. As inscrições vão até 28 de junho.
Mais informações: (https://www.atsglobe.com/hotsite/dnawomen2021).
I – Espaço de Conveniência
A Casa Bauducco comunica a parceria com o Banco do Brasil e a inauguração de uma loja no prédio localizado na Av. Paulista, 2.163, em São Paulo. Essa é a estratégia da unidade de negócios de produtos forneados artesanais pertencente à Pandurata Alimentos, também dona da Bauducco, que já conta com parcerias relevantes na área empresarial, de saúde (hospitais) e bancária. Os clientes poderão fazer seus pedidos por meio do totem de autoatendimento e encontrar o cardápio tradicional, incluindo fatias doces e salgadas, Pandoro, bebidas quentes e uma linha especial de bebidas proprietárias, os Bauduccinos, preparados à base de leite nas versões fatia de Panettone, fatia de Chocottone®, cookie cioccolato, café com leite, caramelo e morango. O BB já tem estudos para expandir esse tipo de solução para outras praças do Brasil.
J – Congeladas e Resfriadas
A JBS acaba de anunciar, por meio de fato relevante, que sua controlada, a Pilgrim’s Pride, chegou a um acordo para comprar da Kerry Consumer Foods, no Reino Unido e na Irlanda, as empresas Kerry Meats e Kerry Meals por 680 milhões de libras, aproximadamente 952 milhões de USD. A empresa é dona de marcas líderes na região, como Denny, Richmond e Fridge Raiders. A Kerry Meats é líder no Reino Unido na produção de alimentos preparados à base de carne, enquanto a Kerry Meals é líder na produção de refeições prontas congeladas e resfriadas. Além disso, as empresas também possuem produtos plant-based bem-sucedidos com sua marca Naked Glory. Combinadas, as duas empresas tiveram 725 milhões de libras em receita no ano de 2020, com 4500 funcionários (Redação SCI).
K – Mestrado e Doutorado
O Supra-Programa-Plataforma em Rede de Inovação Tecnológica (SPRInT) da USP seleciona candidatos a bolsas de mestrado e doutorado acadêmicos industriais (MAI/DAI). Os bolsistas vão participar do desenvolvimento de projetos em grupos de pesquisa da USP em parceria com empresas. Estão disponíveis seis bolsas de doutorado e uma de mestrado em projetos relacionados aos temas “Teranóstica” (integração de nanociências que unem aplicações diagnósticas e terapêuticas para formar um único agente, como um radiofármaco) e “Bioprocessos” (campo que reúne microrganismo, enzimas e nutrientes visando a produção de compostos bioativos de interesse industrial), que serão implementadas até o início do segundo semestre de 2021. Interessados devem contatar os professores Alcindo Aparecido dos Santos ([email protected]) e Koiti Araki ([email protected]).